KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

hospital gown

Portuguese translation: camisola hospitalar (BR) / bata (PT)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hospital gown
Portuguese translation:camisola hospitalar (BR) / bata (PT)
Entered by: Rafael Mantovani

02:27 Feb 17, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: hospital gown
é a roupa que os pacientes vestem no hospital, gostaria de saber como se chama no brasil

http://en.wikipedia.org/wiki/Hospital_gown

obrigado a quem souber
Rafael Mantovani
Germany
camisola hospitalar
Explanation:
Já ouvi esta terminologia. Se for a roupa do médico, chama-se paramentação médica.
Selected response from:

Heloisa Ferreira
Brazil
Grading comment
obrigado a heloisa, beta e todos que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +12bata
Beta Cummins
3 +6camisola hospitalar
Heloisa Ferreira
5avental (de paciente)/ hospitalar
Regina Boltz
4roupão hospitalar
Mary Palmer
4vestes hospitalar -
Marcos Antonio
3jalecoVepalm


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +6
camisola hospitalar


Explanation:
Já ouvi esta terminologia. Se for a roupa do médico, chama-se paramentação médica.

Heloisa Ferreira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 88
Grading comment
obrigado a heloisa, beta e todos que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vanessa Reboca: camisola hospitalar ou camisola do paciente
6 mins

agree  Michelle Valle
2 hrs

agree  Christina Paiva
3 hrs

agree  Marlene Curtis
6 hrs

agree  Sara Sousa Soares: PT (BR)
8 hrs

agree  Paula S. Cardoso
2 days16 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +12
bata


Explanation:
Suggestion

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2009-02-17 02:53:27 GMT)
--------------------------------------------------

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/00380...

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2009-02-17 02:54:19 GMT)
--------------------------------------------------

"Como se preparar para o exame:

Informe ao médico se estiver grávida. Você deve usar uma bata hospitalar e remover todas as suas jóias e/ou bijuterias".

Beta Cummins
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
5 hrs
  -> Obrigada, Jorge!

agree  Floriana Leary
5 hrs
  -> Obrigada, Floriana!

agree  Teresa Borges
5 hrs
  -> obrigada, Teresa!

agree  Cristiana Veleda
7 hrs
  -> Obrigada, Cristiana!

agree  Isabel Maria Almeida
7 hrs
  -> Obrigada, Isabel!

agree  Maria C Dias: em português de Portugal tenho a certeza que é bata, no Brazil não sei
7 hrs
  -> Em portugues do Brasil, tambem e bata. Obrigada, Marcia!

agree  traidor: Bata hospitalar, embora no quadro hospitalar propriamente dito se diga apenas bata.
8 hrs
  -> De acordo. Obrigada, traidor!

agree  Maria José Tavares
8 hrs
  -> Obrigada, Maria!

agree  Sara Sousa Soares: PT (PT)
8 hrs
  -> Obrigada, Sara!

agree  rhandler
10 hrs
  -> Obrigada, rhandler!

agree  José Henrique Moreira
18 hrs
  -> Obrigada, Jose!

agree  Lucinda Silva
5 days
  -> Obrigada, Lucinda! Bom Domingo!

49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
roupão hospitalar


Explanation:
É conhecido também como "roupão hospitalar" . Veja esses exemplos:


Preparo do procedimento: 1º) paciente tira toda roupa e veste um roupão hospitalar com abertura para trás Enema baritado  Preparo do procedimento: 2º) ...

http://www.scribd.com/doc/7252678/Enema-Baritado



O paciente é instruído a remover toda a roupa, incluindo sapatos e meias e vestir um roupão hospitalar apropriado, com abertura e fitas nas costas. ...

http://www.playmagem.com.br/apostilacontrastados.pdf

Mary Palmer
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
vestes hospitalar -


Explanation:
Sug.

Diria vestes hospitalar que abrangeria todos os tipos de vestes utilizadas pelos pacientes. As vestes podem variar dependendo do tipo de cirurgia

- A hospital gown, also known as a patient gown, exam gown, johnny shirt or johnny gown, is a short-sleeved, thigh-length garment worn by patients in ...
en.wikipedia.org/wiki/Hospital_gown


- O paciente deve ser encaminhado ao Centro Cirúrgico com vestes hospitalares próprias e higienizado. Na entrada da sala de pré-operatório, o paciente deve ...
www.saude.df.gov.br/sites/100/163/00003418.doc

- mobiliário hospitalar. acessórios camas · acessórios gerais .... vestes pressoterapia. vestes pós-cirurgia. abdominais · braços e tronco ...
www.medicalplus-pt.com/ - 186k

- Alibaba - vestido do hospital Fabricante & vestido do hospital Fornecedor de confianca vestido do hospital Manufacturer, Supplier, de confianca vestido do ...
portuguese.alibaba.com/search/hospital-gown-1.html - 72k

- ... devidamente lavadas e passadas, ao invés de ser deixado numa posição deitada ou sentada numa veste hospitalar qualquer, não apenas o paciente irá se ...
www.manole.com.br/livros_ler.php?destino=arquivo_ler&detalh... - 51k -

-

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2009-02-17 14:33:22 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: Veste hospitalar.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 403

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  rhandler: Se vestes é plural, porque "hospitalar" não acompanha? Português não é inglês, aqui os adjetivos vão para o plural, como mostra seu primeiro exemplo.
4 hrs
  -> Correto, Rhandler- Veste hospitalar ou vestes hospitalares.

20 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
avental (de paciente)/ hospitalar


Explanation:
é assim que sempre ouvi falar no Brasil

Example sentence(s):
  • Produto: Avental Cirurgico SMS Bartec GG Lifemed. Produto: Avental Manga Longa C/ Elastico Punho e Botao Gr30. Produto: Avental Paciente S/ Manga Branco ...

    Reference: http://www.zerbinimedical.com.br
Regina Boltz
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 days   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
jaleco


Explanation:
"O jaleco precisa cobrir todo o tronco, até o início do quadril. A sua manga longa..."
"A bata (português europeu) ou jaleco (português brasileiro) é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, ---"
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&http://pt...

"...os equipamentos mais usados, seguidos da luva, do jaleco e da máscara..."
http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/viewA...

Vepalm
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48