KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

upper bronchial passages

Portuguese translation: brônquios/árvore brônquica ou bronquial


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:upper bronchial passages
Portuguese translation:brônquios/árvore brônquica ou bronquial
Entered by: Always Learning

00:20 Dec 30, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Sistema respiratório
English term or phrase: upper bronchial passages
Contexto: tecidos do corpo humano

Frase: ... the ciliated epitelium that lines the upper bronchial passages.

Qual o correspondente em PT do Brasil?
Always Learning
brônquios/árvore brônquica ou bronquial
Explanation:
A Leonor e a Teresa estão certíssimas: "upper bronchial passages" não faz sentido. O epitélio ciliado recobre toda a zona condutora do trato respiratório inferior—da traqueia aos bronquíolos.
Selected response from:

Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
Brazil
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2brônquios/árvore brônquica ou bronquial
Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
4 +1brônquios superiores
Martin Riordan
3brônquios priincipais
Nicole Rodrigues
Summary of reference entries provided
Vias aéreas superiores/vias aéreas inferiores
Teresa Borges

Discussion entries: 1





  

Answers


9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
brônquios superiores


Explanation:
Os "brônquios" (substantivo) são os tubos que levam ar aos pulmões. Se é que se dividem em "upper" e "lower", então "superiores".


    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Br%C3%B4nquio
Martin Riordan
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 191

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
4 hrs

11 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
brônquios priincipais


Explanation:

O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo.

Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares.


Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar.


Example sentence(s):
  • Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo.

    Reference: http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespirator...
    Reference: http://bloganatomiahumana.blogspot.com/2009/06/bronquios.htm...
Nicole Rodrigues
Ireland
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
brônquios/árvore brônquica ou bronquial


Explanation:
A Leonor e a Teresa estão certíssimas: "upper bronchial passages" não faz sentido. O epitélio ciliado recobre toda a zona condutora do trato respiratório inferior—da traqueia aos bronquíolos.

Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 849
Grading comment
Thanks!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  tfaulkner
3 hrs
  -> Obrigado, Tais! Bom ano novo!

agree  Teresa Borges
4 hrs
  -> Obrigado, Teresa! Bom ano novo! :)




Reference comments


9 hrs peer agreement (net): +1
Reference: Vias aéreas superiores/vias aéreas inferiores

Reference information:
As vias aéreas superiores

(..) As vias aéreas superiores são compostas por nariz, boca, faringe e laringe.

Azevedo (2005) refere que as vias aéreas superiores representadas pela região naso-faringo-laringea, funcionam como estabilizadores térmicos aquecendo e humidificando o ar inspirado e representam um importante filtro que retém partículas impedindo-as de atingir a região alveolar constituindo cerca de 50% da resistência respiratória local.

A árvore brônquica

(..) As vias aéreas inferiores são constituídas por traqueia, brônquios e bronquíolos.


    Reference: http://www.citma.pt/Uploads/Cristina_Silva.pdf
Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1128

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
agree  Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
5 hrs
  -> Obrigada, Filippe!