KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

key actors

Portuguese translation: principais intervenientes


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:key actors
Portuguese translation:principais intervenientes
Entered by: Annay Borges

08:10 Sep 9, 2011
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: key actors
Claims-making is a process whereby key actors (e.g. activists, experts, the mass media) define certain acts or situations as undesirable, or as being a "social problem".A social problem does not exist until it has been identified as such.
Annay Borges
principais intervenientes
Explanation:
Diria assim em PT(pt), espero que seja útil...

- policy solutions which lead to changes in individual patterns of consumption and behaviour on the part of all key actors, especially enterprises and citizens.
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:19...
– Adoptar soluções políticas que promovam modificações dos padrões de consumo e comportamento por parte de todos os principais intervenientes, especialmente asempresas e os cidadãos.
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:19...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7principais intervenientes
Teresa Borges
4 +7principais protagonistas
Sheila Gomes
5protagonistas
Genilson Bianchi
4Formadores de Opinião
Lucio Siqueira
4participantes principais
Salvador Scofano and Gry Midttun
3 +1agentes-chave
Andre Damasceno


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
agentes-chave


Explanation:
agentes-chave

Andre Damasceno
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 103

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elizabeth Castaldini: Realmente, o termo jurídico para "actor" no Brasil é "agente". Além disso, o "comprimento" do termo e o grau de simplicidade contam. Porém, estou em dúvido quanto ao hífen. Esse não caiu?
18 hrs

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
principais intervenientes


Explanation:
Diria assim em PT(pt), espero que seja útil...

- policy solutions which lead to changes in individual patterns of consumption and behaviour on the part of all key actors, especially enterprises and citizens.
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:19...
– Adoptar soluções políticas que promovam modificações dos padrões de consumo e comportamento por parte de todos os principais intervenientes, especialmente asempresas e os cidadãos.
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:19...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1128
Grading comment
obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Bettencourt
7 mins
  -> Obrigada, Teresa!

agree  itineuropa
9 mins
  -> Obrigada!

agree  Sílvia Beck
1 hr
  -> Obrigada, Sílvia!

agree  connie leite
2 hrs
  -> Obrigada, Connie!

agree  Mariana Moreira
3 hrs
  -> Obrigada, Mariana!

agree  Leonor Machado
4 hrs
  -> Obrigada, Leonor!

agree  Nina_PT: Sem dúvida, para PT.
1 day 3 hrs
  -> Obrigada, Nina!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
principais protagonistas


Explanation:
sugestão

Sheila Gomes
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rebelo Júnior
1 hr

agree  Katarina Peters
1 hr

agree  silvia367325
2 hrs

agree  felidaevampire: Or the other way around ("protagonistas principais"). :)
2 hrs

agree  Daniel Tavares: Pode até ser apenas "protagonistas"
2 hrs

agree  Leonor Machado
3 hrs

agree  Nina_PT: Prefiro 'protagonistas principais', como sugeriu Felidaevampire. Para a variante BR.
1 day 2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
participantes principais


Explanation:
www.gpfr.unb.br/arquivos/experi_ncia_religiosa_Alston_e_Swinburne.pdfSimilares
Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de AC Portugal - Citado por 1 - Artigos relacionados
dois participantes principais do debate atribuirão probabilidades prévias diferentes para a tese de que Deus existe, com base em diferentes práticas ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1035

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
protagonistas


Explanation:
Devo lembrar aos colegas que "principais protagonistas" constitui redundância de acordo com as normas de Português do Brasil. Sendo assim, bastaria "protagonistas" para definir o significado de "key actors"

Example sentence(s):
  • Os protagonistas anônimos da História: micro-história.
  • Bate-papo com os protagonistas de Malhação, Thaís Melchior e Caio Paduan.

    Reference: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/figuras-de-si...
    Reference: http://www.portugues.com.br/gramatica/ortografia/discorrendo...
Genilson Bianchi
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Formadores de Opinião


Explanation:
No contexto, me parece que Key Actors está mais relacionado a pessoas e entidades formadoras de opinião.

Lucio Siqueira
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4