KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

Fluffy

Portuguese translation: aspecto lanoso


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Fluffy
Portuguese translation:aspecto lanoso
Entered by: alenica

17:07 Feb 2, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: Fluffy
Gostaria de saber como posso traduzir "fluffy" neste contexto: (sobre otite externa causada por Aspergillus)

".......presents with a more insidious ear discharge that is white and fluffy, sometimes with small black spores visible along the ear canal".
alenica
Brazil
aspecto lanoso
Explanation:
Como lã. Quase como algodão, mas não tão "exuberante".
Selected response from:

Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3aspecto lanoso
Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
3 +2mole / fofo / brando/ maleável
Ines Matos
4felpudo OU de aspecto felpudo
João de Andrade / www.trasla.com
3fofo; viscosoAdriana Voicu
3esponjosoxxxsflor


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
fluffy
aspecto lanoso


Explanation:
Como lã. Quase como algodão, mas não tão "exuberante".

Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 849
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
10 mins
  -> Obrigado, Teresa!

agree  xxxLeonor Abeca: Num outro contexto (Rx do tórax) um irmão meu que é médico aconselhou-me "algodonoso"
1 hr
  -> Obrigado, Leonor! Sim, também poderia ser!

agree  itineuropa
6 hrs
  -> Muito obrigado!

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
fluffy
mole / fofo / brando/ maleável


Explanation:
mole / fofo / brando/ maleável

Ines Matos
Spain
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxsflor: Concordo com mole.
55 mins
  -> Obrigada!;)

agree  margalho
1 hr
  -> Obrigada, Margalho!;)

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fluffy
fofo; viscoso


Explanation:
fofo |ô|
adj.
1. Que cede à pressão, mole.
Tratando-se de otite, acho que podemos dizer "viscoso" tambem.
viscoso |ô|
(latim viscosus, -a, -um)
adj.
1. Que tem visco.
2. Que tem consistência mole, semelhante a gelatina. = GELATINOSO, GLUTINOSO

So uma sugestao.


    Reference: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=fofo
    Reference: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=viscoso
Adriana Voicu
Native speaker of: Native in RomanianRomanian

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fluffy
esponjoso


Explanation:
É mais uma sugestão.
Presumo que se esteja a falar de um líquido branco e meio esponjoso que sai do ouvido...

xxxsflor
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 92

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fluffy
felpudo OU de aspecto felpudo


Explanation:



Andei pesquisando... Creio que o texto descreve os micélios fúngicos. Colônias de fungos semelhantes a pedacinos desprendidosde algodão; lã.

O adjetivo que considero mais apropriado aqui é felpudo.

felpudo
que tem felpa(s)*; recoberto de felpa(s); felpado, felpo, peludo

*felpa: tecido felpudo de lã ou algodão, à semelhança da pelagem animal
Fonte: Dicionário Houaiss



Typically fluffy and white to off-white discharge, but may be black, gray, bluish-green or yellow; small black or white conidiophores on white hyphae associated with Aspergillus.
http://www.aafp.org/afp/2001/0301/p927.html


„Na otoscopia visualizam-se facilmente os micélios fúngicos, que podem ter coloração esbranquiçada, acinzentada, esverdeada ou preta. Há hiperemia e edema pouco pronunciados, mas os restos epiteliais inerentes à existência da infecção podem causar dificuldade de visualização.“
http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=...


http://www.sbfito.com.br/congresso/ativo/anais.pdf

http://www.pacienteipo.com.br/janelas/doencas/dc-Otomicose.h...


João de Andrade / www.trasla.com
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 73