KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

circadian body rhythms

Portuguese translation: ritmos biológicos circadianos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:circadian body rhythms
Portuguese translation:ritmos biológicos circadianos
Entered by: Cintia Galbo

20:32 Nov 21, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general)
English term or phrase: circadian body rhythms
Various endogenous circadian body rhythms appear to be regulated by an internal pacemaker, the suprachiasmatic nucleus. Jet lag disorder is a temporary desynchronisation between endogenous body rhythms and exogenous environmental rhythms.

Seria "ritmos biológicos circadianos"? Obrigada desde já.
Cintia Galbo
ritmos biológicos circadianos
Explanation:
Sim, é isso mesmo. Veja as referencias abaixo:

http://books.google.com.br/books?id=6j0J9NhrydYC&pg=PA200&lp...

http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisa/?sort=-data_inicio&q="Ri...

http://portal.fiocruz.br/pt-br/search/site/publicado por ain...

Selected response from:

MedTrans&More
United Kingdom
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2ritmos biológicos circadianos
MedTrans&More
4 +2biorritmos circadianos
Teresa Borges
4ritmos circadianos corporais
elcioebel
4ritmos circadianos do corpo
Salvador Scofano and Gry Midttun


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ritmos circadianos do corpo


Explanation:
books.google.com.br/books?isbn=8580550939
Tanya Renner, ‎Joe Morrissey, ‎Lynda Mae - 2012
... RITMOS CIRCADIANOS A alternância entre estados despertos e adormecidos é um exemplo dos ritmos circadianos do corpo. Os ritmos circadianos (do latim ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1035

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
ritmos biológicos circadianos


Explanation:
Sim, é isso mesmo. Veja as referencias abaixo:

http://books.google.com.br/books?id=6j0J9NhrydYC&pg=PA200&lp...

http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisa/?sort=-data_inicio&q="Ri...

http://portal.fiocruz.br/pt-br/search/site/publicado por ain...



MedTrans&More
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 86
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis: Perfeito!
0 min

agree  imatahan
2 days18 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ritmos circadianos corporais


Explanation:
Sugestão.

elcioebel
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 112

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
biorritmos circadianos


Explanation:
Em PT(pt), diria assim...

Estes sintomas traduzem, «a alteração dos padrões de sono e de outros biorritmos circadianos (relógio biológico interno do organismo) provocada pela passagem por muitos fusos horários num curto período de tempo», refere o Centro de Investigação em Saúde Comunitária (CISCOS)
http://saude.sapo.pt/guia-do-viajante/artigos-gerais/jet-lag...

Uma boa hidratação pode ainda ajudar a minimizar os efeitos do jet lag (alteração dos padrões de sono e de outros biorritmos circadianos (relógio biológico interno do organismo) causada pela passagem por muitos fusos horários num curto espaço de tempo).
http://www.aqualeve.com.br/index.php?option=com_content&view...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
5 hrs
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Fatima Noronha
1 day11 hrs
  -> Obrigada, Fátima!