KudoZ home » English to Portuguese » Medical (general)

carer

Portuguese translation: Cuidador


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:carer
Portuguese translation:Cuidador
Entered by: Cecilia Bartalotti

00:21 Mar 3, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: carer
Nos hospitais há os profissionais de saúde (médicos e enfermeiras) e os"carers".

Carers is used to mean informal carers (i.e. family members or friends who are unpaid) and paid care givers such as home helps, care assistants etc. who provide help and support.

Que palavra utilizamos no português para este termo, neste contexto?

Obrigada desde já.
xxxCarolina B
Cuidador
Explanation:
Este termo é muito usado na área médica e na área de educação, pelo menos no Brasil. Veja os exemplos abaixo:

"QUEM É O CUIDADOR?
Devido as internações hospitalares serem menos freqüentes e mais curtas, a sobrevida com doenças crônicas ser maior e a longevidade ser um fato, cada vez mais pessoas tomam conta de familiares em suas casas.
Essas, de repente, se vêem desempenhando funções que nunca tiveram antes, como administração de medicamentos, cuidados de higiene corporal, elaboração de dietas especiais, e não raro, desempenhar atividades de enfermagem.
O familiar ou amigo que tem essa função é um cuidador."
(http://www.daycare.com.br/cuidador/o_que_e_cuidador.shtml) Este site é inteiro sobre "cuidadores".

"O cuidador na ação de cuidar na enfermagem oncológica: uma perspectiva orientada sob o enfoque de Alfred Schütz." (Tese de doutorado em enfermagem)
(http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-11122...



--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-03 13:37:04 (GMT)
--------------------------------------------------

Outros exemplos:
\"A aliança entre a equipe multidisciplinar e o paciente/família, proporciona condições necessárias para o atendimento de suas necessidades nesta fase, no seu local de preferência. A identificação do cuidador domiciliar e execução de programa de treinamento facilitam a permanência do paciente em casa se for de seu desejo, além de cuidados específicos realizados pelo cuidador que é a pessoa mais significante para o paciente.\"
(http://www.hcanc.org.br/outrasinfs/ensaios/ped7.html) Site do Hospital do Câncer

Na área de educação infantil:
\"Em crianças precoces há uma sucessão de eventos que ocorrem depois de abandonadas denominado de Reação de Abandono ou, por outros autores de Reação de Aflição prolongada, que é específica das situações onde falta a figura materna ou de um cuidador afetivamente adequado e se caracteriza por:\"
(http://www.psiqweb.med.br/infantil/adoc.html)
Selected response from:

Cecilia Bartalotti
Brazil
Grading comment
Por mais estranho que me soe, confirmei com profissionais da área o uso de "cuidador". Obrigada a todos. As outras sugestões também foram úteis :-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7Acompanhantesrhandler
5 +1Cuidador
Cecilia Bartalotti
5 +1voluntários
lenapires
5englishA/C Raynsa Galvao
5ajudantes de saúde
Paulo Celestino Guimaraes
4auxiliares de saúdeAntónio Ribeiro


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
Acompanhantes


Explanation:
Este é o termo usado, em português do Brasil, pelo menos.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-03 00:38:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Eis como o Houaiss define \"acompanhante\":

n adjetivo e substantivo de dois gêneros
1.1 Regionalismo: Brasil.
que ou quem acompanha, assiste e protege doente, idoso, menor, incapaz etc.

Mas parece que em Portugal também se usa, pelos exemplos a seguir:

Acompanhamento de doente internado - [ Translate this page ]
... Cada doente internado pode ter um acompanhante. Existe um regulamento do acompanhante do doente internado que lhe é facultado nos Serviços de Internamento. ...
www.helvas.min-saude.pt/Acompdoentint.htm

Comparticipação nas despesas de saúde
... A comparticipação nas despesas de acompanhante do doente depende de declaração médica que indique que por razões de idade (jovem ou avançada) ou pela ...
www.acreditar.rcts.pt/ port/leg_comparticip_despesas.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-03 00:50:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Se podem ser pessoas da família ou amigos, a tradução usual é ACOMPANHANTE, que também serve para acompanhantes pagos.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
5 hrs
  -> Obrigado, Jorge

agree  Marcelo Fogaccia
11 hrs
  -> Obrigado, Marcelo

agree  Karin Usher
12 hrs
  -> Thank you, Karin

agree  karina koguta
12 hrs
  -> Obrigado, karina

agree  vertebem
16 hrs
  -> Obrigado, conceição

agree  Claudio Mazotti
1 day4 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

agree  Roberto Cavalcanti
1 day19 hrs
  -> Obrigado, Roberto

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
ajudantes de saúde


Explanation:
Ajudantes de saúde que prestam serviços de saúde informais.
Veja em :
http://www.cmse.gov.pt/Folhas_Informativas/mse2/actividades....

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2004-03-03 00:44:08 GMT)
--------------------------------------------------

actividade/função de Ajudantes de Saúde foi criada pelo Protocolo entre a Direcção Geral de Saúde (DGS) e o IEFP, publicado no Diário da República II Série, nº 174 de 29/7/96. Esta actividade tem características inovadoras, promovendo a formação prévia específica de prestadores de cuidados informais e visa colaborar, a nível local, na promoção da saúde, na prevenção da doença e da dependência e no acompanhamento no domicílio, prioritariamente de pessoas idosas, doentes ou convalescentes. Os Ajudantes de Saúde complementam ou substituem o convivente no domicílio, quando este não pode, ou já não pode, prestar cuidados ou, porventura, não existe, sob coordenação e supervisão do pessoal técnico de saúde ligado aos Centros de Saúde.


    Reference: http://www.cmse.gov.pt/Folhas_Informativas/mse2/actividades....
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
auxiliares de saúde


Explanation:
Outra sugestão.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 145

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
voluntários


Explanation:
Em Portugal é este o termo mais utilizado.

Voz Portucalense - Última Página
Formação contínua de voluntários Contrastes Tive oportunidade de participar
recentenente numa acção de formação de voluntários hospitalares. ...
www.voz-portucalense.pt/23maio/ultima.htm - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] Quarta 1 9h00 Missa em Pero Moniz
Formato de arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... Santa Catarina - C. da Rainha) – D. Manuel Clemente 12 – 17h – Encerramento
do I Encontro de Formação para Voluntários Hospitalares, Casa Sacerdotal ...
www.patriarcado-lisboa.pt/vidacatolica/ vcnum13/agendajan-abr.doc - Páginas Semelhantes

NG - 19/09/01 - Escaparate - Roteiro - Jornadas Pedagógicas
... Os destinatários são os voluntários hospitalares, o voluntariado social,
os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha ea comunidade em geral. ...
www.novaguarda.pt/190901/e_rot1.htm - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes



lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann: penso que se chama realmente assim em Portugal O:)
1 day10 hrs

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Cuidador


Explanation:
Este termo é muito usado na área médica e na área de educação, pelo menos no Brasil. Veja os exemplos abaixo:

"QUEM É O CUIDADOR?
Devido as internações hospitalares serem menos freqüentes e mais curtas, a sobrevida com doenças crônicas ser maior e a longevidade ser um fato, cada vez mais pessoas tomam conta de familiares em suas casas.
Essas, de repente, se vêem desempenhando funções que nunca tiveram antes, como administração de medicamentos, cuidados de higiene corporal, elaboração de dietas especiais, e não raro, desempenhar atividades de enfermagem.
O familiar ou amigo que tem essa função é um cuidador."
(http://www.daycare.com.br/cuidador/o_que_e_cuidador.shtml) Este site é inteiro sobre "cuidadores".

"O cuidador na ação de cuidar na enfermagem oncológica: uma perspectiva orientada sob o enfoque de Alfred Schütz." (Tese de doutorado em enfermagem)
(http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-11122...



--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-03 13:37:04 (GMT)
--------------------------------------------------

Outros exemplos:
\"A aliança entre a equipe multidisciplinar e o paciente/família, proporciona condições necessárias para o atendimento de suas necessidades nesta fase, no seu local de preferência. A identificação do cuidador domiciliar e execução de programa de treinamento facilitam a permanência do paciente em casa se for de seu desejo, além de cuidados específicos realizados pelo cuidador que é a pessoa mais significante para o paciente.\"
(http://www.hcanc.org.br/outrasinfs/ensaios/ped7.html) Site do Hospital do Câncer

Na área de educação infantil:
\"Em crianças precoces há uma sucessão de eventos que ocorrem depois de abandonadas denominado de Reação de Abandono ou, por outros autores de Reação de Aflição prolongada, que é específica das situações onde falta a figura materna ou de um cuidador afetivamente adequado e se caracteriza por:\"
(http://www.psiqweb.med.br/infantil/adoc.html)


Cecilia Bartalotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Por mais estranho que me soe, confirmei com profissionais da área o uso de "cuidador". Obrigada a todos. As outras sugestões também foram úteis :-)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lsantos: É o que conheço também. No site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) pode ser encontrado o termo.
5 days
  -> obrigada :)

540 days   confidence: Answerer confidence 5/5
caregiver
english


Explanation:
cuidador.

A/C Raynsa Galvao
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese