KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

informed consent

Portuguese translation: consentimento informado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:informed consent
Portuguese translation:consentimento informado

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
15:54 Nov 28, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care
Additional field(s): Law (general), Medical (general)
English term or phrase: informed consent
Definition from US Food and Drug Administration:
The process of obtaining a patient's permission for a procedure after the patient and doctor have discussed the risks, benefits, and alternatives of the procedure and the patient understands them.

Example sentence(s):
  • As long as the patient is mentally and physically able to make his or her own decisions, medical care cannot begin unless the patient gives informed consent. American Cancer Society
  • Prior to surgery, your child's physician will give you a careful explanation of what procedure will be performed and the risks involved. You will be asked to sign an informed consent form which states in detail that you understand the risks and benefits of your child's surgery. Morgan Stanley Children's Hospital of New York
  • To give informed consent to all procedures and treatment to be rendered, and to have questions answered; and to refuse and/or to discontinue procedures and treatment and to be informed of the consequences of such a decision. Washington Adventist Hospital
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

consentimento informado
Definition:
Atualmente, a definição mais aceita de consentimento informado é a de que consiste num processo no qual a pessoa recebe uma explicação minuciosa sobre o procedimento, compreende a informação, atua voluntariamente, é capaz para agir e, finalmente, consente ou não com a sua participação.
Selected response from:

Mariza Conde (MD, PhD)
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +16consentimento informado
Mariza Conde (MD, PhD)
5 +1consentimento informado
Vasco DUARTE-PACHECO
5 +1consentimento informado
Madalena Ribeiro
5 +1Consentimento informado
amaciel
4 +1consentimento informado
Edimilson Ferreira


Discussion entries: 2





  

Translations offered


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +16
consentimento informado


Definition from José Roberto Goldim :
Atualmente, a definição mais aceita de consentimento informado é a de que consiste num processo no qual a pessoa recebe uma explicação minuciosa sobre o procedimento, compreende a informação, atua voluntariamente, é capaz para agir e, finalmente, consente ou não com a sua participação.

Example sentence(s):
  • O consentimento informado é um elemento característico do atual exercício da medicina, não é apenas uma doutrina legal, mas um direito moral dos pacientes ... - Goldim  
  • TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. Pelo presente instrumento, declaro que fui suficientemente esclarecido (a) pelo (a) médico (a) (nome completo do médico) ... - Associação Médica de minas Gerais  
Mariza Conde (MD, PhD)
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Fernanda Rocha
5 mins
  -> Obrigada, Fernanda.

Yes  Catarina Maia
7 mins
  -> Obrigada, Catarina.

Yes  Teresa Borges
9 mins
  -> Obrigada, Teresa.

Yes  Maria Filipe
15 mins
  -> Obrigada, Maria.

Yes  Maria C Dias
22 mins
  -> Obrigada, Maria.

Yes  Ana Mafalda Costa
50 mins
  -> Obrigada, Ana.

Yes  xxxLumen
1 hr
  -> Obrigada, Lumen.

Yes  Lúcia Leitão
1 hr
  -> Obrigada, Lúcia.

Yes  Rafael: Termo de consentimento informado e/ou esclarecido!
2 hrs
  -> Obrigada, Karlh.

Yes  rhandler
2 hrs
  -> Obrigada, Rhandler.

Yes  Mariana Moreira
2 hrs
  -> Obrigada, Mariana.

Yes  Joon Oh
2 hrs
  -> Obrigada, Joon.

Yes  Sonia Heidemann
3 hrs
  -> Obrigada, Sonia.

Yes  Mrs Wood
6 hrs
  -> Obrigada, Mrs Wood.

Yes  Bruno Parga: Eu acredito que "esclarecido" se encaixe melhor no sentido do termo, mas infelizmente "informado" já se estabeleceu como a tradução "padrão".
2 days2 hrs
  -> Obrigada, Bruno.

Yes  Lidia Saragaço
3 days22 hrs

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
consentimento informado


Definition from http://www.portalmedico.org.br/revista/b:
O consentimento informado é uma condição indispensável da relação médico-paciente e da pesquisa com seres humanos. Trata-se de uma decisão voluntária, realizada por uma pessoa autônoma e capaz, tomada após um processo informativo e deliberativo, visando à aceitação de um tratamento específico ou experimentação, sabendo da natureza do mesmo, das suas conseqüências e dos seus riscos (2).
in "O Consentimento Informado nos Comitês de Ética em Pesquisa e na Prática Médica:
Conceituação, Origens e Atualidade", Joaquim Clotet

Example sentence(s):
  • O consentimento informado é na sua essência um problema ético da pessoa humana como cidadão semelhante e diferente dos outros e em constante interacção gregária. Carlos de Melo Dias in Dossier Sinais Vitais - http://feridas.forumenfermagem.org/?p=12  
  • O consentimento é uma escolha voluntária, advinda desta reflexão baseada, além do conhecimento, em valores próprios. - http://www.aidsportugal.org/article.php?  
  • A norma principal é a do consentimento informado, ainda tão mal compreendida entre nós e tantas vezes considerada como intromissão indevida do direito e dos tribunais na prática profissional dos médicos. - http://www.danielserrao.com/gca/index.ph  

Explanation:
O consentimento informado é determinante para garantir a qualidade dos cuidados de saúde.
Madalena Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Sonia Heidemann
3 hrs
  -> Obrigada, Sonia

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
consentimento informado


Definition from Jus Navigandi:
O consentimento informado é um processo de informação que atinge seu final com a concordância – documentada, se possível com duas testemunhas - do paciente com o tratamento, se for o caso, que lhe está sendo ministrado.

Example sentence(s):
  • O consentimento informado constitui direito do paciente de participar de toda e qualquer decisão sobre tratamento que possa afetar sua integridade psicofísica, devendo ser alertado pelo médico dos riscos e benefícios das alternativas envolvidas, sendo manifestação do reconhecimento de que o ser humano é capaz de escolher o melhor si sob o prisma da igualdade de direitos e oportunidades. - Jus Navigandi  
  • A não-obtenção do consentimento informado prévio ao ato médico constitui fundamento suficiente para eventual indenização? Essas são algumas das questões que pretendemos esclarecer. - Jus Navigandi  
  • O consentimento informado , ou informed consent, também chamado de consentimento livre e esclarecido (Resolução no 196/96 do Conselho Nacional de Saúde), é termo cada vez mais utilizado na assistência à saúde em geral e na pesquisa biomédica. - Portal Médico  
Edimilson Ferreira
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Sonia Heidemann
3 hrs

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
consentimento informado


Definition from wikipédia:
O consentimento informado é um elemento necessário ao atual exercício da medicina, como um direito do paciente e um dever moral e legal do médico. Pois sendo o paciente dono de seu próprio interesse, para decidir se prefere manter-se no estado de saúde em que se apresenta ou submeter-se a um tratamento relativamente perigoso, deve ser devidamente esclarecido pelo profissional que o atende.

O consentimento informado representa uma manifestação expressa da autonomia da vontade do paciente, ou seja, é recomendável que seja por escrito para evitar-se maiores discussões sobre se o consentimento foi ou não dado e se foi de modo suficiente ou não.

Example sentence(s):
  • consentimento informado, poderão ter a surpresa de ver ...... Consentimento Informado destinado aos profissionais de. saúde dos H.U.C. ... - lexmedicinae.org  
  • O enquadramento e a fundamentação ética, deontológica e jurídica do consentimento informado que. se apresentam, suportam o enunciado de ... - ordemenfermeiros.pt  
  • É por esta razão e por muitas vezes nos solicitarem a apreciação de declarações de consentimento informado que se justifica este pequeno escrito. ... - Ordem dos Médicos  

Explanation:
O Consentimento Informado na Relação Médico-Paciente - Estudo de Direito Civil
André Gonçalo Dias Pereira
Editora: Coimbra Editora
Tema: Direito Civil
Ano: 2004
Tipo de capa: Brochada
ISBN 9789723212471 | 699 págs.
Peso: 0.965 Kg

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CONSAGRAÇÃO DO DIREITO AO CONSENTIMENTO INFORMADO

Capítulo I - A Construção da Doutrina do Consentimento Informado
Capítulo II - Fontes Internacionais e Europeias do Direito Biomédico
Capítulo III - O Consentimento Informado no Direito Português

PARTE II - ESTRUTURA DOGMÁTICA DO CONSENTIMENTO INFORMADO
Vasco DUARTE-PACHECO
France
Native speaker of: Portuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Sonia Heidemann
3 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Consentimento informado


Definition from own experience or research:
Declaração em que o doente aceita sujeitar-se a algum estudo ou tratamento, tendo sido informado das condições e eventuais consequências.

Example sentence(s):
  • CONSENTIMENTO INFORMADO Estamos a solicitar a sua participação no estudo “Impacto do tratamento no doente oncológico e sua família”. Gostaríamos de saber se aceita colaborar neste estudo respondendo a algumas questões. A sua participação é muito importante, para sabermos o que sente e pensa acerca desta doença e seu tratamento As suas informações são estritamente confidenciais pois os resultados serão codificados e utilizadas apenas neste estudo. Esta participação será voluntária , pelo que poderá interrompêla a qualquer momento. Data - Universidade do Minho  
amaciel
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Sonia Heidemann
2 hrs
  -> Obrigada, Sonia




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License