KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

antiport

Portuguese translation: antiportar/antiporte

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:antiport
Portuguese translation:antiportar/antiporte
Entered by: Carla Lopes

15:16 Dec 26, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Medical: Health Care / Anatomia / Fisiologia
English term or phrase: antiport
Só tenho o termo solto num módulo de formação sobre anatomia e fisiologia do corpo humano...
Carla Lopes
Portugal
antiportar
Explanation:
Ver Dicionário Médico Stedman

Antiport=antiportar: transporte acoplado de duas moléculas ou fons diferentes através de uma membrana em direções opostas por um mecanismo transportador comum (antiportador)

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2016-12-26 15:32:36 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também:

2. Transporte epitelial – Revisão sobre mecanismos de transporte:
difusão simples, transporte medidado e transporte activo; co-transporte, (importador) contra-transporte (antiportador), uni portador; electrogénico ou neutro.
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3158/2/bioquimica_m...

A existência de outros transportadores contribuindo para o fluxo de protões também não pode ser descartada. Especificamente o antiportador de sódio-protões (NHE – sodium-proton exchanger), que importa iões sódio à custa da saída de um protão a favor do seu gradiente electroquímico. Este transportador faria
desta forma a ligação directa entre os fluxos de protões, que se sabem ser essenciais à regeneração, e as correntes de entrada de sódio observadas durante a regeneração.
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1424/1/20546_ulfc08...

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2016-12-26 15:47:24 GMT)
--------------------------------------------------

Corrigindo: fons -> íons
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2antiportar
Teresa Borges
4contratransporte
Matheus Chaud


Discussion entries: 4





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
antiportar


Explanation:
Ver Dicionário Médico Stedman

Antiport=antiportar: transporte acoplado de duas moléculas ou fons diferentes através de uma membrana em direções opostas por um mecanismo transportador comum (antiportador)

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2016-12-26 15:32:36 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também:

2. Transporte epitelial – Revisão sobre mecanismos de transporte:
difusão simples, transporte medidado e transporte activo; co-transporte, (importador) contra-transporte (antiportador), uni portador; electrogénico ou neutro.
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3158/2/bioquimica_m...

A existência de outros transportadores contribuindo para o fluxo de protões também não pode ser descartada. Especificamente o antiportador de sódio-protões (NHE – sodium-proton exchanger), que importa iões sódio à custa da saída de um protão a favor do seu gradiente electroquímico. Este transportador faria
desta forma a ligação directa entre os fluxos de protões, que se sabem ser essenciais à regeneração, e as correntes de entrada de sódio observadas durante a regeneração.
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1424/1/20546_ulfc08...

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2016-12-26 15:47:24 GMT)
--------------------------------------------------

Corrigindo: fons -> íons

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 99
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
44 mins
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Ana Ribeiro Olson
1 day 9 hrs
  -> Obrigada, Ana!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
contratransporte


Explanation:
http://www.odiamax.com/download/Mqpi9uK2Mqs/TRANSPORTE A TRA...
Transporte activo secundário:
cotransporte (simporte)
contratransporte (antiporte)


www.slideshare.net/naiellyrodrigues/biologia-celular-117103...
...as que transferem dois tipos de soluto em sentidos contrários, processo denominado contratransporte (antiport)

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36