KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

seeking catheter

Portuguese translation: cateter de sondagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:seeking catheter
Portuguese translation:cateter de sondagem
Entered by: Ana Mafalda Costa

02:03 Dec 2, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: seeking catheter
"Advance the seeking catheter over the wire guide,..."

Trata-se da descrição de um conjunto de gastrojejunostomia.

Agradeço as vossas sugestões.
Ana Mafalda Costa
Portugal
cateter de sondagem
Explanation:
ENFERMAGEM-VIRTUAL
A presença do cateter de sondagem vesical na uretra remove os mecanismos de defesa .... As vacinas contra a gripe disponíveis em Portugal são inactivadas ...
enfermagem-virtual.blogspot.com/ - Em cache
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5sonda ou cateter (depende do caso)
Andre Damasceno
4sonda catéterMarlene Curtis
4cateter de sondagem
Salvador Scofano and Gry Midttun
3catéter sonda
Paulo Roberto


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
sonda ou cateter (depende do caso)


Explanation:
Cateter e sonda é a mesma coisa,mas o termo "sonda" é mais utilizado quando o cateter é introduzido por um orifício corpóreo natural,como sonda nasogástrica e sonda vesical.
É um tubo fino, feito de borracha macia e flexível, usado para alimentar o paciente e introduzir os medicamentos necessários ao tratamento médico.

http://www.medsonda.com.br/img_sondas/so


Já o termo cateter é mais utilizado na introdução de vasos e arterias,como na hemodinâmica...que é colocado um cateter atraves da arteria femural,e vai ate o coração.

http://medicina2.med.up.pt/cefa/7111.jpg

Veja essas duas imagens acima que vc vai entender.

--------------------------------------------------
Note added at 5 horas (2010-12-02 07:16:48 GMT)
--------------------------------------------------

A primeira imagem (da sonda) não está mais abrindo. Outro exemplo aqui: http://www.inca.gov.br/publicacoes/sondaalimentar.pdf

Andre Damasceno
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cateter de sondagem


Explanation:
ENFERMAGEM-VIRTUAL
A presença do cateter de sondagem vesical na uretra remove os mecanismos de defesa .... As vacinas contra a gripe disponíveis em Portugal são inactivadas ...
enfermagem-virtual.blogspot.com/ - Em cache

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 304
Grading comment
Obrigada!

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sonda catéter


Explanation:
http://www.google.com/#sclient=psy&hl=en&q=sonda-cáteter &bt...

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2010-12-02 02:14:12 GMT)
--------------------------------------------------

onda Cateter Nasal Mais Detalhes - 10:13pm - [ Translate this page ]
O produto médico possui os seguintes modelos: Sonda cateter nasal para oxigênio NR 04 (3F. 34 cm) Sonda cateter nasal para oxigênio NR 05 (3F. ...
www.camplast.net.br/crbst_22.html - Cached
Sonda Cateter Nasal - [ Translate this page ]

Descrição: Sonda cateter nasal para oxigênio estéril e atóxica. O produto ...
www.camplast.net.br/crbst_16.html -

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2010-12-02 11:32:20 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cateter

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 292