olive cannula

Portuguese translation: cânula olive / com oliva

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:olive cannula
Portuguese translation:cânula olive / com oliva
Entered by: Elisabete Cunha

15:15 Jul 18, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments / Vein graft
English term or phrase: olive cannula
Post harvesting, cannulate the vein with the olive cannula and tie with a suture knot.
Elisabete Cunha
Portugal
cânula com oliva
Explanation:
Veja referência na página 352 do documento abaixo referenciado. Item no. 746001.

--------------------------------------------------
Note added at 40 mins (2018-07-18 15:56:03 GMT)
--------------------------------------------------

oliva: Pequena saliência na extremidade de um tubo para melhor fixar sua tampa. (Aulete)

PS: Não encontrei tal significado no Priberam, o que me leva a crer que "oliva" seja apenas de uso corrente no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2018-07-18 15:58:24 GMT)
--------------------------------------------------

Tradução alternativa: cânula de oliva
http://www.graftsolutions.com/images/Handling_PR.pdf
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
Obrigada a todos os colegas. Acabei por optar manter o inglês, ou seja, cânula olive, pois encontrei um documento específico sobre cânulas onde o termo não era traduzido. No entanto, o documento que o colega apresenta para "cânula com oliva" também me parece bastante credível, por isso vou manter as duas opções no glossário.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2cânula com oliva
Oliveira Simões
4Canula de oliva
Leticia Nakatsukasa


Discussion entries: 4





  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cânula com oliva


Explanation:
Veja referência na página 352 do documento abaixo referenciado. Item no. 746001.

--------------------------------------------------
Note added at 40 mins (2018-07-18 15:56:03 GMT)
--------------------------------------------------

oliva: Pequena saliência na extremidade de um tubo para melhor fixar sua tampa. (Aulete)

PS: Não encontrei tal significado no Priberam, o que me leva a crer que "oliva" seja apenas de uso corrente no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2018-07-18 15:58:24 GMT)
--------------------------------------------------

Tradução alternativa: cânula de oliva
http://www.graftsolutions.com/images/Handling_PR.pdf

Example sentence(s):
  • Cânula, com oliva, curvada, LUER-Lock

    https://www.karlstorz.com/cps/rde/xbcr/karlstorz_assets/ASSETS/3383129.pdf
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos os colegas. Acabei por optar manter o inglês, ou seja, cânula olive, pois encontrei um documento específico sobre cânulas onde o termo não era traduzido. No entanto, o documento que o colega apresenta para "cânula com oliva" também me parece bastante credível, por isso vou manter as duas opções no glossário.
Notes to answerer
Asker: Obrigada!

Asker: Encontrei também este documento: http://www.medone.com/pdf/brochure2015_porto.pdf


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
1 hr
  -> Obrigado, Claudio.

agree  Paulo Gasques
11 hrs
  -> Obrigado, Paulo.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Canula de oliva


Explanation:
A cânula de oliva é um tipo de cânula com a ponta redonda para evitar perfurações, pode ser referida como cânula com capsula oliva também e ela pode ser curva ou reta.

Leticia Nakatsukasa
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search