health outcome

Portuguese translation: resultado ou desfecho em saúde

English term or phrase:health outcome
Portuguese translation:resultado ou desfecho em saúde
Entered by: Catia Franco de Santana

14:06 Mar 8, 2018
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2018-03-11 15:54:08 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / Epidemiologia
English term or phrase: health outcome
"The odds ratio is the ratio of the odds of the health outcome or disease in the exposed, relative to the odds of the disease of health outcome in the none exposed or less exposed group."

Neste contexto, o que significaria "Health outcome"? Não consegui encontrar a definição do termo e estou perdida.
É para a legenda de um vídeo.
Obrigada!
Viviam Oliveira
Brazil
resultados ou desfechos em saúde
Explanation:
No contexto de estudos clínicos, é a tradução utilizada:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237...

--------------------------------------------------
Note added at 10 minutos (2018-03-08 14:17:57 GMT)
--------------------------------------------------

De acordo com a definição do Dicionário de Avaliação de Tecnologias em Saúde do INCT:
Desfecho em saúde (Outcome): Todas as possíveis mudanças de estado de saúde que podem ocorrer para uma população definida ou que podem estar associadas a determinada intervenção em saúde (medicação,procedimento, programa, etc). Elas incluem mudanças na duração ou na qualidade de vida como resultado da detecção ou tratamento da doença quando ela está presente.

http://www.iats.com.br/dicionario.pdf
Selected response from:

Catia Franco de Santana
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3resultados ou desfechos em saúde
Catia Franco de Santana
4efeitos na saúde
Ana Costa


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
efeitos na saúde


Explanation:
.

Ana Costa
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
resultados ou desfechos em saúde


Explanation:
No contexto de estudos clínicos, é a tradução utilizada:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237...

--------------------------------------------------
Note added at 10 minutos (2018-03-08 14:17:57 GMT)
--------------------------------------------------

De acordo com a definição do Dicionário de Avaliação de Tecnologias em Saúde do INCT:
Desfecho em saúde (Outcome): Todas as possíveis mudanças de estado de saúde que podem ocorrer para uma população definida ou que podem estar associadas a determinada intervenção em saúde (medicação,procedimento, programa, etc). Elas incluem mudanças na duração ou na qualidade de vida como resultado da detecção ou tratamento da doença quando ela está presente.

http://www.iats.com.br/dicionario.pdf

Catia Franco de Santana
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rafael Sousa Brazlate
0 min
  -> Obrigada, Rafael

agree  Giovanna Ramalho
8 mins
  -> Obrigada, Giovanna!

agree  Paulo Gasques
13 hrs
  -> Obrigada, Paulo!