units packed RBCs

Portuguese translation: bolsas de hemácias

English term or phrase:units packed RBCs
Portuguese translation:bolsas de hemácias
Entered by: Andre Damasceno

14:57 Apr 29, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals
English term or phrase: units packed RBCs
Symptoms AND No transfusion indicated
Symptoms AND Transfusion of ≤ 2 units packed RBCs indicated
Andre Damasceno
Brazil
bolsas de hemácias
Explanation:
Que podem ser de sangue total ou concentrado.
Selected response from:

Abner Dmitruk
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3bolsas de hemácias
Abner Dmitruk
3 +3unidades de concentrados eritrocitários (ou de glóbulos vermelhos)
expressisverbis
4concentrado de hemácias
Patricia Mortada


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
units packed rbcs
bolsas de hemácias


Explanation:
Que podem ser de sangue total ou concentrado.

Abner Dmitruk
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 74

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: "bolsas de concentrado de hemácias", talvez... ou não é necessário dizer se é "concentrado"?
1 hr
  -> Sim, geralmente é o que vejo na tradução. As bolsas de sangue total são coletadas do doador, os concentrados vão para transfusão. Minha sugestão é em relação ao source exato desta pergunta.

agree  Fernanda Carrascosa: Também pode ser simplesmente "concentrado de hemácias", "concentrado eritrocitário"...
15 hrs

agree  Rafael Sousa Brazlate
1 day 23 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
units packed rbcs
unidades de concentrados eritrocitários (ou de glóbulos vermelhos)


Explanation:
Em PT-PT.

Fornece unidades de Concentrados Eritrocitários compatibilizadas para instituições sem Serviço de Medicina Transfusional e também como apoio para estes serviços.
http://ipst.pt/index.php/medicina-laboratorial-sangue

A camada inferior é a dos eritrócitos e é usada para preparar as
unidades de concentrado eritrocitário (CEs).
http://repositorio.hff.min-saude.pt/bitstream/10400.10/1429/...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-29 16:37:56 GMT)
--------------------------------------------------

The use of transfusions of packed red blood cells is common in pediatric intensive care units. However, there are few data available to establish guidelines that practice.

Conclusão: o uso de transfusões de concentrado de glóbulos vermelhos é comum nas UTIP. Mas, há poucos dados
para orientar os prestadores nessa prática.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rMiVvZR...

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 96

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Catia Franco de Santana
49 mins
  -> Obrigada Cátia.

agree  Clauwolf
3 hrs
  -> Obrigada Clauwolf.

agree  Giovanna Ramalho
4 days
  -> Obrigada Giovanna.

24 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
units packed rbcs
concentrado de hemácias


Explanation:
Concentrado de hemácias é um termo bastante utilizado no setor.

"Hemocomponentes: derivados sanguíneos obtidos por meio de processos físicos e são eles: concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado."
http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/ANEXO-NOR...

"concentrado de hemácias: eritrócitos que permanecem na bolsa depois que
esta é centrifugada e o plasma extraído para uma bolsa-satélite."
http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2867975/RDC_34_2...

"O concentrado de hemácias, por exemplo, é indicado para tratar anemias e hemorragias agudas."
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35618-para-que-serve-...





    Reference: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/ANEXO-NOR...
    Reference: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2867975/RDC_34_2...
Patricia Mortada
Spain
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese