KudoZ home » English to Portuguese » Military / Defense

peacekeeping

Portuguese translation: manutencão da paz


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:peacekeeping
Portuguese translation:manutencão da paz
Entered by: margaridaf

15:05 Feb 23, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Military / Defense / refugees
English term or phrase: peacekeeping
"there was a need for more peacekeeping countries in Africa with an in-built capacity to deploy peacekeeping capabilities..."
manutenção da paz?!
thanks in advance
margaridaf
manutenção da paz
Explanation:
É isso!
:)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-23 16:14:06 GMT)
--------------------------------------------------

Podem ser países que participem na manutenção de paz, que assegurem, que promovam...
Selected response from:

oxygen4u
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8manutenção da paz
oxygen4u
5 +1força de pazMarco Schaumloeffel
5pacífico (que vive em paz)xxxPuro Lusitan
4 +1pacifistas
Paul Dixon


Discussion entries: 2





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
manutenção da paz


Explanation:
É isso!
:)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-23 16:14:06 GMT)
--------------------------------------------------

Podem ser países que participem na manutenção de paz, que assegurem, que promovam...

oxygen4u
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ivana de Sousa Santos
12 mins
  -> Obrigada, Ivana! :)

agree  Jorge Freire
22 mins
  -> Obrigada, Jorge! :)

agree  Deolindo: Nem mais! Dez anos no DPKO...
28 mins
  -> Obrigada! :)

agree  xxxtagl
39 mins
  -> Obrigada, Tiago! :)

agree  Gabriela Frazao: ouve-se em todo o lado
43 mins
  -> Obrigada, Gabriela! :)

agree  Jorge Rodrigues
1 hr
  -> Obrigada, Jorge! :)

agree  Paula Cordeiro
2 hrs
  -> Obrigada, Paula! :)

agree  CristinaPereira: Mais países com forças de manutenção da paz? :-)
7 hrs
  -> Obrigada, Cristina! Penso que também poderá ser. :)

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
força de paz


Explanation:
Nao pretendo causar polêmica, depois de tantos agrees para "manutencao da paz". O nome oficial para peacekeeping na ONU é "força de paz". A força de paz pode ser formada por um país ou por vários. Os soldados tb sao conhecidos como "boinas azuis". Acho que fica bem neste contexto: "havia a necessidade de ter mais países que enviassem (a sua) força de paz"
Veja um exemplo, há vários na internet:
Nesta última quarta-feira, 27 de Abril, chegaram ao Sudão os primeiros doze soldados do Nepal, para preparar a chegada do resto da força de paz das Nações ...
http://pt.wikinews.org/wiki/Chegam_os_primeiros_soldados_da_...


Marco Schaumloeffel
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  oxygen4u: Não há polémica! :) Em Portugal também ouvimos falar em forças de manutenção de paz.
6 mins

agree  AnaCarla: mais técnico e preciso!
11 hrs

neutral  Deolindo: "Keeping" aqui parece ser fundamental. Porque há forças de interposição. E nestes casos a paz é imposta, e não mantida, apesar de que estas distinções nem sempre são retomadas pela imprensa.
14 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
pacifistas


Explanation:
Outra possibilidade. A idéia é que são países que ajudam a manter a paz entre outros.

Paul Dixon
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
3 hrs

neutral  Deolindo: Quando se fala de uma "in-built capacity to deploy peacekeeping capabilities" só podem ser mesmo forças de manutenção da paz.
12 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
pacífico (que vive em paz)


Explanation:
No contexto, "peacekeeping countries" são os países pacíficos (que vivem em paz). Diferente de pacifistas (que são partidários do pacifismo mas podem viver em conflito).

xxxPuro Lusitan
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Deolindo: Quando se fala de uma "in-built capacity to deploy peacekeeping capabilities" só podem ser mesmo forças de manutenção da paz.
8 hrs
  -> Desculpará não concordar, mesmo nada, com o teor do seu comentário, mas não o posso inibir de expressar a sua opinião, nem é minha intenção justificar, aqui, a minha interpretação do texto.