KudoZ home » English to Portuguese » Military / Defense

RPG (rocket-propelled grenade launchers)

Portuguese translation: lança-granadas-foguete


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:RPG (rocket-propelled grenade launchers)
Portuguese translation:lança-granadas-foguete
Entered by: Marlene Curtis

21:50 Nov 14, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Military / Defense
English term or phrase: RPG (rocket-propelled grenade launchers)
Contexto:
"They were fifteen men, with AKs and RPGs (rock-propelled grenade launchers), and they had us sit on the floor..."

Por favor, existe um nome em português para esse armamento? Lançadores de granadas impulsionados por foguete? Faz sentido?
Ivani Shewchenk
lança-granadas-foguete
Explanation:
HowStuffWorks - O LGF-7 - [ Translate this page ]Confira as partes de um lança-granadas-foguete, entenda a física envolvida no ... A aceleração abrupta da granada deixa o lançador acionar uma ignição ...
ciencia.hsw.uol.com.br/lancadores-de-granadas3.htm - 51k -

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-11-14 22:01:56 GMT)
--------------------------------------------------

Lança-granadas-foguete
O lança-granadas-foguete (LGF ou em inglês RPG) é uma arma de apoio de fogo da infantaria destinada ao lançamento de granadas especiais autopropulsadas por foguete. Os LGF têm origem nas armas semelhantes (bazookas norte-americanas e Panzerfaust alemãs) utilizadas na Segunda Guerra Mundial para destruição de carros de combate
http://www.babylon.com/definition/lança_granadas-foguete/Por...
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Muito obrigada, Marlene!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3RPG (lançador de granadas-foguetes - lançador propelente de granadas)
Marcos Antonio
4 +2lança-granadas-fogueteMarlene Curtis
5LGF (Lança Granadas Foguete)
João Veiga da Fonseca
5Lançador-propelente de granadas
Gilmar Fernandes
4 +1Lança rojão
Lúcia Leitão


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
rpg (rocket-propelled grenade launchers)
Lançador-propelente de granadas


Explanation:
Veja tradução que a Wikipedia fornece:

O Lançador-propelente de granadas (LPG ou em inglês RPG) é uma arma de apoio de fogo da infantaria destinada ao lançamento de granadas especiais com a capacidade de auto-propulsão. Os LPG têm origem nas armas semelhantes (bazookas norte-americanas e Panzerfaust alemãs) utilizadas na Segunda Guerra Mundial para destruição de carros de combate.


[editar] Histórico
Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento deste tipo de sistemas lançadores de granadas via combustível propelente, sofreu grandes avanços, tendo o seu apogeu no sistema de origem Soviética/Russa, o conhecido RPG-7, que conjuga as melhores características do Panzerfaust e da bazooka.

No mundo contemporâneo, é muito utilizado por grupos de resistência do Iraque, da Palestina, (Hamas), do Líbano ( pelo grupo xiita Hezbollah), ainda utilizado em exércitos.




    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7a_granadas-foguete
Gilmar Fernandes
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
rpg (rocket-propelled grenade launchers)
lança-granadas-foguete


Explanation:
HowStuffWorks - O LGF-7 - [ Translate this page ]Confira as partes de um lança-granadas-foguete, entenda a física envolvida no ... A aceleração abrupta da granada deixa o lançador acionar uma ignição ...
ciencia.hsw.uol.com.br/lancadores-de-granadas3.htm - 51k -

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-11-14 22:01:56 GMT)
--------------------------------------------------

Lança-granadas-foguete
O lança-granadas-foguete (LGF ou em inglês RPG) é uma arma de apoio de fogo da infantaria destinada ao lançamento de granadas especiais autopropulsadas por foguete. Os LGF têm origem nas armas semelhantes (bazookas norte-americanas e Panzerfaust alemãs) utilizadas na Segunda Guerra Mundial para destruição de carros de combate
http://www.babylon.com/definition/lança_granadas-foguete/Por...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 100
Grading comment
Muito obrigada, Marlene!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
1 min
  -> Grata Flavio!

agree  Luciana Roppa
2 days23 hrs

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
rpg (rocket-propelled grenade launchers)
RPG (lançador de granadas-foguetes - lançador propelente de granadas)


Explanation:
Sug.

Diria assim- As iniciais do termo em inglês (RPG) e uma explicação entre parentesis. O termo RPG já é conhecido entre os fabricantes de armas.

- Descubra o que é um lança-granadas-foguete, conheça a história dos morteiros, foguetes e granadas, veja quem, como e quando usa esse tipo de arma.
ciencia.hsw.uol.com.br/lancadores-de-granadas.htm - 48k

- (Redirecionado de Lança granadas-foguete). Ir para: navegação, pesquisa ... O Lançador-propelente de granadas (LPG ou em inglês RPG) é uma arma de apoio de ...
pt.wikipedia.org/wiki/Lança_granadas-foguete - 24k

- O lançador de granadas a foguete RPG-2 foi adoptado pela URSS em 1949. A resultou dos estudos russos de armas alemãs e norte-americanas como o Panzershreck, ...
www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ALIG.aspx?nn=141 - 23k

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins: Concordo em que não se traduza "RPG". Serve em geral para designar um modelo específico de lança-foguetes de fabrico soviético, como o RPG-7, de baixo custo e uso generalizado. Estou certo, Marcos?
15 mins
  -> Obrigado, Artur. RPG já é um termo mais do consagrado.

agree  Maria José Tavares
14 hrs
  -> Obrigado, Maria José. um ótimo final de semana.

agree  Teresa Filipe: concordo com o Artur
15 hrs
  -> Obrigado, Teresa Felipe. Um ótimo final de semana.

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
rpg (rocket-propelled grenade launchers)
Lança rojão


Explanation:
Pela pesquisa que fiz é este o termo técnico correcto usado no Brasil.

"O termo tecnicamente correcto para designar estas armas é Lança granadas-foguete (Portugal) ou Lança-rojão (Brasil)."
www.babylon.com/definition/bazuca/Portuguese - 8k -

"Lança rojão - o mesmo que bazuca. Arma composta de um cano leve, no qual se coloca um foguete (rojão), na ponta do qual há um granada. Por este ser autopropulsado, a arma não tem recuo, podendo ser usada do ombro de um homem a pé.

www.francisco.paula.nom.br/Armas Brasil/Pagdiversas/glossar... - 96k -

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Quandt: Esse é o termo usado pelo exército brasileiro. É a versão moderna da bazuca. Um dos modelos usados aqui: http://www.inetres.com/gp/military/infantry/antiarmor/M72.ht...
4 hrs
  -> Obrigada quandt. Grata pelo reforço

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
rpg (rocket-propelled grenade launchers)
LGF (Lança Granadas Foguete)


Explanation:
A tradução técnica em Português é LGF (lança granadas foguete). Esta é a designação que é utilizada para todo o tipo de armas como o RPG7, LAW, etc., em todas as escolas/centros de instrução e unidades militares em que a instrução militar é dada em Português.

LGF é a designação de todas as armas que são constituídas por um sistema de lançamento (LG) e um projéctil (F/Foguete) accionado por combustível sólido, não guiável a partir do sistema de lançamento. Divide-se em dois grupos, os LGF/munição (de usar e deitar fora - ex. todos os modelos LAW utilizados pela NATO) e os reutilizáveis (o sistema de lançamento é independente da munição utilizada), como os RPG7 e respectivas cópias fabricados nos países do antigo bloco Leste.


João Veiga da Fonseca
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40