KudoZ home » English to Portuguese » Military / Defense

mounted on BMP

Portuguese translation: montado(a) num (veículo de/sobre lagartas) BMP


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:mounted on BMP
Portuguese translation:montado(a) num (veículo de/sobre lagartas) BMP
Entered by: Artur Jorge Martins

15:04 Feb 16, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Military / Defense
English term or phrase: mounted on BMP
Mounted on BMP, tracked vehicles
No more context
Sylvio Kauffmann
Brazil
montado(a) num (veículo de/sobre lagartas) BMP
Explanation:
No ex-exército soviético, e actualmente russo, os equipamentos militares, nomeadamente os veículos de combate, são designados por siglas que, embora tendo tradução, são utilizadas universalmente para referir esses mesmo veículos, como é o caso do BMP. Ver ligações.

Veículo de/sobre lagartas:
http://www.plug.pt/forum/index.php?topic=1200.0

http://www.defesanet.com.br/afv/kmw_apc.htm

http://www.defesanet.com.br/docs/patriaamv.pdf

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/Sucuri II.pdf

BMP-1/2/3:
http://www.globalsecurity.org/military/world/russia/bmp-1.ht...

http://acorianooriental.pt/noticias/view/179988

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=5&id=116438...

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=144

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5585

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=6&p=4

http://www.snariad.ru/pt/armor/
Selected response from:

Artur Jorge Martins
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos, lamento não poder dividir os pontos...
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4(instalado em) veículo de combate de infantaria
Lúcia Leitão
5montado(a) num (veículo de/sobre lagartas) BMP
Artur Jorge Martins
5BMP = ... BMP (VBTP)
João Veiga da Fonseca
4Montado sobre o chassi de um BMP(veículo de combate para Infantaria)
Marcos Antonio
4montadas em BMP
Floriana Leary
3Montado em BMP, veículos de esteira
Mike (de Oliveira) Brady


Discussion entries: 4





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mounted on bmp
montadas em BMP


Explanation:
please see ref.:
Montada complexa dinâmica protecção. BMP-3 aumenta a segurança para um nível que garanta a protecção de veículos de blindagem anti-granadas e balas calibre ...
www.snariad.ru/pt/armor/бмп-3/ -



Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
mounted on bmp
(instalado em) veículo de combate de infantaria


Explanation:
Afinal o BMP é uma sigla russa - Boyevaya Mashina Pekhoty
"MEC o Boyevaya Mashina Pekhoty (veículo de combate de infantaria) modelo 3, ou BMP-3, é um veículo de combate relativamente moderno, produzido na rússia. ..."
realitybrasil.com.br/v2.0/smf/index.php/topic,6575.0.html - 54k - Em cache - Páginas semelhantes

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
14 mins
  -> Obrigada Marlene

agree  Mary Palmer
32 mins
  -> Obrigada Mary

agree  Teresa Sobral Casimiro
36 mins
  -> Obrigada Teresa

agree  Sara Sousa Soares
46 mins
  -> Obrigada Sara

neutral  Artur Jorge Martins: Tem toda a razão quando diz que se trata de uma sigla; no entanto, por norma a mesma não se traduz.
1 hr
  -> Concordo no sentido da sigla se manter sem tradução conforme deixei nota de início. No entanto, creio que a tradução da sigla faz sentido, quanto mais não seja colocada entre parênteses.

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Mounted on bmp, tracked vehicles
Montado em BMP, veículos de esteira


Explanation:
Acho que não precisa ampliar o texto:

Montado em BMP, veículos de esteira.

(Pode colocar um nota de pé de página, se necessário, mas não aparece no original).

Mike (de Oliveira) Brady
United Kingdom
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
mounted on bmp
montado(a) num (veículo de/sobre lagartas) BMP


Explanation:
No ex-exército soviético, e actualmente russo, os equipamentos militares, nomeadamente os veículos de combate, são designados por siglas que, embora tendo tradução, são utilizadas universalmente para referir esses mesmo veículos, como é o caso do BMP. Ver ligações.

Veículo de/sobre lagartas:
http://www.plug.pt/forum/index.php?topic=1200.0

http://www.defesanet.com.br/afv/kmw_apc.htm

http://www.defesanet.com.br/docs/patriaamv.pdf

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/Sucuri II.pdf

BMP-1/2/3:
http://www.globalsecurity.org/military/world/russia/bmp-1.ht...

http://acorianooriental.pt/noticias/view/179988

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=5&id=116438...

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=144

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5585

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=6&p=4

http://www.snariad.ru/pt/armor/

Artur Jorge Martins
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigada a todos, lamento não poder dividir os pontos...

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mounted on bmp
Montado sobre o chassi de um BMP(veículo de combate para Infantaria)


Explanation:
Sug.


Diria assim: ..montado sobre o chassi de um BMP(veículo de combate para Infantaria)

- Boyevaya Mashina Pekhoty (Veículo de Combate para Infantaria)Fotos por Vadim Savitsky, Pravda. Boyevaya Mashina Pekhoty (Veículo de Combate para Infantaria) ...
port.pravda.ru/photo/report/bmp_3-1193 - 29k -



--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2009-02-16 18:10:42 GMT)
--------------------------------------------------

- caíram prisioneiros, 300 veículos BMP e BTR (lagartas e rodas) e 60 carros ... israelenses ele é mais bem armado e foi montado sobre o chassis de um T-72, ...
www.ecsbdefesa.com.br/fts/BMPT.pdf -

- Ambas são montadas sobre o mesmo chassi. O FUTURO A Venezuela planeja adquirir avançados e pesadamente armados BMP-3 russos, ... Esse canhão de 30 mm coaxial é montado paralelamente ao canhão principal e move-se junto a ele, ou seja, ...
www.defesabr.com/EB/eb_blindados.htm - 33k

-

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
mounted on bmp
BMP = ... BMP (VBTP)


Explanation:
Uma BMP é uma VBTP, Viatura Blindada de Transporte de Pessoal.
Não traduziria a sigla, pois no contexto designa não só uma VBTP, como também o modelo e a origem, enriquecendo assim o texto e e o contexto.
Da mesma forma, se fosse montados em M-113, também não traduziria o modelo, sendo o M-113 também uma VBTP.

João Veiga da Fonseca
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40