creep

Portuguese translation: arraste / rastejo

English term or phrase:creep
Portuguese translation:arraste / rastejo
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

13:16 Nov 24, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mining & Minerals / Gems
English term or phrase: creep
Relaxation is directly related to creep. Creep is defined as a rate of extension of a sample held at constant load.
=======================
Creep = rastejamento?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
arraste / rastejo
Explanation:


Definição (pt) para 'creep':

- [geografia] movimento de águas polares profundas, na direção do equador. v. rastejar; deslizar; deformar
--------------------------------------------------------------------------------
- [metalurgia] s. deformação, f.; extensão gradual que ocorre em um metal, depois de ter sido submetido a uma força de distensão por um espaço de tempo relativamente longo
--------------------------------------------------------------------------------
- [mineralogia] s. deformação, f.; movimento ascendente do piso de mina de carvão, causado por pressão

FONTE: Global Glossary (EN-US~PT-BR) acessível através do 'babylon'

ENTRETANTO, creio serem PREFERÍVEIS os termos 'RASTEJO' e 'ARRASTE', sendo este último o mais recorrente nos resultados de buscas no Google (em combinação com: escavação + creep):

Vide este glossário (que pode ser muito útil para Você):

http://www.reabrasil.org/lunar/glossario.txt

"Rastejo ou arraste (Creep) - a deformação lenta, mais contínua, permanente de deslocamento de material sob a influência da gravidade; uma forma de massa de detritos ou entulho".

Há ainda um termo (que penso ser dispensável): FLUÊNCIA:

"... linear recomenda-se utilizar a chamada curva de fluência ("curva de creep"), ... devido a efeitos de variações no estado de tensões durante a escavação, ..."

Bom Trabalho!
Selected response from:

Rildo Oliveira
Brazil
Grading comment
Que máximo o glossário que vc me indicou, colega! Está me ajudando, sim. Abração. Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5arraste / rastejo
Rildo Oliveira
4mover-se suavemente
R-i-c-h-a-r-d


Discussion entries: 2





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mover-se suavemente


Explanation:
In this context, yes.

R-i-c-h-a-r-d
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
arraste / rastejo


Explanation:


Definição (pt) para 'creep':

- [geografia] movimento de águas polares profundas, na direção do equador. v. rastejar; deslizar; deformar
--------------------------------------------------------------------------------
- [metalurgia] s. deformação, f.; extensão gradual que ocorre em um metal, depois de ter sido submetido a uma força de distensão por um espaço de tempo relativamente longo
--------------------------------------------------------------------------------
- [mineralogia] s. deformação, f.; movimento ascendente do piso de mina de carvão, causado por pressão

FONTE: Global Glossary (EN-US~PT-BR) acessível através do 'babylon'

ENTRETANTO, creio serem PREFERÍVEIS os termos 'RASTEJO' e 'ARRASTE', sendo este último o mais recorrente nos resultados de buscas no Google (em combinação com: escavação + creep):

Vide este glossário (que pode ser muito útil para Você):

http://www.reabrasil.org/lunar/glossario.txt

"Rastejo ou arraste (Creep) - a deformação lenta, mais contínua, permanente de deslocamento de material sob a influência da gravidade; uma forma de massa de detritos ou entulho".

Há ainda um termo (que penso ser dispensável): FLUÊNCIA:

"... linear recomenda-se utilizar a chamada curva de fluência ("curva de creep"), ... devido a efeitos de variações no estado de tensões durante a escavação, ..."

Bom Trabalho!

Rildo Oliveira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Que máximo o glossário que vc me indicou, colega! Está me ajudando, sim. Abração. Teresa
Notes to answerer
Asker: Colega: Sabe informar o gênero da palavra GRAUTE (argamassa)? Masc ou fem?