KudoZ home » English to Portuguese » Mining & Minerals / Gems

carbonatite

Portuguese translation: carbonatito


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:carbonatite
Portuguese translation:carbonatito
Entered by: Daniel Freire

23:42 Sep 19, 2011
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Mining & Minerals / Gems
English term or phrase: carbonatite
- The deposit is hosted in a carbonatite and was explored during the 1980s

Será 'depósito carbonático?'
Daniel Freire
Australia
carbonatito
Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2011-09-19 23:49:51 GMT)
--------------------------------------------------

"Carbonatito rico em calcita (clivagem em duas direções e cor de interferência cinza), olivinas (ausência de clivagem, cor de interferência azul e avermelhada).."
http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/magmaticos/carbonatit...

"Carbonatito s.m. - Rocha ígnea ultramáfica, com mais de 50% de minerais carbonáticos (calcita, dolomita, siderita). Outros minerais comuns são: magnetita, flogopita, apatita, olivina, piroxênios..."
http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Carbonatit...

"carbonatito. Rocha ígnea ultrabásica, de tons claros, rica em carbonatos de Ca, Mg e/ou Fe, com minerais como feldspatóides, olivina, magnetita, piroxênios..."
http://vsites.unb.br/ig/glossario/verbete/carbonatito.htm
Selected response from:

Adriana Martins Vieira Querino
United Kingdom
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3carbonatito
Adriana Martins Vieira Querino
4complexo carbonatítico ..plataforma carbonatica..rochas carbonatíticas..
airmailrpl
4carbonatito
francisco.alves


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
carbonatito


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2011-09-19 23:49:51 GMT)
--------------------------------------------------

"Carbonatito rico em calcita (clivagem em duas direções e cor de interferência cinza), olivinas (ausência de clivagem, cor de interferência azul e avermelhada).."
http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/magmaticos/carbonatit...

"Carbonatito s.m. - Rocha ígnea ultramáfica, com mais de 50% de minerais carbonáticos (calcita, dolomita, siderita). Outros minerais comuns são: magnetita, flogopita, apatita, olivina, piroxênios..."
http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Carbonatit...

"carbonatito. Rocha ígnea ultrabásica, de tons claros, rica em carbonatos de Ca, Mg e/ou Fe, com minerais como feldspatóides, olivina, magnetita, piroxênios..."
http://vsites.unb.br/ig/glossario/verbete/carbonatito.htm


Adriana Martins Vieira Querino
United Kingdom
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rebelo Júnior
1 hr
  -> Obrigada, Rebelo Júnior!

agree  Teresa Borges
8 hrs
  -> Obrigada, Teresa!

agree  Claudio Mazotti
10 hrs
  -> Obrigada, Claudio!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
carbonatito


Explanation:
Adriana is correct in her answer and has done a great job of explaining what carbonatite is.
However, the text posted (of dubious translation) refers to a deposit within the carbonatite, which is correct because carbonatites normally host rare earth minerals which are of economic interest. I would translate it in the following manner:
" - O depósito encontra-se hospedado em carbonatito e foi explorado durante os anos '80."

francisco.alves
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
complexo carbonatítico ..plataforma carbonatica..rochas carbonatíticas..


Explanation:
Para facilitar a exploração o Bloco 1 foi dividido em três zonas: a plataforma carbonatica, a bacia terciária e a bacia intermediária. A maioria dos poços existentes foram perfurados na estatrigrafia de carbonatite.
http://www.tradejango.co.ao/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1.93

O intemperismo sobre as rochas carbonatíticas do complexo de Juquiá (SP) gerou uma jazida residual de fosfato apatítico com teores médios de 16% em P205. A rocha original é um carbonatito do tipo beforsito, que ocorre de maneira contínua, expondo, no atual nível de erosão, uma área de cerca de 2km2 de material carbonatítico, o que não é comum nos maciços alcalinos com carbonatitos,
http://geodados.pg.utfpr.edu.br/busca/detalhe.php?id=28281

Agrominerais – Fosfato
www.cetem.gov.br/agrominerais/livros/07-agrominerais-fosfat...
de 8.690 ppm em carbonatitos, 650 ppm em granitos e 390 ppm em diabásios ..... O intemperismo dos complexos carbonatíticos, além de concentrar a apatita ...

Estudo de Viabilidade Técnica para Utilização de Carbonatitos ...
www.cetem.gov.br/publicacao/series_sed/sed-72.pdf
mineralógica de pó de rocha proveniente do Complexo Carbonatítico Catalão I, com ênfase nas apatitas; a cinética de dissolução do carbonatito e a avaliação ...


Complexo Ultramáfico Alcalino e Carbonatítico de Maicuru - PA (ncsf)
www.geologiadobrasil.com.br/maicurupa.html -
Veios e diques de carbonatito cortam e fenitizam as rochas do complexo. Cortando o piroxenito e em estreita associação com o carbonatito, são observados ...

airmailrpl
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 168