blue-green china

Portuguese translation: porcelana azul-esverdeada

English term or phrase:blue-green china
Portuguese translation:porcelana azul-esverdeada
Entered by: Matheus Chaud

01:56 Mar 7, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Mining & Minerals / Gems / Pedras preciosas ou metais preciosos
English term or phrase: blue-green china
Estou traduzindo um texto literário datado de 1903 e o autor usa o termo "blue-green china" para se referir, acredito, pelo contexto a uma pedra ou metal precioso. Segue a frase em que se insere o termo:
"It was evidently a receptacle for valuable curios; for in it were some great scarabs of gold, agate, green jasper, amethyst, lapis lazuli, opal, granite, and blue-green china. None of those things happily were touched."
Não consegui encontrar nenhuma correspondência para o termo.
Será que alguém pode me ajudar? Agradeço desde já.
Ju Livramento
Brazil
porcelana azul-esverdeada; caulim azul-esverdeado
Explanation:

Normalmente, china = porcelana. No entanto, o termo também é usado para se referir à argila a partir da qual a porcelana é feita:

china = a thin hard clay used for making plates, cups, etc.
(MacMillan)

Essa argila tem o nome de caulim:
Porcelana | Enciclopédia Itaú Cultural
enciclopedia.itaucultural.org.br/termo112/porcelana
A porcelana é um tipo de massa manipulável derivada de uma argila branca especial chamada "caulim".
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda, Matheus e demais colegas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7porcelana azul-esverdeada; caulim azul-esverdeado
Matheus Chaud
3granito caulinizado com tons de azul e verde
Mario Freitas


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
porcelana azul-esverdeada; caulim azul-esverdeado


Explanation:

Normalmente, china = porcelana. No entanto, o termo também é usado para se referir à argila a partir da qual a porcelana é feita:

china = a thin hard clay used for making plates, cups, etc.
(MacMillan)

Essa argila tem o nome de caulim:
Porcelana | Enciclopédia Itaú Cultural
enciclopedia.itaucultural.org.br/termo112/porcelana
A porcelana é um tipo de massa manipulável derivada de uma argila branca especial chamada "caulim".

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 54
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda, Matheus e demais colegas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: porcelana azul-esverdeada
23 mins
  -> Obrigado, Robert!

agree  Paulo Gasques: porcelana azul-esverdeada
1 hr
  -> Obrigado, Paulo!

agree  Claudio Mazotti: porcelana azul-esverdeada
8 hrs
  -> Obrigado, Claudio!

agree  Mendes da Silva: Porcelana azul-esverdeada
8 hrs
  -> Obrigado, Mendes!

agree  Nick Taylor
8 hrs
  -> Obrigado, Nick!

agree  Sueli Astrini
9 hrs
  -> Obrigado, Sueli!

agree  transl8_2: Porcelana azul-esverdeada. (http://www.public-library.uk/pdfs/9/200.pdf) Bom dia! beatriz_souza
9 hrs
  -> Obrigado, Beatriz! Agradeço também pelo link.

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
granito caulinizado com tons de azul e verde


Explanation:
A pedra é um tipo de granito caulinizado, senão não é natural.

Mario Freitas
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 64
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela ajuda, Mario.