KudoZ home » English to Portuguese » Music

mandocello

Portuguese translation: bandoloncelo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:mandocello
Portuguese translation:bandoloncelo
Entered by: Vanessa Marques

21:15 Mar 12, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Music / instrumento musical
English term or phrase: mandocello
Máirtín O’Connor (accordion)
Maighréad Ní Dhomhnaill (singer)
Tommy Hayes (percussion)
Cathal Hayden (fiddle and banjo)
Garry Ó Briain (guitar and mandocello)
Róisín Ní Mhainnín (dancer)
Vanessa Marques
Portugal
bandoloncelo
Explanation:
veja
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5bandoloncelo
Roberto Cavalcanti
3 +1mandocelloPB Trans
4bandoloncelo (baixo)Sergio Aguirre


Discussion entries: 1





  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
bandoloncelo


Explanation:
veja


    Reference: http://www.juliopereira.pt/INSTRUMENTOS/Bandolim%20Historia....
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tania Marques-Cardoso
1 hr
  -> Grato

agree  Sergio Aguirre
3 hrs
  -> Grato

agree  Claudio Mazotti
9 hrs
  -> Grato

agree  MLeiria
12 hrs
  -> Grato

agree  Henrique Magalhaes
13 hrs
  -> Grato

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bandoloncelo (baixo)


Explanation:
Pode ajudar.

História do Bandolim

O bandolim vem de uma família de instrumentos que caíram em desuso com o tempo. Seus "irmãos" são; a bandolineta (sopranino), a bandoleta (alto), a bandola (soprano), o bandoloncelo (baixo) e o bandolão (baixo – com forma de bandolim mas tocado como contrabaixo, com cerca de 1,5m de altura). O bandolim, assim como a bandola, atuava como soprano.

Podemos estabalecer relações entre esta família e a do violino. O bandolão corresponderia ao baixo, o bandolocelo ao violoncelo, a bandola à viola e o bandolim ao violino. O bandolão é afinado em (do agudo para o grave) sol, ré, lá mi; o bandolocelo em lá, ré, sol dó; a bandola em mi, lá, ré, sol (bandolim oitavado) ou em lá, ré, sol, dó (bandola tenor); e o bandolim em mí, lá, ré, sol.

Seu nome deriva de mandolim, que tem a mesma raiz de amêndoa, lembrando o formato do instrumento. Os bandolins existem desde o séc. XVI, tendo a sua origem na Itália, onde surgiram para substituir o alaúde. É interessante notar que cada cidade tinha o seu bandolim (existindo Napolitanos, Romanos, Sicilianos, Florentinos etc...) que se diferenciavam pelo número de cordas e a afinação. Gozou, na Itália, de grande prestígio, tendo Vivaldi, Mozart, Haendel, Verdi e outros composto peças especialmente para o bandolim.
http://cliente.escelsanet.com.br/ffdffd/bandolim/biblioteca/...


Mandocello
A tenor mandolin. This one is a very modern model, whose look and shape is not usual.
www.angelfire.com/pq/croula/instruments/mancel.htm



The Mandolin Archive: Gibson K4 Mandolcello #19803
... Stamp Number. Gibson K4 Mandolcello #19803, Type, Mandolcello, Style K4. Date,
Serial Number, 19803. Factory Order Number, unknown. Description, Red finish.
Source, ...
www.mandolinarchive.com/perl/show_mando.pl?1593 - 6k - Cached - Similar pages
[ More results from www.mandolinarchive.com ]

Imagine if the waves of the Pacific Ocean rolled into the Front ...
... In 1985, while still a member of Montreaux, Marshall founded the Modern Mandolin
Quartet (comprised of two mandolins, a mandola and a mandolcello), a group ...
www.madisonhousepublicity.com/midpages/ copypages/como.copypages/como.bio.html - 17k - Cached - Similar pages

15/02/03: per chi resta a casa - [ Translate this page ]
... Mario Nobile : violoncello , canto , organetto diatonico , clarinetto
. Renzo Ruggiero : nyckelharpa , ghironda , mandolcello , canto . ...
lists.peacelink.it/pace/msg03800.html





Sergio Aguirre
Mexico
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
mandocello


Explanation:
30 Dias Nº16 - Música
... Maurizio Martinotti (voz, sanfona), Devis Longo (voz, teclas), Enrico Negro (guitarras, mandocello), Lucilla Galeazzi (voz). Florina Brass Band Grécia Descendente das bandas militares do séc. XIX ...
www.cm-oeiras.pt/Agenda/16/16.html

PHONOS02
... músicas preferidas da banda, sendo duas delas originais. Com Marsten Bailey – Bouzouki, Mandocello, Guitarra e Percussão; Bruno Fonseca – Flauta Irlandesa, Low Whistles e Percussão; Marco Fonseca ...
www.attambur.com/Noticias/20024t/phonos02.htm • Translate
More pages from www.attambur.com

Agenda Dezembro 2002
... preferidas da banda, sendo duas delas originais. Com Marsten Bailey – Bouzouki, Mandocello, Guitarra e Percussão; Bruno Fonseca – Flauta Irlandesa, Low Whistles e Percussão; Marco Fonseca – ...
www.attambur.com/Arquivo/Agenda/agenda_dezembro_2002.htm


PB Trans
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
2 hrs