KudoZ home » English to Portuguese » Music

button accordion

Portuguese translation: acordeão de botões


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:button accordion
Portuguese translation:acordeão de botões
Entered by: MLeiria

21:17 Mar 12, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Music / instrumento musical
English term or phrase: button accordion
Máirtin O’Connor is one of the world’s leading masters of the button accordion.
Vanessa Marques
Portugal
acordeão de botões
Explanation:
A partir do Acordeão misto derivam duas vertentes: uma que vai dar o Acordeão de botões com um som por cada botão, e outra, que vai dar origem ao Acordeão Diatónico composto por uma, duas, ou três carreiras de botões com a emissão de dois sons por botão, conforme o movimento do fole.
Selected response from:

MLeiria
Portugal
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2acordeão de botões
MLeiria
5sanfona
Roberto Cavalcanti
2 +3sanfona
Clauwolf
4concertina
Henrique Magalhaes
4concertina
Henrique Magalhaes


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +3
sanfona


Explanation:
:)
closed. It is used mostly with the Zabumba and sanfona (button accordion)
in regional rhythms like forró, xaxado, xote, etc. Normally ...
www.brazilianpercussion.com/english/ instrumentos/Tipos.asp?Tipo=22 - 52k - Em cache - Páginas

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: par ou ímpar
1 min

agree  Tania Marques-Cardoso
1 hr

agree  Claudio Mazotti
9 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sanfona


Explanation:
segundo a ref.


    www.percurssao.com.br/english/instrumentos/ Tipos.asp?Tipo=22
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese

54 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
acordeão de botões


Explanation:
A partir do Acordeão misto derivam duas vertentes: uma que vai dar o Acordeão de botões com um som por cada botão, e outra, que vai dar origem ao Acordeão Diatónico composto por uma, duas, ou três carreiras de botões com a emissão de dois sons por botão, conforme o movimento do fole.



    Reference: http://www.pedexumbo.com/tocadores/instrumentos/concertina/
MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Geraldo Quintas: Tecnicamente é o termo mais correcto. Assemelha-se bastante à concertina.
1 hr
  -> Obrigado, também pensei em concertina, mas o site que refiro deixou-me em dúvida.

agree  António Ribeiro: correcto
5 hrs
  -> obrigado

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
concertina


Explanation:
In Portugal particularly in Minho creio eu q. é esta a denominação do pequeno acordeon.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
concertina


Explanation:
In Portugal, particularly in Minho, creio eu q. é esta a denominação do pequeno acordeon.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese