KudoZ home » English to Portuguese » Other

homepage usability

Portuguese translation: usabilidade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:usability
Portuguese translation:usabilidade

10:59 Dec 3, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
/ Webdesign studies
English term or phrase: homepage usability
Homepage Usability -
50 Websites DECONSTRUCTED
==================
O que vcs acham de:
APROVEITAMENTO DA HOMEPAGE
50 Websites DESCONSTRUÍDOS
======================
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Usabilidade
Explanation:
Era este o "palavrão" utilizado na companhia de marketing onde trabalhava. Sei que não é "aproveitamento" pois a abrangência do termo "usability" à facilidade de navegação, compreensão e número de cliques para chegar-se ã página desejada, etc.

Dá uma busca no Google com "usabilidade" - encontrei 5,900 hits. Êita palavrinha fêa, sô.
Selected response from:

Lester
United States
Grading comment
Muito grata, colega
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4Usabilidade
Lester
5 +1Mais referências
Lester
4 +1facilidade de utilização / praticidade
Dorival Scaliante
4aproveitamento da página inicial
Gino Amaral
4capacidade de utilização
Sidnei Arruda


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
facilidade de utilização / praticidade


Explanation:
Duas formas que considero que atraiam e são curtas/práticas.

Dorival Scaliante
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxM.L
12 mins

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
Usabilidade


Explanation:
Era este o "palavrão" utilizado na companhia de marketing onde trabalhava. Sei que não é "aproveitamento" pois a abrangência do termo "usability" à facilidade de navegação, compreensão e número de cliques para chegar-se ã página desejada, etc.

Dá uma busca no Google com "usabilidade" - encontrei 5,900 hits. Êita palavrinha fêa, sô.


Lester
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 56
Grading comment
Muito grata, colega
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: www.usabilidade.com/
54 mins
  -> É muito importante usar o linguajar comum à indústria à qual o trabalho se refere.

neutral  Tania Marques-Cardoso: Há quem defenda 'usabilidade', mas confesso que hesito um pouco. Você acha que, conceitualmente, navegabilidade poderia ser um bom substituto? Estou curiosa.
1 hr
  -> São duas coisas distintas. Te explico em partucular p/falta de espaço.

agree  Brazman: Em se tratando de Internet, navegabilidade cai melhor.
5 hrs
  -> O único problema é que os dois termos não são sinônimos.

agree  Maria Eugenia Farre: ver www.useit.com . Usabilidade é o termo, e Jakob Nielsen é o guru da área.
7 days
  -> Não conhecia o Nielsen. Grata pelo link tbm.

agree  José Antonio Azevedo
71 days

54 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aproveitamento da página inicial


Explanation:
Concordo com você, Teresa. Afinal de contas, "usability" nada mais é do que a "qualidade do que é aproveitável". Sugeri "página inicial" porque tal tradução existe, podendo ou não ser utilizada.

Boa sorte!

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
capacidade de utilização


Explanation:
Veja o link abaixo.


    Reference: http://www.universoacademico.com/glossario/glossario_u.htm
Sidnei Arruda
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 128

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Mais referências


Explanation:
Eu sou meio purista. Não gosto de "usabilidade", porém este é o termo utilizado na indústria. Isso me lembra o tal do "handshake" que nada mais é que a sincronização entre os aparelhos que trocam mensagens (fax, computador - auqle chadão q/eles fazem), porém vá dizer "sincronização" que ninguém sabe do que você está falando.

Sugiro uma visita aos sites abaixo, principalmente aos dois últimos.

http://www.sobresites.com/usabilidade/

http://www.laboris.com.br/news/news1.asp




    Reference: http://www.dcc.ufmg.br/~clarindo/usabilidade/
    Reference: http://www.mktonline.net/usabilidade/
Lester
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 56

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Eugenia Farre
7 days