KudoZ home » English to Portuguese » Other

man-hour

Portuguese translation: hora-homem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:man-hour
Portuguese translation:hora-homem

03:56 Jan 27, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: man-hour
Def: an hour regarded in terms of the amount of work that can be done by one person within this period
ana claudia jorge
Portugal
hora-homem
Explanation:
Dicionário de Negócios, D. Quixote
Selected response from:

Maria-da-Fé Albuquerque
Grading comment
Obrigada. Como é um termo da área da qualidade, que aqui também está relacionada com economia, parece-me uma boa referência
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4Homem-horaAntónio Ribeiro
2 +4homem-horasLars Bradley
5horas de mão-de-obraKeila Davies
4 +1hora-homem
Maria-da-Fé Albuquerque
4 +1hora homem
P Forgas
5man-hoursJosé Vianna
5 -1homem-hora ou homens-hora
Silvio Picinini
4Horas de trabalhoMaria Blair
4homem-horaxxxAnna Cristin


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +4
homem-horas


Explanation:
homem-horas

Lars Bradley
PRO pts in pair: 50

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
4 hrs

agree  GertV
5 hrs

agree  Silvia Borges
10 hrs

agree  Roberto Cavalcanti: mas o correto é homem-hora
15 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
homem-hora ou homens-hora


Explanation:
Muitas vezes tratado como HH. Para mim, o plural é nos homens e não nas horas.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-01-28 14:50:54 (GMT)
--------------------------------------------------

homens hora tem 380, homem-horas 41 e homens-horas (o do Aurélio) tem 76 no Google. Talvez seja melhor seguir o Aurélio, já que 3 homens-horas podem ser 3 homens em uma hora ou 1 homem em 3 horas.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-01-28 14:52:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Toda esta discussão é sobre o plural, no singular é homem-hora mesmo,

Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Jorge Freire: Acho que o plural deve ser em horas pois trata-se de saber quantas horas por homem e não quantos homens por hora
4 hrs
  -> Na verdade não, 5 homens-hora podem ser 5 homens em uma hora ou 1 homem em 5 horas

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
man-hours


Explanation:
singular: man-hour abbrev,: man-hr


    Webster
José Vianna
PRO pts in pair: 95

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
Homem-hora


Explanation:
Verifique o dicionário Porto Editora


    Reference: http://www.portoeditora.pt
António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Eugenia Farre
3 hrs

agree  Luisa Almeida: O terabalho efectuado por 1 homem durante 1 hora. É isso mesmo.
6 hrs

agree  Antonio Costa
8 hrs

agree  Regina Motta
10 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
hora homem


Explanation:
HH
Hora homem (horas trabalhadas).

http://www.abipti.org.br/sgid3/glossario.htm

processo ou leiaute inadequados). 5. Erros na concepção do produto: perdas de
material, horas/homem, horas/ máquina. 6. Produção com defeito: retrabalho ...
www.bibvirt.futuro.usp.br/acervo/matdidat/tc2000/tecnico/ qualidade/qua2.pdf



P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 911

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  barbarabt
5 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
homem-hora


Explanation:
plural: homens-horas
fonte: dic. Aurélio

xxxAnna Cristin
PRO pts in pair: 6

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Antonio Costa: Acho que o falecido Aurélio seguiu só a gramática e não a pr
2 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Horas de trabalho


Explanation:
I don't think you can translate "man-hour" literally to make any sense in Portuguese. I would translate as "horas de trabalho" even if you are referring to only 1 hour in the text. Hope this helps

Maria Blair
PRO pts in pair: 12

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
hora-homem


Explanation:
Dicionário de Negócios, D. Quixote

Maria-da-Fé Albuquerque
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 20
Grading comment
Obrigada. Como é um termo da área da qualidade, que aqui também está relacionada com economia, parece-me uma boa referência

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
13 days

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
horas de mão-de-obra


Explanation:
Fonte:Eurodicautom
Reference: R.Apóstolo,Eng.Civil,Gabinete de Estudos Ferroviários
Subject - Working hours - leisure time(=TVA)







Keila Davies
PRO pts in pair: 8