KudoZ home » English to Portuguese » Other

Referee (Portugal)

Portuguese translation: Pessoa que dá referências (de outra)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Referee
Portuguese translation:Pessoa que dá referências (de outra)
Entered by: Gabriela Frazao

23:39 Feb 24, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: Referee (Portugal)
Two references (including name and address of "referee"), one relating to childcare and one relating to character (to be completed by a teacher or a employer)
Julgo que seja a pessoa que dá referências de outra, mas não consigo lembrar-me se existe algum termo próprio.
Gabriela Frazao
Portugal
Também não.
Explanation:
Também não estou a ver nenhuma palavra adequada.

Eu diria: (incluindo o nome e endereço das pessoas que dão a referências).

Gabriela: eu sou Português, nascido em Angola.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Optei por lhe chamar: "a pessoa que dá referências"
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Referido
Theodore Fink
4 +1Também não.António Ribeiro
5duas referências de carácter ou avalizadores
Dr. Chrys Chrystello
4juiz
Bernardo Wagon
4responsáveismschisler
4relator
Gino Amaral


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Também não.


Explanation:
Também não estou a ver nenhuma palavra adequada.

Eu diria: (incluindo o nome e endereço das pessoas que dão a referências).

Gabriela: eu sou Português, nascido em Angola.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
Optei por lhe chamar: "a pessoa que dá referências"

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Florinda: Eu também optaria por esta solução.
2 hrs

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
duas referências de carácter ou avalizadores


Explanation:
não existindo termo próprio seria uma das formas mais aproximadas de exprimir o sentido do original

Dr. Chrys Chrystello
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 39

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
responsáveis


Explanation:
Embora seja uma trad. livre, acredito que funcione no contexto.

Boa sorte,

mschisler
PRO pts in pair: 62

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
relator


Explanation:
Se levarmos em consideração a falta de um termo mais apropriado, pensei em "relator" pelo fato de ser a referência nada mais do que um pequeno relatório, nesse caso profissional. - No Dicionário Aurélio, o verbete "relator" apresenta "aquele que escreve um relatório" ou "aquele que relata, narra ou conta; narrador". - O sinônimo mais próximo de "referee" em inglês, ao meu ver, é "reviewer", ou "someone who reads manuscripts and judges their suitability for publication", de onde, por analogia e certa complacência, poderíamos imaginar os "manuscritos" como os trabalhos efetuados, e a opinião sobre a "adequação para publicação" como a referência em si, negativa ou positiva.

Espero ter contribuído.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
juiz


Explanation:
referee, pensei em juiz

Bernardo Wagon
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 50

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Florinda: Eu pensei em "árbitro", antes de ver que o assunto não era futebol. Parece-me que, no caso em questão, "referee" é mesmo a pessoa que dá referências.Também não conheço nenhuma palavra que designe essa pessoa.
18 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Referido


Explanation:
Oi Gabriela!
Pedem 2 referencias, com os respectivos nomes e enderecos dos REFERIDOS!!!

Nao estao falando em juiz, ou qualquer outra pessoa - somente a tal da pessoa que vai dar a referencia!

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593