KudoZ home » English to Portuguese » Other

cat calls

Portuguese translation: dizer palavrões e asneiras


13:12 Mar 7, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: cat calls
sexual harassment: whistling or "cat calls", making sexual gestures or expressions, etc.... please, into in Continental Portuguese
h. dipaola
Portuguese translation:dizer palavrões e asneiras
Explanation:
Eu traduziria assim. Creo que se trata de dizer palavores, dizer asneiras ou fazer gestos ......
Selected response from:

Telesforo Fernandez
Grading comment
obrigada, eu acabei traduzindo por " insinuacoes maliciosas" , mas as dicas de Vcs ajudaram.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2dizer palavrões e asneirasTelesforo Fernandez
5a razao da dificuldade ....
Theodore Fink
5psiu!Antonio Costa
4falta de critério (ou discernimento?)
Gino Amaral
4assobios
Gino Amaral
4outros sons provocatórios
Carlos Martins
4 -2Assedio Sexual - se chegando...xxxvoleygirl


Discussion entries: 1





  

Answers


45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
dizer palavrões e asneiras


Explanation:
Eu traduziria assim. Creo que se trata de dizer palavores, dizer asneiras ou fazer gestos ......

Telesforo Fernandez
PRO pts in pair: 93
Grading comment
obrigada, eu acabei traduzindo por " insinuacoes maliciosas" , mas as dicas de Vcs ajudaram.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink: Very good! Wish I'd thought of that!
1 hr

agree  Fiona N�voa
3 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
Assedio Sexual - se chegando...


Explanation:
Eu diria que e uma forma de assedio sexual, tipo quando uma pessoa da a entender que quer algo mais, fica "se chegando" para conseguir o que quer.

xxxvoleygirl

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Theodore Fink: the preamble already says "sexual harassment". This is just a variety...
38 mins

disagree  Carlos Martins: "se chegando" is brasilian portuguese
1 hr

disagree  Antonio Costa: Escreva em português ou em inglês, porém corretos.
3 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
outros sons provocatórios


Explanation:
Assédio Sexual: assobios ou outros sons provocatórios, expressões ou gestos de natureza sexual, etc.


PS: I think the part about "cat calls" should not be taken literaly because in portuguese, the sound of a cat miauing or the sound it makes when in heat do NOT transmit any particular meaning, sexual or otherwise.

Carlos Martins
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
assobios


Explanation:
Simplesmente isso. Pode ser o grito estridente, mas definitivamente ninguém fica berrando por aí para chamar a atenção em uma situação dessas.

Boa sorte!

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Theodore Fink: Dear Gino: They already just mentioned whistling. "Cat Calls" are different.They are the stupid non-verbal sounds that men make when pretty girls go by.Any suggestions?
53 mins
  -> You're damn right! I didn't even read the whole explanation... What about "insinuações"? Do you think it could fit in?

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
psiu!


Explanation:
Veja se encaixa no contexto.

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Theodore Fink: Isto eh um exemplo de "Cat Call", mas qual seria a palavra generica?
30 mins
  -> A palavra genérica chma-se onomatopéia e ninguém fica dizendo "miau" " miau" por ai. Dá de aparecer um cachorro....

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
a razao da dificuldade ....


Explanation:
Em bem da verdade "Cat Calls" nao eh normalmente usado no sentido dado aqui. O seu significado principal eh "Vaia" (desaprovacao).

Portanto, embora eh claro o que se quer dizer (como ja bem disse um colega, estao se referindo a coisas como "Psiu"), eh dificil chegar a um termo que traduz essa expressao.


Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593

3 days6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
falta de critério (ou discernimento?)


Explanation:
Não é a primeira vez que isso acontece por essas paragens. A sugestão de "insinuações" foi dada por mim, mas os pontos foram dados a outro colega. Ora, se a pessoa que coloca uma dúvida não tem o discernimento dessa questão, então esse serviço realmente está virando uma palhaçada! A César o que é de César! É o mínimo que esperamos pela ajuda dispensada.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404