KudoZ home » English to Portuguese » Other

dependence of economies on single industries of a cyclical nature

Portuguese translation: dependência das economias de um único setor de natureza cíclica


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dependence of economies on single industries of a cyclical nature
Portuguese translation:dependência das economias de um único setor de natureza cíclica
Entered by: José Antonio Azevedo

20:06 May 11, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: dependence of economies on single industries of a cyclical nature
about the disadvantage of developing countries in terms of government infrastructure.
amanda
dependência das economias de um único setor de natureza cíclica
Explanation:
Auto-explicativo.
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4dependência das economias de um único setor de natureza cíclica
José Antonio Azevedo
5 +1a dependência das economias de mono-indústrias de natureza cíclicaRenée Levié
5dependência ou concentração das economias em indústrias únicas de natureza cíclica
Paulo Celestino Guimaraes
4As economias que dependem de sectores industriais singulares de natureza cíclica
Aida Macedo


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
dependência das economias de um único setor de natureza cíclica


Explanation:
Auto-explicativo.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  M.Badra: Excelente tradução para o economês ;o)
1 hr
  -> Obrigado, Márcio.

agree  Ana Rita Santiago
1 hr
  -> Obrigado.

agree  Roberto Cavalcanti
2 hrs
  -> Obrigado.

agree  LoreAC
2 days20 hrs

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
dependência ou concentração das economias em indústrias únicas de natureza cíclica


Explanation:
Veja referência:

"Uma das principais características do capitalismo é a tendência à concentração da produção a partir do desenvolvimento da indústria.
[....]
A grande concentração industrial ocorre através da integração de diversos estágios da produção em uma ÚNICA INDÚSTRIA.
Esse tipo de concentração traz enormes ganhos às empresas gigantes, além de esmagar as pequenas".





    Reference: http://216.239.51.100/search?q=cache:Xhwvgg2dtJ0C:www.ronald...
Paulo Celestino Guimaraes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  M.Badra: Falando o economista, não o tradutor.Sua tradução é correta para uma perspectiva micro-econômica. No entanto, a menção a países em desenvolvimento leva à conclusão que o texto é macro-econômico, em cujo caso a tradução mais precisa de 'industry' é setor.
1 hr
  -> Sim. Obrigado pela observação e esclarecimento.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
a dependência das economias de mono-indústrias de natureza cíclica


Explanation:
... com uma e outra exceção. A região é composta por algumas "mono-indústrias",
que geram tanto para o município quanto para a região uma estabilidade e ...

... A estrutura económica tradicional da região era uma justaposição de mono-indústrias locais; hoje em dia, paralelamente a ramos industriais importantes e ...



    Reference: http://www.facioliconsultoria.com.br/artigos/art13.htm
    europa.eu.int/scadplus/citizens/pt/fr/018216.htm
Renée Levié
PRO pts in pair: 62

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
14 mins
  -> Obrigada, Antonio.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
As economias que dependem de sectores industriais singulares de natureza cíclica


Explanation:
Apenas uma sugestão

Aida Macedo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 84