KudoZ home » English to Portuguese » Other

wetlands

Portuguese translation: brejos


17:52 May 21, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: wetlands
Não entendi porque o tradutor não traduziu wetlands.
"Nessa contabilidade são incluídos costumeiramente os banhados, compostos de terras úmidas, pantanais e "wetlands".
Auristela Marina Genaro
Portuguese translation:brejos
Explanation:
As you can easily see from the answers given above, there is no real word to translate "wetlands".

If I were translating it into Portuguese, I would say "Pantanal". However, you already have "Pantanal" in the list and being differentiated from "Wetlands". It may well be that the Translator was translating "wetlands" as "pantanais e "wetlands"".

If, however, you need another synonym for "wetlands", I would suggest "brejos".

Otherwise just leave it as is or, if you prefer, eliminate the word "wetlands" leaving just "pantanais".
Selected response from:

Theodore Fink
Grading comment
Obrigada a todos pelas sugestões!!!!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7Zonas Húmidas
Maria Luisa Duarte
5 +2charcosAntonio Costa
5 +1brejos
Theodore Fink
4mangue, pantanal, baixios, brejosBrazman
4mangues ou pântanosVera Rodrigues
4áreas alagadasLaerte da Silva
4 -1zonas pantanosas
Maria Luisa Duarte


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
charcos


Explanation:
charco é primo em 1º grau de pantanal. Deve ser isso.

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
1 hr
  -> Obrigado, Eliane.

agree  Ana Rita Santiago: É o que eu diria.
2 hrs
  -> Obrigado, Ana Rita.

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
zonas pantanosas


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-21 18:06:02 (GMT)
--------------------------------------------------

Mas o mais frequente foi as populações descerem à planície e, procurando os terrenos mais férteis, promoverem o desenvolvimento da agricultura. Isso trouxe como consequência, por um lado, o recuo da floresta e dos matagais bem coomo de zonas pantanosas, e por outro a formação de grandes propriedades agrícolas -«villas»- nas zonas baixas, as quais se tornaram verdadeiros centros colonizadores, surgindo delas os principais aglomerados populacionais.



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-21 18:09:59 (GMT)
--------------------------------------------------

For many years, most people thought wetlands were useless swamps full of mosquitoes. Today we are learning they are wondrous sources of life and diversity, filled with species that are crucial for a healthy environment.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-21 18:24:53 (GMT)
--------------------------------------------------

Hopefully, this new awareness about wetlands is not too late. According the U.S. Environmental Protection Agency, more than half of the wetlands in the lower 48 states have been destroyed, not including Alaska. Without wetlands, our communities suffer from more flooding, lower fish stocks and polluted drinking water supplies.

Wetlands come in all shapes and sizes. They occur in every state, from Alaskan coastal marshes to the mangrove forests in Florida. Some are dry on the surface most of the year and others remain saturated. Wetland wildlife and plant species are numerous and unusual. Amphibians and reptiles are especially dependent on healthy wetlands because they need both wet and dry areas to breed. Waterfowl rest in wetlands as they migrate. Many endangered species need wetlands to survive.

The National Wildlife Federation works on wetland protection across the country including these national treasures:



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Costa: Zona pantanosa é genérico. No contexto essa região está dividida em tipos de locais alagadiços.
9 mins

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
áreas alagadas


Explanation:
... mata ciliar do rio Amazonas e alagados onde áreas típicas de beira de rio, cerrado e áreas alagadas...


    Reference: http://www.bdt.fat.org.br/zoologia/aves/avifauna/aves
Laerte da Silva
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 65

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
Zonas Húmidas


Explanation:
outra alternativa utilizada em Portugal e zona do Mediterraneo:
O projecto "Conservação das Zonas Húmidas" pretende contribuir para parar e inverter a perda e a degradação das zonas húmidas em Portugal, promovendo a sua utilização sustentável e a manutenção da sua biodiversidade.



Cinco objectivos foram definidos:

1. aumentar o nível de conhecimento sobre as zonas húmidas, assim como sobre os seus valores e funções

2. promover uma gestão correcta e uma utilização sustentável das zonas húmidas e espécies delas dependentes, incluindo a recuperação de habitats degradados

3. promover o conhecimento e a sensibilização do público para a importância das zonas húmidas

4. garantir a protecção das zonas húmidas com importância a nível regional, nacional e internacional através de um enquadramento legal adequado

5. procurar o intercâmbio de trabalho e a cooperação entre entidades nacionais e internacionais com vista à concretização da presente Estratégia e elaboração de uma Estratégia Nacional para a Conservação das Zona Húmidas

Em 1999 elaborou-se a Estratégia de Actuação do ICN para a Conservação das Zonas Húmidas e iniciaram-se algumas das acções previstas, com destaque para o Inventário Nacional de Zonas Húmidas e o desenvolvimento de um programa de base de dados. Durante o ano 2000 estão previstas diversas actividades, incluindo as comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a realização de um curso de gestão de zonas húmidas, a publicação de um Manual de Legislação sobre estes meios e de material de divulgação.

A iniciativa MedWet partiu de um projecto conjunto dos Estados membros da UE da região mediterrânica (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia) e de organizações não governamentais (WWF, Wetlands International, Tour du Valat e EKBY), iniciado em 1993 com o objectivo de conservar as zonas húmidas da região mediterrânica.

Recentemente foi constituído um comité MedWet, com representantes de quase todos os países da região e de diversas organizações não governamentais, que actua sob a alçada da Convenção de Ramsar e que visa cumprir a Estratégia Mediterrânea de Zonas Húmidas.

O ICN é neste contexto o ponto focal para todos os temas relacionados com o inventário de zonas húmidas, e é o responsável pelo desenvolvimento da base de dados MedWet e respectiva formação.


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Aida Macedo: Foi esta a tradução pt.pt. utilizada nas conclusões da Cimeira do Rio.
2 hrs
  -> Obrigado Aida

agree  Adam Prus-Szczepanowski: Em ecologia, wetlands, e zona humida! E acabou!
3 hrs

agree  António Ribeiro: Termo consagrado para 'wetlands'
3 hrs

agree  Gabriela Frazao: Também já li "terras húmidas", mas se calhar é gíria
5 hrs

agree  Paulo Celestino Guimaraes
6 hrs

agree  Pedro Sítima
14 hrs

agree  LoreAC
22 hrs

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mangues ou pântanos


Explanation:
Em um glossário genérico que tenho, wetland region aparece como região de mangue

Vera Rodrigues
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Rita Santiago: Mangue não fica sempre à beira-mar, banhado por uma mistura de água salgada (mar) e doce (rio)?
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
brejos


Explanation:
As you can easily see from the answers given above, there is no real word to translate "wetlands".

If I were translating it into Portuguese, I would say "Pantanal". However, you already have "Pantanal" in the list and being differentiated from "Wetlands". It may well be that the Translator was translating "wetlands" as "pantanais e "wetlands"".

If, however, you need another synonym for "wetlands", I would suggest "brejos".

Otherwise just leave it as is or, if you prefer, eliminate the word "wetlands" leaving just "pantanais".

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593
Grading comment
Obrigada a todos pelas sugestões!!!!!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  grasa
2 mins
  -> Thanks. Grasa!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mangue, pantanal, baixios, brejos


Explanation:
Tudo isso pode ser traduzido com wetland. Faltou opções de sinônimos ao tradutor.

Brazman
PRO pts in pair: 11