KudoZ home » English to Portuguese » Other

on the line

Portuguese translation: está na linha/sobre a linha


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:on the line
Portuguese translation:está na linha/sobre a linha
Entered by: Flavio Steffen

18:03 Nov 30, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: on the line
The ball is on the line.
======================
É uma frase solta, sem mais contetxo, pertencente a um curso de idiomas.
on the line = na reta do gol? na linha do gol? na mira do gol? no meio do campo?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
está na linha
Explanation:
Pode ser diversas coisas; depende também do tipo de esporte.
Hoje de manhã assisti a partida de futsal; nesse esporte a bola é colocada sobre a linha lateral e chutada com o pé para reposição da bola em jogo.

--------------------------------------------------
Note added at 50 mins (2008-11-30 18:54:25 GMT)
--------------------------------------------------

Teresa:
Agora tem um contexto: é um curso de idiomas.
Isso muda muita coisa, começando pelo fato que você não precisa se ater exatamente ao texto original.
É possível que se trate de beisebol ou rugbi; portanto, como os dois esportes são quase desconhecidos no Brasil, use um dos três esportes mais populares por aqui, futebol vôlei e futsal, como analogia.
A título de exemplo, no futebol de campo somente é considerada bola fora de campo ou dentro do gol a bola que ultrapassar inteiramente a linha branca demarcatória.
Talvez isso ajude.
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
Gratíssima
Bjs
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4em cima da linha
Paul Dixon
4sobre a linha
Marcos Antonio
3 +1está na linha
Flavio Steffen
3está em jogosilvia367325


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
está em jogo


Explanation:
em futebol se a bola está na linha ainda há jogo.

silvia367325
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 203
Notes to answerer
Asker: Amados mestres: Não há contexto. São 200.000 frases soltas, como as seguintes: You are late today. The table is black. Our meeting is at two, e assim por diante. Portanto, estou usando o bom senso e tentando chegar a um lugar comum. É evidente que, na impossibilidade de traduzir de modo compreensível e correto, vou rebater a bola para o cliente e ele dará mais explicações. Obrigada.


33 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
está na linha


Explanation:
Pode ser diversas coisas; depende também do tipo de esporte.
Hoje de manhã assisti a partida de futsal; nesse esporte a bola é colocada sobre a linha lateral e chutada com o pé para reposição da bola em jogo.

--------------------------------------------------
Note added at 50 mins (2008-11-30 18:54:25 GMT)
--------------------------------------------------

Teresa:
Agora tem um contexto: é um curso de idiomas.
Isso muda muita coisa, começando pelo fato que você não precisa se ater exatamente ao texto original.
É possível que se trate de beisebol ou rugbi; portanto, como os dois esportes são quase desconhecidos no Brasil, use um dos três esportes mais populares por aqui, futebol vôlei e futsal, como analogia.
A título de exemplo, no futebol de campo somente é considerada bola fora de campo ou dentro do gol a bola que ultrapassar inteiramente a linha branca demarcatória.
Talvez isso ajude.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 219
Grading comment
Gratíssima
Bjs
T.
Notes to answerer
Asker: Amados mestres: Não há contexto. São 200.000 frases soltas, como as seguintes: You are late today. The table is black. Our meeting is at two. e assim por diante. Portanto, estou usando o bom senso e tentando chegar a um lugar comum. É evidente que, na impossibilidade de traduzir de modo compreensível e correto, vou rebater a bola para o cliente e ele dará mais explicações. Obrigada.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavia Martins dos Santos
2 hrs
  -> Grato, Flavia.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sobre a linha


Explanation:
Uma possibilidade

Um termo muito conhecido, principalmente no futebol

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 518

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
em cima da linha


Explanation:
This is the form normally used in Brazil. Example: Rogério Ceni tirou a bola em cima da linha.

Paul Dixon
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 116