KudoZ home » English to Portuguese » Other

social glue

Portuguese translation: vínculo / laço / ligação social


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:social glue
Portuguese translation:vínculo / laço / ligação social
Entered by: Maria Luisa Duarte

20:45 Jan 30, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: social glue
At a time when the social glue of traditional institutions, from the nuclear family to organized religion, was becoming unstuck, brands offered the consumer a no-strings-attached sense of belonging while helping them define their self-image.
Vanessa Marques
Portugal
vínculo / laço / ligação social
Explanation:
mais algumas sugestões:

social glue (bonding) = vínculo / laço / ligação social

(Émile Durkheim (1858-1917)
French Philosopher
•“What is the ‘social glue’ or ‘bonding”
that holds society together?)
________________________________________
O papel encantatório da mediação revela o quanto a autoridade publica, representada pelas suas instituições, decide «retreatralizar» a vida social ao tomar a mediação como uma oportunidade para restabelecer uma simbólica do vínculo social.
http://ubista.ubi.pt/~sopcom/plen23.html
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2aglomerado socialAntónio Ribeiro
5 +1agregação social
Roberto Cavalcanti
5 +1vínculo / laço / ligação social
Maria Luisa Duarte
5Numa época em que começava a perder aderência a cola social das instit....xxxForna
4aglutinador socialhmercer
4elemento aglutinador
Doreen Carre
4atração social
Clauwolf
2 +2coesão socialxxxluisantos
3fator de coesao socialcarlos liborio


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
agregação social


Explanation:
ou cola social mesmo

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago
1 hr
  -> Grato

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
atração social


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14326

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
aglomerado social


Explanation:
Outra sugestão.

Quando Angola foi libertada dos holandeses , os negros dali idos , já em número
elevado, constituíam um apreciável aglomerado social que continuava ...
www.portugal-linha.pt/opiniao/CAlexandrino/cron3.html

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susana Figueiras
3 days 18 hrs

agree  Carmen Campos
4 days

1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +2
coesão social


Explanation:
(Portugal)

xxxluisantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  carlos liborio: a academia brasileira usa e abusa exatamente desta expressao, mas eu mesmo agregaria "poder de"
23 hrs

agree  Todd Field
2 days 6 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
elemento aglutinador


Explanation:
Glue sugere algo que une, liga, aglutina...


    www.imaginario.com.br/artigo/ a0061_a0090/a0064-02.shtml
Doreen Carre
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 66

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
vínculo / laço / ligação social


Explanation:
mais algumas sugestões:

social glue (bonding) = vínculo / laço / ligação social

(Émile Durkheim (1858-1917)
French Philosopher
•“What is the ‘social glue’ or ‘bonding”
that holds society together?)
________________________________________
O papel encantatório da mediação revela o quanto a autoridade publica, representada pelas suas instituições, decide «retreatralizar» a vida social ao tomar a mediação como uma oportunidade para restabelecer uma simbólica do vínculo social.
http://ubista.ubi.pt/~sopcom/plen23.html

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joanopolis: "vínculo social" = "social glue"
19 hrs

1 day 50 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fator de coesao social


Explanation:
tentativa de expressao de valor academico.

carlos liborio

1 day 22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aglutinador social


Explanation:
ou um laço social

hmercer
Brazil
PRO pts in pair: 172

5 days   confidence: Answerer confidence 5/5
Numa época em que começava a perder aderência a cola social das instit....


Explanation:
Uma sugestão.


xxxForna
PRO pts in pair: 499