KudoZ home » English to Portuguese » Other

careening

Portuguese translation: querenagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:careening
Portuguese translation:querenagem
Entered by: Maria Luisa Duarte

20:38 May 23, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: careening
a process called careening, vital to wooden ships
Ana Moura
querenagem
Explanation:
Pôr o navio em sêco para limpar,inspeccionar e beneficiar as obras vivas.Actualmente só é praticado em embarcações pequenas,tais como traineiras,etc.

Querenagem= limpeza ou reparação de um navio



--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 20:53:41 (GMT)
--------------------------------------------------

Regulamento do Sistema Tarifário dos Portos do Continente

Decreto-Lei n.º 273/2000

operações de movimentação de efluentes ou inertes que contribuam para a conservação do ambiente, incluindo limpeza, desgaseificação e inertização em estação apropriada, *** querenagem, *** incluindo ou não reparação, ou aprestamento em estaleiro, incluem as taxas devidas pelos serviços de acostagem aos cais especializados onde se efectuem tais operações.

http://www.portodeaveiro.pt/regulamentos/o_decreto.htm
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Mais uma vez obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5querenagem
Maria Luisa Duarte
5 +2adernando
Claudia da Matta


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
adernando


Explanation:
Adernando
... Adernando. /Reprodução TV. O navio-plataforma P-34, que desde sábado
está adernando, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A ...
www.estadao.com.br/agestado/imagens/ htm/2002/out/14/99.htm - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes

Usina de Letras
... fantasma. De repente o navio holandês se movimenta, adernando como
se numa tempestade. Surge um canto selvagem e fantasmagórico. ...
www.usinadeletras.com.br/ exibelotexto.phtml?cod=2735&cat=Ensaios


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 20:42:06 (GMT)
--------------------------------------------------

***ADERNAR***

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 20:44:28 (GMT)
--------------------------------------------------



O PROCESSO É CHAMADO \"ADERNAMENTO\"


Depois do adernamento da P-34, mais 2 acidentes ocorrem na ...
Depois do adernamento da P-34, mais 2 acidentes ocorrem na Petrobras.
Depois do adernamento da plataforma P-34, ocorreram mais dois ...
www.dep.fem.unicamp.br/bv/completa/out_22_3.html - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

Sistema elétrico de emergência não funcionou
... A falha no sistema elétrico, apontada pela Petrobras como motivo do adernamento
do navio-plataforma P-34, pode ter afetado o sistema de controle de lastro ...
www.dep.fem.unicamp.br/bv/completa/out_15_11.html - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.dep.fem.unicamp.br ]

360 Graus - Esportes ::: Viagens ::: Aventuras ::: Equipamentos : ...
... grande, bocas de linhas d’água maiores e mais largas para ventos de alheta para
popa o que dá maior possibilidade de planeio com adernamento próximo de 0 ...
360graus.terra.com.br/nautica/geral.asp?did=2602 - 55k - Em cache - Páginas Semelhantes

:: ANP - Agência Nacional do Petróleo ::
... 8.9 - Adernamento da P-XXXIV Embora não existam requisitos regulamentares que especifiquem
as responsabilidades relativas às operações de carregamento e ...
www.anp.gov.br/petro/p34_89.asp - 93k


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-24 02:36:06 (GMT)
--------------------------------------------------

careen = adernar uma embarcação com o propósito de limpar ou restaurá-la

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: Recomendo o "Navio fantasma", excelente ópera
4 mins
  -> Obrigada, Clauwolf

agree  Henrique Magalhaes
13 hrs
  -> Obrigada, Henrique

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
querenagem


Explanation:
Pôr o navio em sêco para limpar,inspeccionar e beneficiar as obras vivas.Actualmente só é praticado em embarcações pequenas,tais como traineiras,etc.

Querenagem= limpeza ou reparação de um navio



--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 20:53:41 (GMT)
--------------------------------------------------

Regulamento do Sistema Tarifário dos Portos do Continente

Decreto-Lei n.º 273/2000

operações de movimentação de efluentes ou inertes que contribuam para a conservação do ambiente, incluindo limpeza, desgaseificação e inertização em estação apropriada, *** querenagem, *** incluindo ou não reparação, ou aprestamento em estaleiro, incluem as taxas devidas pelos serviços de acostagem aos cais especializados onde se efectuem tais operações.

http://www.portodeaveiro.pt/regulamentos/o_decreto.htm

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Mais uma vez obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: bom trabalho de investigação
5 mins

agree  Paulo Wengorski
16 mins

agree  António Ribeiro: Muito bem.
8 hrs

agree  Gabriela Frazao: excelente! Há inúmeras referências no Google em pt-pt
14 hrs

agree  airmailrpl
1 day13 hrs