KudoZ home » English to Portuguese » Other

sheer length of time

Portuguese translation: o tempoa idade que este processo tem


19:25 Feb 12, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: sheer length of time
What makes this truly remarkable is the sheer length of time this has been playing out.This is probably one of the longest lifecycles on earth. Nights like these for the last hundred million years, turtles lhave been hauling themselves out of the ocean to lay their eggs.
marinacast
Portuguese translation:o tempoa idade que este processo tem
Explanation:
Sem querer contradizer as alternativas já apresentadas, talvez eu optasse por não traduzir literalmente:

"O que o torna realmente impressionante, é o tempo/a idade que este processo tem."

Sugestão :)

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2012-02-12 23:22:24 GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa pelo lapso no termo que sugeri!

o tempo/a idade

:)
Selected response from:

André Fachada
Portugal
Grading comment
Thank you
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4a própria magnitude do período de tempoBV1
3 +1o tempoa idade que este processo tem
André Fachada
4duração de tempo totalxxxsflor
Summary of reference entries provided
grande lapso/espaço de tempo
spielenschach1

  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
duração de tempo total


Explanation:
Diria assim, duração ou período de tempo completo(a) / total.

xxxsflor
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
o tempoa idade que este processo tem


Explanation:
Sem querer contradizer as alternativas já apresentadas, talvez eu optasse por não traduzir literalmente:

"O que o torna realmente impressionante, é o tempo/a idade que este processo tem."

Sugestão :)

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2012-02-12 23:22:24 GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa pelo lapso no termo que sugeri!

o tempo/a idade

:)

André Fachada
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Thank you

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Bittencourt
5 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a própria magnitude do período de tempo


Explanation:
Entendo que o que faz notável o acontecimento a que se alude é a própria duração do período de tempo no qual ele se desenrola, isto é, desde o primeiro momento em que supostamente ocorreu.

Variantes.

Simplesmente o período/intervalo/duração do tempo etc.

Meramente o período de tempo, etc.

A própria magnitude do espaço de tempo, etc.

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68




Reference comments


19 mins
Reference: grande lapso/espaço de tempo

Reference information:
Sheer numbers = very large numbers eg Obama won by a sheer number of votes
http://www.italki.com/answers/question/44320.htm
http://www.google.pt/#sclient=psy-ab&hl=pt-PT&source=hp&q=sh...

spielenschach1
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20