KudoZ home » English to Portuguese » Psychology

make exaggerated claims

Portuguese translation: fazer pretensões exageradas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:make exaggerated claims
Portuguese translation:fazer pretensões exageradas
Entered by: Michael Powers (PhD)

19:58 Nov 4, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Psychology
English term or phrase: make exaggerated claims
We must not, however, make exaggerated claims for our theories and models. As de Beaugrande warns:

It is inappropriate to expect that a theoretical model of translation should solve all the problems a translator encounters. Instead, it should formulate a set of strategies for approaching problems and for coordinating the different aspects entailed.
Kássia Carvalho
Brazil
fazer pretensões exageradas
Explanation:
Acho que isto é o que quer dizer

Harper Collins

Mike :)
Selected response from:

Michael Powers (PhD)
United States
Grading comment
Muito obrigada a todos!!! Mas acho que nesse contexto, 'make a claim' está no sentido que Mike sugeriu, ou seja, 'ser pretensioso', 'ter pretensão'.


4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1defender exageradamenteargus
5 +1fazer alegações exageradas
Ricardo Fonseca
5 +1fazer afirmações exageradas
lenapires
5exagerar o alcance dexxx00000000
4 +1defender exageradamente
Clauwolf
5criar expectativas exageradas
MLeiria
5esperar demasiado
CristinaPereira
5Fazer reivindicações exageradasxxxTrustmark
4fazer pretensões exageradas
Michael Powers (PhD)
4aplicar com exagêro
Roberto Cavalcanti


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fazer pretensões exageradas


Explanation:
Acho que isto é o que quer dizer

Harper Collins

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito obrigada a todos!!! Mas acho que nesse contexto, 'make a claim' está no sentido que Mike sugeriu, ou seja, 'ser pretensioso', 'ter pretensão'.


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
defender exageradamente


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 10

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  argus: Desculpe Cláudio, não vi que você já havia sugerido isso.
9 hrs
  -> neurônios alinhados e sinapses concordantes...

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
fazer alegações exageradas


Explanation:
no mesmo sentido em que claim é utilizado para alegar, por exemplo: He claims that it´s his invention; ele alega

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 hr
  -> obrigado

53 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aplicar com exagêro


Explanation:
forçar a aplicação

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
fazer afirmações exageradas


Explanation:
Penso que neste contexto pode perfeitamente utilizar-se o termo "afirmações" que segundo o Dicionário de Inglês-Português da Michaelis também é correcto.

Exemplo~:
ZDNet Portugal - ZDNN
... Por exemplo, o Inspector-Geral do Pentágono descobriu, durante uma auditoria,
que a classe militar estava a fazer afirmações exageradas quanto os seus ...
www.zdnet.pt/zdnn/internet/99-8-19_123448.shtml - 21k - Em cache - Páginas Semelhantes



lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes: especialmente neste contexto.
6 hrs
  -> obrigado spgomes.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
Fazer reivindicações exageradas


Explanation:
Tradução direta

xxxTrustmark
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
esperar demasiado


Explanation:
Não devemos, porém, esperar demasiado das nossas teorias e modelos

CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
criar expectativas exageradas


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-04 22:41:11 (GMT)
--------------------------------------------------

ou: \"dar um crédito exagerado\".

MLeiria
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
exagerar o alcance de


Explanation:
exagerar o alcance das nossas teorias

xxx00000000
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in EnglishEnglish

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
defender exageradamente


Explanation:
Não devemos, no entanto, defender exageradamente nossas teorias e modelos.

argus
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
5 hrs