KudoZ home » English to Portuguese » Other

hype

Portuguese translation: alarde, publicidade, exagero


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hype
Portuguese translation:alarde, publicidade, exagero
Entered by: Claudia da Matta

12:19 Nov 5, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: hype
"there has been a lot of hype about the role that interactivity can play in learning in interactive TV with little sound theoretical basis"
Victor Hart
alarde, publicidade, exagero
Explanation:
hype = alarde, publicidade, exagero

Todos esses significados acima se encaixam bem no seu texto.

=========================
Quick definitions (hype)
noun: blatant or sensational promotion

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 31 mins (2003-11-05 16:50:50 GMT)
--------------------------------------------------

O primeiro significado abaixo (= alarde, publicidade, exagero) é o que se encaixa no seu contexto:

hype
noun 1. exaggeration; hyperbolic description, especially as produced by the media or in advertising: all the hype about the Olympics. 2. excitement; thrill: the hype of just being there. 3. excited activity; hustle and bustle: getting away from the hype of Surfers\' Paradise. --verb 4. to acclaim, announce or promote hyperbolically: the book has been hyped into the bestseller lists. --phrase

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 34 mins (2003-11-05 16:53:46 GMT)
--------------------------------------------------

QuilomboDigital] =?ISO-8859-1?Q?=E9_o_software!?= - [ Translate this page ]
... Lançada com muito alarde em junho de 2001, a TV interativa é parte de uma
iniciativa para tornar a Microsoft menos dependente do mercado de PCs. ...
www.quilombodigital.org/pipermail/quilombodigital/ 2002-August/003687.html - 6k - Supplemental Result


JornalDaMidia.Com : Jovens brasileiros entram no crime no Japão - [ Translate this page ]
... Publicação produzida com o sistema JornalFácil da Interativa.PBP. ... O investigador
afirmou que a imprensa japonesa \"faz muito alarde\" sobre o aumento da ...
www.jornaldamidia.com.br/noticias/2002/ 10/Jovensbrasileirosentramn.shtml - 42k
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
There were many excellent suggestions - this one came backed up with concrete examples.
Thanks to all!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4falatório/expectativas
CristinaPereira
5 +3alarde, publicidade, exagero
Claudia da Matta
4 +4falatório / tititi
Michael Powers (PhD)
5 +1papo furado
airmailrpl
5 +1exageroarbee
5 +1polémica / celeuma
Ricardo Fonseca
5furor
Paula Vaz-Carreiro
5hype (veja explicação)
Paulo Celestino Guimaraes
5lábia / papo / paleioAmilcar
5enganação / enrolação / cascata
José Antonio Azevedo
5 -1diz que diz
lenapires


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5
enganação / enrolação / cascata


Explanation:
Usando português do Brasil.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
falatório / tititi


Explanation:
Harper Collins

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1693

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: as you can see, we both answered at 12:21 pm :-)
2 mins
  -> obrigado, Cristina - Mike :)

agree  Clauwolf
1 hr

agree  Cecilia Bartalotti
1 hr

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
4 hrs

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
falatório/expectativas


Explanation:
tem havido muito falatório sobre...
criaram-se grandes expectativas sobre...

CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1687

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Michael Powers (PhD): I agree wholeheartedly - Mike :)
5 mins
  -> Obrigada, Mike

agree  Ana Almeida
26 mins
  -> Obrigada, Ana

agree  niobe
4 hrs
  -> Obrigada, Niobe

agree  rhandler
12 hrs
  -> Obrigada, Rhandler

38 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
exagero


Explanation:
(que geram expectativas irrealistas).

arbee
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 90

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Isto é o que hype Denota. Proponho "circulado muito exagero". Fica um pouco manco no de Conotação, mas não sei de melhor.
4 hrs
  -> thx. Afirmações exageradas também funcionará

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
diz que diz


Explanation:
Esta expressão é muito utilizada em Pt-pt.

lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  CristinaPereira: diz que diz é boato. Não é o mesmo que hype
1 hr

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
alarde, publicidade, exagero


Explanation:
hype = alarde, publicidade, exagero

Todos esses significados acima se encaixam bem no seu texto.

=========================
Quick definitions (hype)
noun: blatant or sensational promotion

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 31 mins (2003-11-05 16:50:50 GMT)
--------------------------------------------------

O primeiro significado abaixo (= alarde, publicidade, exagero) é o que se encaixa no seu contexto:

hype
noun 1. exaggeration; hyperbolic description, especially as produced by the media or in advertising: all the hype about the Olympics. 2. excitement; thrill: the hype of just being there. 3. excited activity; hustle and bustle: getting away from the hype of Surfers\' Paradise. --verb 4. to acclaim, announce or promote hyperbolically: the book has been hyped into the bestseller lists. --phrase

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 34 mins (2003-11-05 16:53:46 GMT)
--------------------------------------------------

QuilomboDigital] =?ISO-8859-1?Q?=E9_o_software!?= - [ Translate this page ]
... Lançada com muito alarde em junho de 2001, a TV interativa é parte de uma
iniciativa para tornar a Microsoft menos dependente do mercado de PCs. ...
www.quilombodigital.org/pipermail/quilombodigital/ 2002-August/003687.html - 6k - Supplemental Result


JornalDaMidia.Com : Jovens brasileiros entram no crime no Japão - [ Translate this page ]
... Publicação produzida com o sistema JornalFácil da Interativa.PBP. ... O investigador
afirmou que a imprensa japonesa \"faz muito alarde\" sobre o aumento da ...
www.jornaldamidia.com.br/noticias/2002/ 10/Jovensbrasileirosentramn.shtml - 42k

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
There were many excellent suggestions - this one came backed up with concrete examples.
Thanks to all!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
52 mins
  -> Obrigada, Henrique

agree  Ricardo Fonseca
2 hrs
  -> Obrigada, Ricardo

agree  Cecilia Bartalotti
2 days0 min
  -> Obrigada, ccamargo

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lábia / papo / paleio


Explanation:
Nenhum traduz completamente a ideia de hype, mas com eles a frase diz tudo o que o original conota.

Papo está um tanto esticado. Paleio só se ouve (ou ouvia, mais do que ouve) em Pt.

Lábia é vernáculo, e o melhor. A ideia de "vender a banha da cobra" está explícita, e o resto sai bem do todo, v.g., o exagero.



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
polémica / celeuma


Explanation:
uma sugestão mais formal embora mais restrita também

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Vaz-Carreiro: quite a good suggestion methinks...
1 day16 hrs
  -> thanks, dependes on the context

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
hype (veja explicação)


Explanation:
A palavra hype significa o que é original (que ainda não chegou ao mainstream) e é legal e novo e vai virar moda, daí um excesso de exposição e publicidade por parte da mídia e uma vez virando moda o hype se torna popular ou pop.
Ao que tudo indica a palavra hype nasceu na redação do Variety.

Ainda tem muita gente que confunde festa/evento "hype" com festa badalada, freqüentada por gente bonita, famosa.
Veja referência abaixo.
Page 1. Techno-Clubber-Club Carolina Rodrigues Paz CSO/UFSC/99 Page
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA


--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs 39 mins (2003-11-05 22:58:12 GMT)
--------------------------------------------------

Talvez, neste conteexto específico, \"hype\" poderia significar \"dar enfoque exagerado ou importância exagerada\" à interatividade.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs 19 mins (2003-11-06 11:38:57 GMT)
--------------------------------------------------

Ou ainda publicidade exagerada.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs 22 mins (2003-11-06 11:41:15 GMT)
--------------------------------------------------

Sensacionalismo, quem sabe.


    Reference: http://www.idilica.com.br/pdfs/tcc.PDF
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Amilcar: Para saber o que hype significa em ing americano, que é donde vem, o melhor é consultar, v.g., o Am Heritage, imbatível no uso atual e precisão das definições. Eu? Primeiro consulto a pinha, depois (talvez) o Am Heritage. Ou um dos Oxbridges.
31 mins

1 day2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
papo furado


Explanation:
Fórum dos Leitores - Estadao.com.br - ... que "amor à camisa da Seleção do Brasil é papo furado", ninguém entende ... É preciso
voltar ás raízes brasileiras (chega de comercialismo, hype no futebol ...
www.estadao.com.br/ext/especiais/forum/sb/

www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult512u102.shtml - 46k - 4 Nov 2003 - Cached - Similar pages

A internet existe e não é energia elétrica -
... É essa analogia eu que gostaria de propor: que o "hype" ao redor da ... Hoje, essa conversa de Internet como fonte de informação e cultura parece papo furado. ...
www.sit.com.br/SeparataNET028.htm


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Tb pensei em papo furado / conversa fiada. Serve. Mas sugere mais "idle talk", o tal amor à camisa do time, etc.
2 hrs
  -> pode ser

2 days1 min   confidence: Answerer confidence 5/5
furor


Explanation:

furor
substantivo masculino
1. agitação violenta de ânimo; estado de exaltação interior; fúria;
2. acesso repentino de agitação violenta;
3. entusiasmo; arrebatamento;
4. frenesi; delírio;
5. força; ímpeto; violência;
MEDICINA furor uterino exagero patológico do desejo sexual na mulher;
fazer furor fazer muito sucesso; causar sensação;

E que tal 'FUROR'?
Seems just right IMHO...
Good luck with choosing from soooooo many suggestions!
:)

Paula Vaz-Carreiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 564