KudoZ home » English to Portuguese » Other

demonstrative projects

Portuguese translation: example projects / demonstration projects


13:59 Nov 12, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: demonstrative projects
I have another strange expression here- demonstrative projects
"support from PD/A - demonstrative projects"

Please reply in English.
Anette Herbert
Portuguese translation:example projects / demonstration projects
Explanation:
I don't really know - this is a guess!
Selected response from:

Daniel Marcus
United Kingdom
Grading comment
Actually, not a bad guess at all. Demonstration projects makes it a lot clearer. Thank you!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4projetos demonstrativosClarice Ferreira
5Projetos (de) demonstraçãorhandler
5projetos demonstrativos (projects that serve to explain
Claudia da Matta
4explanatory projects
Erika McGovern
2example projects / demonstration projects
Daniel Marcus


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
projetos demonstrativos


Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 16:48:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Projetos Demonstrativos - PD/A

O projeto visa o apoio a comunidades e organizações de pequenos agricultores, seringueiros, indígenas e ambientalistas na Amazônia e na Mata Atlântica e em ecossistemas associados, promovendo a elaboração, o teste e a disseminação de novos métodos que viabilizem um uso sustentável dos recursos naturais. Sindicatos de pequenos agricultores e pescadores, pequenas cooperativas, representações de populações indígenas e grupos oriundos da igreja tematizam questões ambientais e começam a mostrar interesse pelo uso sustentável de recursos naturais. Até agora quase não dispomos de informações sobre projetos de pequeno porte com caráter inovador, demonstrativo e replicável que tenham sido realizado com sucesso pelas ONGs, pelos movimentos de base ou pela administração pública e que possam servir de modelo para outras organizações e instituições. Por um lado, as organizações de base (p. ex. o Grupo do Trabalho Amazônico - GTA com cerca de 300 grupos-membros e a Rede Mata Atlântica - RMA com cerca de 40 grupos-membros) têm pouca experiência em defender os seus interesse por procedimentos oficiais nas entidades administrativas. Por isso precisam de apoio no contato com as instituições estatais. Por outro lado, as entidades administrativas e os seus representantes também ainda têm pouca experiência com o trabalho com as ONGs.


Objetivo do Projeto
Populações locais na Amazônia e na Mata Atlântica devem elaborar modelos inovadores de manejo sustentável dos recursos naturais e adquirir novos conhecimentos para poderem preservar os recursos naturais viabilizando deste modo um desenvolvimento sustentável.
Assim contribuirão para o objetivo superior do projeto: a proteção da biodiversidade e a melhoria do padrão de vida das pessoas nas respectivas regiões.
O grupo-alvo diretamente beneficiado é composto por ONGs, grupos de base e unidades da administração municipal nas duas regiões. Deve ser apoiados com informações e verbas na realização de pequenos projetos visando a preservação das florestas e do meio ambiente em geral. A população local é beneficiada indiretamente pelo programa participando ativamente dos projetos demonstrativos.


Os resultados a serem alcançados são os seguintes:
Garantir o financiamento de pequenos projetos
Implementar a infraestrutura executiva necessária para a realização dos projetos demonstrativos segundo as suas tarefas (sessões da comissão executiva, tramitação dos documentos de planejamento e avaliação, sistema informativo de gerenciamento)
Viabilizar a participação das redes de ONGs junto à Secretaria Técnica (ST-PD/A) na realização do programa
Apoiar a realização decentralizada dos subprojetos pelas instituições executoras
Disseminar as experiências e os resultados dos subprojetos
Possibilitar a troca de informações entre os subprojetos

A duração total da participação da GTZ será de cerca de cinco anos.


Situação Atual
A Secretaria Técnica (ST-PD/A) já aprovou 70 projetos num volume de 9 milhões de US$. A maioria dos projetos será realizada na Amazônia, mas cerca de 20% na Mata Atlântica. Com a participação de ONGs já foram realizados cursos sobre o planejamento e a realização de projetos e sobre a correta apresentação de uma proposta de projeto. No caso da cooperação com o projeto PRORENDA os grupos de base e as ONGs participaram desde o início do planejamento.


O projeto será realizado em cooperação com os seguintes projetos/organizações:
Subprograma Política de Recursos Naturais
Projetos bilaterais associados PNMA/IBAMA e IEF/MG
PRORENDA - Pará

Responsáveis:
Coordenador da GTZ no Brasil: Thomas Faltheuer;
Fone: 0055-91-2412654;
correio eletrônico: thomas.faltheuer@mma.gov.br
Divisão Brasil (GTZ Alemanha): Dr. Alexander Graf zu Stollberg;
Fone: 06196/ 792338;
correio eletrônico: alexander.stollberg@gtz.de
Divisão Técnica (GTZ Alemanha): Guenter Hollenbach;
Fone: 0049-6196-791607
correio eletrônico: Guenter.Hollenbach@gtz.de

http://www.gtz.de/pp-g7/portugues/proj03.htm


Clarice Ferreira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes: Projetos Demonstrativos -PD /AO projeto visa o apoio a comunidades...
17 mins

agree  Ricardo Fonseca: projectos em pt-pt
38 mins

agree  verbis
48 mins

agree  LeCampos
1 hr

58 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Projetos (de) demonstração


Explanation:
Both forms are used in Portuguese: "projeto demonstração" and "projeto de demonstração", literal translations, as indicated in these examples:

Pólo Cerâmico de Campos dos Goytacazes - Uma Questão de ...
... mapeamento das jazidas e zoneamento Problema Detectado: lavra inadequada Solução Proposta: projeto demonstração de lavra experimental Problema Detectado ...
www.drm.rj.gov.br/item.asp?chave=32

[PDF] Projetos de Demonstração Projetos de Demonstração Projetos de ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Projetos de Demonstração Projetos de Demonstração Projetos de Demonstração
Redes de ... entre Europa e América Latina Exemplo de projeto: ATTRACT Exemplo de ...
138.100.73.60/apisel/documents/ MTA_e-salud_portuguese.pdf

Seminário de Divulgação do Programa @LIS
... Os recursos do Projeto Demonstração não podem ser usados para prover bolsas
de estudo ou enviar pessoas físicas para workshops de treinamento. ...
infoday-alis.socinfo.org.br/faq_elaboracao.asp


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
explanatory projects


Explanation:
If you give more context, we'll be able to help you more accurately :)

Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 263

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
projetos demonstrativos (projects that serve to explain


Explanation:
or illustrate something.)


===================================

In the following text, 'demonstrative projects' means that it will give financial reasons to carry out the program:

"One of the components of this Programme - Demonstrative Projects A (PD/A) - is a financial mechanism for supporting innovative projects to be executed by local communities, NGOs and municipalities, which would generate replicable experiences of sustainable management of these regions natural resources."

=================================

References:


Agreement with Germany will provide R$ 32 million to PD/A’s ...
... projects in the Atlantic Rain Forest through the Mata Atlântica subprogram of the
Projetos Demonstrativos/A - Demonstrative Projects - (PD/A). The agreement ...
www.socioambiental.org/website/noticias/ english/brazil/2002-02-20-05-23PM.html - 11k

[PDF] MMAABB TTFF DDQQEEBBRR Questionnaire for Biosphere Reserve ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... de Execução Descentralizada) which has supported projects of municipalities and
NGOs in the Mata Atlântica area; 2. PD/A (Projetos Demonstrativos tipo A, do ...
www.unesco.org/mab/qualityEconomies/ questionnaires/QuestBrazil.pdf - Similar pages

[PDF] Social Balance Sheet – Brochure Version
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... 18 Demonstrative Projects A - PD/A Banco do Brasil was instrumental in setting up a Special Projects Subprogram (Subprograma Projetos Demonstrativos A –PD/A ...
bb.com.br/portal/bb/ri/eng/dwn/socialrep1999.pdf


Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

4 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
example projects / demonstration projects


Explanation:
I don't really know - this is a guess!

Daniel Marcus
United Kingdom
PRO pts in pair: 20
Grading comment
Actually, not a bad guess at all. Demonstration projects makes it a lot clearer. Thank you!