KudoZ home » English to Portuguese » Other

candle stove

Portuguese translation: fogão da vela


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:candle stove
Portuguese translation:fogão da vela
Entered by: Pedro Afonso

14:58 Dec 4, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: candle stove
we need to add a candle stove to the kitchen
Ana Moura
fogão da vela
Explanation:
Uma proposta minha

Boa sorte Ana!

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-04 15:10:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Correctura:

fogão de velas
Selected response from:

Pedro Afonso
Germany
Grading comment
Obrigada!
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4fogareiro a vela
Claudio Mazotti
5 +1réchaud
Erika McGovern
4 +1Réchaud
airmailrpl
5fogareiro a velasAntónio Ribeiro
5humidificador ceramico para velas ou simplesmente essencario
Sonia Heidemann
5forno / fornalha para velas
lenapires
4espiriteira
Roberto Cavalcanti
4fogareiroAmilcar
3fogão da velaPedro Afonso


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5
forno / fornalha para velas


Explanation:
Penso que seja isto.

lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
fogareiro a vela


Explanation:
minha opção...

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 5851

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes: ou fogão a velas, cheerS! :-)
1 hr

agree  Marcelo Fogaccia: É a tradução literal, mas... isso existe? Alguma referência?
1 hr

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: a 'candle stove' is 'quebra-galho' when you don't have access to the real thing.
1 hr

agree  rhandler
12 hrs

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
espiriteira


Explanation:
é o que me surge

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fogão da vela


Explanation:
Uma proposta minha

Boa sorte Ana!

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-04 15:10:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Correctura:

fogão de velas

Pedro Afonso
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 11
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Lúcia Lopes: não ficaria melhor "fogão a velas"? Vide em http://frugalliving.about.com/library/blcstove.htm This is a simple emergency stove that will boil water, cook a stew and provide a small amount of heat. You'll need an empty, clean paint can or something of (..
1 hr

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
humidificador ceramico para velas ou simplesmente essencario


Explanation:
São utilizados como condutores para difusão da essência aromática. São aromatizadores de efeito rápido e grande alcance.

MODO DE USAR: encher de água o recipiente do umificador e verter de 3 a 5 gotas da essência desejada. Acender a vela que o acompanha, e o aroma se propagará rapidamente no ambiente. Apresentados em bonitas e diversas formas, como clássico, tetera, pino, delfin, etc.






    Reference: http://janddsurvivalproducts.com/cgi-bin/quickstore.cgi?cate...
    Reference: http://www.vicofarma.com.br/barradelink/aroma/default.asp
Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 266

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
réchaud


Explanation:
Sei é traduzir do inlgês para o francês, mas temos essa palavra no Aurélio e trata-se exatamente disso.
A referência abaixo é sobre "artigos de sobrevivência", mas mostra uma imagem de um "candle stove" para se levar em acampamento.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 57 mins (2003-12-04 16:56:14 GMT)
--------------------------------------------------

E talvez neste caso não seja só um \"quebra-galho\", pode ser para manter um prato quente enquanto o outro está sendo preparado (questão de etiqueta servir os dois pratos juntos em uma mesa - e quente!, em vez de um de cada vez)


    Reference: http://www.janddsurvivalproducts.com/cgi-bin/quikstore.cgi?c...
Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 263

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Sormane Fitzgerald Gomes: a 'candle stove' is definitely a back-up cooking stove (for an emergency; when you go camping etc). For warming things, as far as I know, 'rechaud' is the word. My thoughts : )
53 mins
  -> Yes, back-up when you go camping, what is definitely not the case here...

agree  Maria Henna
6 hrs
  -> Thank you! :)

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fogareiro


Explanation:
Neste caso serve. Não esquecer que neste caso se trata de equipar a cozinha.

(Sem mais contexto ...)


Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Réchaud


Explanation:
Réchaud - (Richô)
Fogareiro, abastecido com Álcool, Gel, ou vela. Em que o Maître ou o Garçom usa para preparar os alimentos à vista do Cliente, ou para manter os alimentos quentes durante o jantar. Cada Réchaud serve de duas a quatro pessoas.
http://www.garcon.hpg.ig.com.br/terminologia.htm

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 52 mins (2003-12-04 19:50:32 GMT)
--------------------------------------------------

Tramontina - Brasil -
... PRODUTOS, Utilidades Domésticas, Rechaud e Fondue, Rechaud, ::: 61040/010 ::: Rechaud Banho Maria Retangular, ::: 61040/020 ::: Rechaud Banho Maria Retangular, ...
www.tramontina.com.br/ produto_categoria.asp?language=0&categoria=73

Produtos -
... Trabalho Garantido. Para sua tranquilidade, levamos todo material necessário para construção. :: Réchaud. Acessórios. Churrasqueiras. Telhado Colonial. ...
www24.brinkster.com/costaesilva/rechaud.htm

Bicos & Bordas - Sua boutique virtual em artesanato -
Velas para Réchaud - com Latinha, R$0,40. ... Mais Comprados, 01. Velas para Réchaud. 02. Velas Coloridas para Réchaud. 03. Velas para Réchaud - com Latinha. 04. ...
store-bicosebordas.locasite.com.br/loja/produtos_info.php/ cPath/23_40/products_id/293

MV - ALUGUEL DE MATERIAL PARA FESTA.
... Pote Suco, 5,00. Réchaud Banho Maria Molho Prata, 10,00. Réchaud Barro Grill Jogo, 15,50. Réchaud Chapa Redonda Prata, 9,50. Réchaud Chapa Retangular Prata, 17,50. ...
www.mvaluguel.com.br/diversos.htm

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Erika McGovern: :)
5 mins
  -> agradeço

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
fogareiro a velas


Explanation:
Eu diria assim.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218