KudoZ home » English to Portuguese » Other

working / non working days

Portuguese translation: dias úteis / dias não úteis


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:working / non-working day
Portuguese translation:dias úteis / dias não úteis

20:58 Dec 7, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: working / non working days
How do you say it in Portugal?
Help appreciated.
Blanca Ch.
dias úteis / dias não úteis
Explanation:
Here are some examples from Portugal sites:

mobi - computadores portáteis e de bolso
... da entrega não existir ninguém para a receber, a mesma estará disponível para levantamento na estação de correios mais próxima no prazo de 5 dias úteis ...
www.mobi.com.pt/shipping.php

Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas
... 295 - 27554 Aberto das 13:00 às 19:00 nos dias úteis Serviços de
Apoio ao Contribuinte (Ministério das Finanças) Aveiro: Av. ...
www.secomunidades.pt/apoios/sac.html

MARL
... Mercados - Cargas e Descargas, Dias, Abertura, Encerramento. Frutas e Hortículas,
Dias úteis, 14h30, 18h00. Flores e Plantas Ornamentais, Dias úteis, 14h30, 18h00. ...
www.marl.pt/informacoes/horarios.asp

Acórdão 381/03
... 82, esse prazo, que se impõe à administração e ao Tribunal, é, como se viu acima, de dez dias, prazo que, note‑se, não se suspende nos dias não úteis ...
www.tribunalconstitucional.pt/acordaos/ acordaos03/301-400/38103.htm

Correio do Leitor
... Câmara: Queijas e os Transportes Prezado Senhor,. Motivos pelos quais
a Carreira n.º 6 não opera aos dias não úteis: (…) 1 ...
www.cm-oeiras.pt/Boletim/1999_04/ correio_do_leitor.html

Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra
... de Domingo, e em que o primeiro dia útil subsequente seria 17 (segunda-feira), intervalando
entre as duas datas o prazo de dois dias, não úteis, a citação ...
www.dgsi.pt/jtrc.nsf/0/ 70ce7b17c97444c680256d01004e30e8?OpenDocument

Selected response from:

rhandler
Grading comment
You've been most helpful and kind. Thank you rhandler.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6dias de trabalho / dias de folgaAntónio Ribeiro
5 +3dias úteis / dias não úteisrhandler
5 +3Que tal preencher seu perfil no ProZ?
José Antonio Azevedo
5 +2dias úteis (ou de trabalho) e dias feriados (ou dias de folga)
José Serodio
5 +1días laborais / dias de descanso laboral
Maria Luisa Duarte


Discussion entries: 9





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
dias úteis / dias não úteis


Explanation:
Here are some examples from Portugal sites:

mobi - computadores portáteis e de bolso
... da entrega não existir ninguém para a receber, a mesma estará disponível para levantamento na estação de correios mais próxima no prazo de 5 dias úteis ...
www.mobi.com.pt/shipping.php

Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas
... 295 - 27554 Aberto das 13:00 às 19:00 nos dias úteis Serviços de
Apoio ao Contribuinte (Ministério das Finanças) Aveiro: Av. ...
www.secomunidades.pt/apoios/sac.html

MARL
... Mercados - Cargas e Descargas, Dias, Abertura, Encerramento. Frutas e Hortículas,
Dias úteis, 14h30, 18h00. Flores e Plantas Ornamentais, Dias úteis, 14h30, 18h00. ...
www.marl.pt/informacoes/horarios.asp

Acórdão 381/03
... 82, esse prazo, que se impõe à administração e ao Tribunal, é, como se viu acima, de dez dias, prazo que, note‑se, não se suspende nos dias não úteis ...
www.tribunalconstitucional.pt/acordaos/ acordaos03/301-400/38103.htm

Correio do Leitor
... Câmara: Queijas e os Transportes Prezado Senhor,. Motivos pelos quais
a Carreira n.º 6 não opera aos dias não úteis: (…) 1 ...
www.cm-oeiras.pt/Boletim/1999_04/ correio_do_leitor.html

Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra
... de Domingo, e em que o primeiro dia útil subsequente seria 17 (segunda-feira), intervalando
entre as duas datas o prazo de dois dias, não úteis, a citação ...
www.dgsi.pt/jtrc.nsf/0/ 70ce7b17c97444c680256d01004e30e8?OpenDocument



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
You've been most helpful and kind. Thank you rhandler.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca
9 mins
  -> Obrigado, Ricardo

agree  Claudio Mazotti
2 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

disagree  José Serodio: «dia não útil» (literally «useless day») is a nonsense because all the days of our lives are indeed equally useful, beneficial and benefic, be it to work, to rest or else just to live!
2 hrs
  -> Pois é assim que se diz, senhor Seródio. Veja os exemplos acima, todos portugueses!

agree  Amilcar
21 hrs
  -> Obrigado, Amilcar

agree  MLeiria
21 hrs
  -> Obrigado, MLeiria

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
días laborais / dias de descanso laboral


Explanation:
+

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca
6 mins
  -> obrigado!

neutral  José Serodio: boa sugestão a de «dias de descanso laboral»; Em Portugal, porém, «dias laborais» não 'soa' bem nem é sequer utilizado.
2 hrs
  -> hmmmm!

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Que tal preencher seu perfil no ProZ?


Explanation:
Se você quer a nossa ajuda, que tal antes de mais nada identificar-se, preenchendo seu perfil no ProZ? Além de ser uma questão de educação e consideração para com os colegas que a ajudam, ainda há o fato de que muitos de nós não gostam de responder a anônimos e semi-anônimos.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Serodio
2 hrs
  -> Obrigado, José.

agree  lenapires: Mais um...
16 hrs
  -> Obrigado, Lena. Eles estão proliferando...

agree  SCosta
17 hrs
  -> Obrigado, SCosta.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
dias de trabalho / dias de folga


Explanation:
Outra sugestão. É assim que se diz em Pt-Pt.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Serodio
46 mins

agree  CristinaPereira: É isto mesmo
3 hrs

agree  Hermann
13 hrs

agree  lenapires
15 hrs

agree  SCosta
17 hrs

agree  Amilcar: Lá no meu bairro é dias de folga (Eh pá, tu não tens folga ao domingo? Mas quase toda gente tem.
19 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
dias úteis (ou de trabalho) e dias feriados (ou dias de folga)


Explanation:
dias úteis (ou de trabalho): working days; weekdays.

dias feriados (ou dias de folga): non-working days; national holidays; feast days, idle day, bank holidays.

Note: «dia não útil» (literally «useless day») is a nonsense because all the days of our lives are indeed equally useful, beneficial and benefic, be it to work, to rest or else just to live!


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-07 23:29:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Nota:

Este é um site de Tradutores profissionais.

(faço minhas a palavras do Colega José Antonio Azevedo:)

« Que tal preencher seu perfil no ProZ?

Se você quer a nossa ajuda, que tal antes de mais nada identificar-se, preenchendo seu perfil no ProZ? Além de ser uma questão de educação e consideração para com os colegas que a ajudam, ainda há o fato de que muitos de nós (muito justamente) não gostam de responder a anônimos e \'semi-anônimos\'. »


José Serodio
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 89

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Deolindo: Eu limitar-me-ia a “dia feriado” porque associo “dia de folga” a “day off”.
1 hr
  -> dependendo sempre do contexto claro que sim. Por isso é q as Traduções precisarão sempre de Tradutores para discernir (coisa q as máquinas jamais farão..)

agree  Amilcar: Não é muito comum usar [dia] feriado para designar "dias como os do fim de semana". Dia não útil é raro, mas o mais preciso, e tão lógico como útil -- ou a lógica é uma batata.
18 hrs
  -> :)