KudoZ home » English to Portuguese » Other

District / Neighborhood

Portuguese translation: distrito / bairro


23:05 Dec 13, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
/ Master Plan
English term or phrase: District / Neighborhood
MASTER PLAN (ANGOLA)

Neighborhood: (Primary school community unit) this is the basic community entity, which usually comprises between 1,200-2,000 dwellings unit and 7000-14,000 depending on the size of available support facilities, income, density and location within the town.

A Neighborhood is usually structured as a group of 2 to 5 Localities depending on the required size. It is supported by a Neighborhood Center, strategically located along a main road for easy walking and transport access. The center contains a primary school, a group of shops or medium size market, a government center containing municipality or government office, post office, telecommunication, and police station. It also contains a clinic, a bus terminal, a small park with children play area and optional library and community hall, as adapted in the land use plan.

District: (Secondary school community unit) this is the largest in the hierarchy of community or residential areas comprising about 4000 to 10,000 dwelling units or a population of some 25,000-55,000 depending on the type of the town as a whole, the size of support facilities available, residents income, density, the size of the area it occupies, and its location within the town. Districts are usually planned combining 2 to 5 neighborhoods around a strategically located District Center easily accessible especially by vehicles.

The District center may contain one or two secondary schools, large shopping center or large market, health center or small hospital, government building, municipal office, police, fire station, post office, telecom center, and transport terminal; as well as a library, district community hall, municipality and a large park with sports and play areas.

Estou cada vez mais baralhada com estes dois conceitos, não sei o que hei-de traduzir!!! Quem me pode ajudar??? De preferência em PT EUROPEU.

Obrigada,

Susana
Susana Figueiras
Portuguese translation:distrito / bairro
Explanation:
Bairro - Cada uma das partes em que se costuma dividir uma cidade ou vila, para mais precisa orientação das pessoas e mais fácil controle administrativo dos serviços públicos.

Distrito - Divisão administrativa de município ou cidade, compreendendo ger. mais de um bairro.


Portal do Distrito de Bragança
... Todas as escolas do Distrito de Bragança Ministério da Educação DGAE- Concursos
Professores Madeira- Concursos Professores Acesso ao Ensino SuperioR GAVE ...
Descrição: Portal do Distrito.
Categoria: World > Português > ... > Distrito de Bragança
www.bragancanet.pt/ - 32k - 13 Dez 2003 - Em cache - Páginas Semelhantes

visitas
... para o desenvolvimento de atividades de grupo.” Estaremos assim dando suporte
às escolas da Comunidade do Bairro Pompéia e adjacências, colocando à ...
homepages.sapo.pt/guestbooks/mcg.no.sapo.pt/ guestbook.php?displayBegin=1&ut=livro.htm - 17k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2003-12-13 23:50:46 GMT)
--------------------------------------------------

Como pode notar, o distrito é maior (residential areas comprising about 4000 to 10,000 dwelling units or a population of some 25,000-55,000) e o bairro, menor (comprises between 1,200-2,000 dwellings unit and 7000-14,000)

--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2003-12-18 21:34:26 GMT)
--------------------------------------------------

Ops, um pedido de desculpas para o Amilcar, conCelhos mesmo... me apressei.

Cultura, Educação e Ensino em Angola - Capítulo 44
... Podemos referir que, em 15 de Janeiro, o Boletim Oficial de Angola inseriu uma
portaria que criava setenta e dois postos no distrito de Benguela, mas a ...
www.geocities.com/Athens/Troy/4285/ensino44.html - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2003-12-18 21:36:07 GMT)
--------------------------------------------------

Assoc. Sindical do Pessoal do Tráfego da CARRIS (ASPTC) - ...
... profissão: guarda-freio; bilhete de identidade n. 12223927, do Arquivo de Lisboa;
naturalidade: freguesia de Angola, concelho de Angola, distrito de Angola ...
www.depp.msst.gov.pt/cict/bte/s1/99/20/b166.html - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

C.CAÇ.3372 - Angola 1971 - 1973 - Dedicatória
Na antiga colónia portuguesa de Angola (hoje República Popular de Angola), no
distrito do Zaire, junto à fronteira com o Congo Ex-Belga e próximo do Rio ...
www.sintraweb.pt/vet/page2.htm - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

Cabinda nao e\' Angola
... poderes públicos lusitanos a considerar o território do enclave de Cabinda como
...uma subdivisão administrativa, um distrito da colônia de Angola...O já ...
www.cabinda.net/cabindaNA.html - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Erika McGovern
United States
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7distrito / bairro
Erika McGovern
5 +2distrito / localidades vizinhas
Maria Luisa Duarte
5bairro / vizinhança
Ricardo Fonseca
4Município / bairroAmilcar


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
district / neighborhood
distrito / localidades vizinhas


Explanation:
localidades vizinhas:

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2003-12-13 23:26:01 GMT)
--------------------------------------------------

O governo japonês, através do seu embaixador em Angola, Yukio Sugano, concedeu, na passada quinta-feira, 13-12-01, uma ajuda de cinco milhões de dólares americano, à Angola, com o objectivo de desenvolver a segunda fase do Projecto de Abastecimento de Água às localidades vizinhas de Luanda, habitadas por cerca de vinte e cinco mil deslocados.
http://africa.sapo.pt/14/297197.html

DISTRITO:

Em 18 de Agosto de 1921, foi distribuída a quantia de cinquenta contos para aquisição de material escolar, destinado aos estabelecimentos de ensino dos diversos distritos de Angola. A maior verba coube, naturalmente, ao de Luanda, quinze contos, contando-se mil escudos (um conto) que se destinavam ao liceu; a seguir vinha o distrito de Huíla, com oito contos; em terceiro lugar apareciam os de Benguela e Congo, com cinco contos cada um; depois destes, Cuanza-Norte e Moçâmedes, com quatro mil escudos, Cuanza-Sul e Malanje, com três, Lunda, Moxico e Cubango, com mil escudos cada um deles.
Tendo sido extinta a província de Luanda, foi também extinto o correspondente fundo de instrução; e, sendo criada a província do Congo, o saldo existente passou a pertencer ao Fundo de Instrução da Província do Congo, logo criado. O território de Cabinda foi transformado num distrito, e por consequência criado o Fundo de Instrução do Distrito de Cabinda. A cidade de Luanda e seu termo ficou a constituir um concelho autónomo, e teve também o seu Fundo de Instrução do Concelho de Luanda.

No dia 7 de Setembro de 1949, foram extintos o Fundo Auxiliar do Ensino Primário (criado em 16 de Abril de 1927) e os Fundos de Instrução (estabelecidos segundo o disposto em 31 de Julho de 1937), os quais foram substituídos pelo Fundo Escolar de Angola; a sua forma de funcionamento tinha sido reestruturada em 18 de Março de 1942, como já dissemos. Com as alterações introduzidas pretendeu-se fazer a unificação das verbas cobradas e a sua aplicação segundo planos mais vastos e mais concordantes com as necessidades da população, procurando actuar mais equitativamente. Além disso, pretendeu-se ainda que passasse a ter maior influência na sua aplicação e administração a entidade a que dizia directamente respeito, os Serviços de Instrução Pública. Esclarecia-se, nesta altura, que deveria ter-se em vista a consecução dos seguintes fins:

http://www.geocities.com/Athens/Troy/4285/ensino34.html



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Ou "vizinhança", no lugar de "localidades vizinhas".
1 day 12 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
1 day 16 hrs

20 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
bairro / vizinhança


Explanation:
+

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
district / neighborhood
distrito / bairro


Explanation:
Bairro - Cada uma das partes em que se costuma dividir uma cidade ou vila, para mais precisa orientação das pessoas e mais fácil controle administrativo dos serviços públicos.

Distrito - Divisão administrativa de município ou cidade, compreendendo ger. mais de um bairro.


Portal do Distrito de Bragança
... Todas as escolas do Distrito de Bragança Ministério da Educação DGAE- Concursos
Professores Madeira- Concursos Professores Acesso ao Ensino SuperioR GAVE ...
Descrição: Portal do Distrito.
Categoria: World > Português > ... > Distrito de Bragança
www.bragancanet.pt/ - 32k - 13 Dez 2003 - Em cache - Páginas Semelhantes

visitas
... para o desenvolvimento de atividades de grupo.” Estaremos assim dando suporte
às escolas da Comunidade do Bairro Pompéia e adjacências, colocando à ...
homepages.sapo.pt/guestbooks/mcg.no.sapo.pt/ guestbook.php?displayBegin=1&ut=livro.htm - 17k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2003-12-13 23:50:46 GMT)
--------------------------------------------------

Como pode notar, o distrito é maior (residential areas comprising about 4000 to 10,000 dwelling units or a population of some 25,000-55,000) e o bairro, menor (comprises between 1,200-2,000 dwellings unit and 7000-14,000)

--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2003-12-18 21:34:26 GMT)
--------------------------------------------------

Ops, um pedido de desculpas para o Amilcar, conCelhos mesmo... me apressei.

Cultura, Educação e Ensino em Angola - Capítulo 44
... Podemos referir que, em 15 de Janeiro, o Boletim Oficial de Angola inseriu uma
portaria que criava setenta e dois postos no distrito de Benguela, mas a ...
www.geocities.com/Athens/Troy/4285/ensino44.html - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2003-12-18 21:36:07 GMT)
--------------------------------------------------

Assoc. Sindical do Pessoal do Tráfego da CARRIS (ASPTC) - ...
... profissão: guarda-freio; bilhete de identidade n. 12223927, do Arquivo de Lisboa;
naturalidade: freguesia de Angola, concelho de Angola, distrito de Angola ...
www.depp.msst.gov.pt/cict/bte/s1/99/20/b166.html - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

C.CAÇ.3372 - Angola 1971 - 1973 - Dedicatória
Na antiga colónia portuguesa de Angola (hoje República Popular de Angola), no
distrito do Zaire, junto à fronteira com o Congo Ex-Belga e próximo do Rio ...
www.sintraweb.pt/vet/page2.htm - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

Cabinda nao e\' Angola
... poderes públicos lusitanos a considerar o território do enclave de Cabinda como
...uma subdivisão administrativa, um distrito da colônia de Angola...O já ...
www.cabinda.net/cabindaNA.html - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 263
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
36 mins
  -> Thanks, Jorge :)

agree  Lúcia Lopes
54 mins
  -> Thank you, Maria :)

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
4 hrs
  -> Thanks, spgomes :)

agree  Claudia da Matta
5 hrs
  -> Thanks, Claudia :)

agree  Isabel Freitas: Estas são sem duvida as definições mais apropriadas
12 hrs
  -> Thank you, Isabel :)

agree  rhandler
13 hrs
  -> Thanks, rhandler :)

agree  José Henrique Lamensdorf
20 hrs
  -> Thank you, José :)

agree  António Ribeiro
23 hrs
  -> Thanks, António :)

disagree  Amilcar: ... em parte. Naturalmt Angola segue tradições pt: o distrito (v.g. Huíge) contém MILHARES de km2 e da ordem do milhão de pesoas. "Districts" supra são + como concelhos, mas o nome Angolano não pude ainda confirmar. Bairro para neighb é bem plausível.
4 days
  -> conSelhos, Amilcar ;-)

4 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Município / bairro


Explanation:
De acordo com o pouco que se pode encontrar no www que parece ser razoavelmente atualizado, as divisões territoriais de Angola são: províncias (18) com uma média da ordem de meio a > um milhão de pessoas; municípios (~170) com uma média da ordem de < 100,000 habitantes; e comunas (360) com populações médias da ordem das poucas dezenas de milhar.

Sendo assim, "district" é provavelmente o município. A descrição dada sugere-o fortemente. De modo algum distrito, que ademais já não se usa, ao que parece.

Também não conCelho (que colegas Brasileiros persistem em querer chamar conSelho), que não seria de resto senão um sinónimo de município, equivalente ao ing "county".

Neighbourhood poderia ser comuna, mas estou pouco convencido disso. A descrição dada (que presupõe áreas urbanas) coaduna-se bem com bairro, especialmente no caso urbano. Bairro não é ao que parece uma divisão administrativa formal, mas onde há gente há bairros e vizinhanças. Eu acho bairro mais realista.

To Erika: Please remember, it is conCelho, unless you are looking for advice.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-18 22:24:02 (GMT)
--------------------------------------------------

Outra referência (melhor que nada)

http://www2.ebonet.net/MPLA/index_nc.htm.

Ver Artigo 7





--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 16:21:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Uma busca mais aprofundada revela que, com toda prob, distrito não é hoje uma entidade territorial adm, embora haja ref a hospitais distritais. A quase totalidade das ref a distritos datam da era colonial.

Bairro, por outro lado parece ser uma entidade adm (ver p.ex. a ref supra .../MPLA/...) o que reforça a minha sugestão.

Princípio geral: \"nunca\" funciona equivalenciar ing \"district\" com pt \"distrito\". Distrito é uma coisa de dimensão a par ou logo abaixo de estado ou província (mesmo os 2 distritos federais no Brasil, mais ainda os distritos adm noutras partes do mundo lusófono); \"district\" é uma vizinhança pouco mais ou menos da ordem do bairro, ambos em geral urbanos, embora possa ser também algo maior, como um distrito dos Rotários :) ;)




    Reference: http://ecb.jrc.it/natprof/angola/newpage1.htm
Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275