KudoZ home » English to Portuguese » Other

The Pacific Rim Basin

Portuguese translation: Bacia do Pacífico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:The Pacific Rim Basin
Portuguese translation:Bacia do Pacífico
Entered by: Sidnei Arruda

22:06 Dec 16, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: The Pacific Rim Basin
Qual seria a tradução para essa área geográfica ?
Sidnei Arruda
Brazil
Bacia do Pacífico
Explanation:
seria isso

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2003-12-16 22:09:52 GMT)
--------------------------------------------------

Referências:

Carta Asiatica - Japao-Brasil/Bibliografia - NUPRI/USP
... 604p. ORTIZ-MENA LN, Antonio. \"Regional Integration in the Americas and the Pacific
Rim: A Project Report\". ... O Brasil ea Bacia do Pacífico. Cadernos do IPRI. ...
www.nupri.prp.usp.br/nupri/ cartasia_japao_brasil_bibliografia.htm - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] O Cenário Internacional eo Brasil do Ano 2020
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... comerciais terem se desenvolvido na Europa, América do Norte e Bacia do Pacífico,
podendo se ... Prospects for prosperity with peace in the Pacific Rim”. ...
www.mct.gov.br/CEE/revista/Parcerias6/altemani.pdf - Páginas Semelhantes

Relações Brasil-Japão: Aproximações e Distanciamentos.
... apresentados por Amaury Porto de Oliveira em seu texto \"O Brasil e a Bacia do Pacífico\". ... Regional
Integration in the Americas and the Pacific Rim: A Project ...
www.asiayargentina.com/usp-06.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2003-12-16 22:13:19 GMT)
--------------------------------------------------

Outras referências:

[PDF] FUNDAÇÃO VANZOLINI
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... No caso das fibras químicas, os países da Bacia do Pacífico fizeram uma clara
opção por se tornarem fornecedores em escala mundial de fibras químicas do ...
www.vanzolini.org.br/areas/desenvolvimento/cadeias-texteis/ Relatorio%20BNDES%20cadeias%20texteis.pdf

Íntegra - Agência Brasil - Radiobrás
... Fernando Henrique Cardoso destacou o grande interesse do Brasil na ampliação
do intercâmbio comercial com os países asiáticos e da bacia do Pacífico. ...
www.radiobras.gov.br/integras/97/integra_0110_3.htm - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2003-12-16 22:17:16 GMT)
--------------------------------------------------

Há inúmeras referências na Web para \"Bacia do Pacífico\". Cabe ressaltar que a presença do termo \"Basin\" não deixa dúvidas que \"Bacia\" tem que entrar na tradução.
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3Bacia do Pacífico
Claudia da Matta
5 +2Área do PacíficoAntónio Ribeiro
5 +1Bacia Litorânea do Pacíficorhandler


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Área do Pacífico


Explanation:
+

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Will Matter: also acceptable.
13 mins

agree  otouro
15 days

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
the pacific rim basin
Bacia do Pacífico


Explanation:
seria isso

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2003-12-16 22:09:52 GMT)
--------------------------------------------------

Referências:

Carta Asiatica - Japao-Brasil/Bibliografia - NUPRI/USP
... 604p. ORTIZ-MENA LN, Antonio. \"Regional Integration in the Americas and the Pacific
Rim: A Project Report\". ... O Brasil ea Bacia do Pacífico. Cadernos do IPRI. ...
www.nupri.prp.usp.br/nupri/ cartasia_japao_brasil_bibliografia.htm - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] O Cenário Internacional eo Brasil do Ano 2020
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... comerciais terem se desenvolvido na Europa, América do Norte e Bacia do Pacífico,
podendo se ... Prospects for prosperity with peace in the Pacific Rim”. ...
www.mct.gov.br/CEE/revista/Parcerias6/altemani.pdf - Páginas Semelhantes

Relações Brasil-Japão: Aproximações e Distanciamentos.
... apresentados por Amaury Porto de Oliveira em seu texto \"O Brasil e a Bacia do Pacífico\". ... Regional
Integration in the Americas and the Pacific Rim: A Project ...
www.asiayargentina.com/usp-06.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2003-12-16 22:13:19 GMT)
--------------------------------------------------

Outras referências:

[PDF] FUNDAÇÃO VANZOLINI
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... No caso das fibras químicas, os países da Bacia do Pacífico fizeram uma clara
opção por se tornarem fornecedores em escala mundial de fibras químicas do ...
www.vanzolini.org.br/areas/desenvolvimento/cadeias-texteis/ Relatorio%20BNDES%20cadeias%20texteis.pdf

Íntegra - Agência Brasil - Radiobrás
... Fernando Henrique Cardoso destacou o grande interesse do Brasil na ampliação
do intercâmbio comercial com os países asiáticos e da bacia do Pacífico. ...
www.radiobras.gov.br/integras/97/integra_0110_3.htm - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2003-12-16 22:17:16 GMT)
--------------------------------------------------

Há inúmeras referências na Web para \"Bacia do Pacífico\". Cabe ressaltar que a presença do termo \"Basin\" não deixa dúvidas que \"Bacia\" tem que entrar na tradução.

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Will Matter
16 mins
  -> Obrigada, willmatter. Cabe ressaltar que "basin" é "bacia".

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
18 mins
  -> Obrigada, spgomes

agree  Vanessa Marques
52 mins
  -> Obrigada, Vanessa

agree  gotranZ: ok
1 hr
  -> Obrigada, gotranZ

disagree  Aida Macedo: Vejo que nunca ninguém ouviu falar nos países da Orla do Pacífico!
7 hrs

44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Bacia Litorânea do Pacífico


Explanation:
Acho que o "Rim" exclui algumas bacias que não confrontam com aquele oceano, referindo-se apenas às bacias contíguas ao litoral.

Alguns exemplos de "bacias litorâneas":

ATLAS Socio Econômico Rio Grande do Sul
... a qual faz parte da Bacia do Rio da Prata e abrange cerca de 57% da área total do Estado; a bacia do Guaíba com 30% do total ea Bacia Litorânea com 13% do ...
www.scp.rs.gov.br/atlas/atlas.asp?menu=248

Este exemplo exclui a bacia do Guaíba da Bacia Litorânea, embora toda a água do Guaíba acabe fluindo para o oceano Atlântico.

Outros exemplos:

Entrevista
... a região terá que começar a fazer transposição de bacias, com 750 metros
de altura de recalque do Rio Ribeira, ou então, da bacia litorânea, o que ...
www.construirparana.com.br/ec3/entrevista.htm

Apêndice-2
... baseada na computação GIS da SANEPAR e sua área foi calculada como na Tabela-A2.1.
Como a agricultura não é dominante na Bacia Litorânea (região costeira ...
www.hidricos.mg.gov.br/ufparana/volume_j/apendice.htm

63
... Todos os rios nas Bacias Piloto, como também a maioria dos rios no Estado, exceto os da Bacia Litorânea, pertencem no seu final à Bacia do Paraná e formam ...
www.hidricos.mg.gov.br/ufparana/volume_m/63.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 01:22:48 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Porque escreveram \"Pacific Rim Basin\"? Se era só Bacia do Pacífico, porque não usaram apenas \"Pacific Basin\"? São perguntas que o tradutor deve fazer-se, para garantir a qualidade da sua tradução.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-17 01:27:48 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

A pedidos, trago um exemplo que fala de \"bacia litorânea do Pacífico\", mas só que em espanhol, pois em português só dá oceano Atlântico:

Migración, desertificación y muerte de animales acechan al ...
... Chile realiza la captación de agua de ríos internacionales de curso sucesivo de la cuenca del altiplano hacia la cuenca costera del Pacífico, violando el ...
166.114.28.115/20011028/oruro/oruro02.htm

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Claudia da Matta: Todas as suas referências são de bacias litorâneas brasileiras, sem qualquer menção à Bacia do Pacífico, que engloba vários países.
23 mins
  -> Em português, ia ser difícil encontrar uma bacia litorânea do Pacífico. As referências eram para "bacia litorânea". Para que serviu o "Rim"?

agree  Marcelo Fogaccia: ou "região costeira", segundo esta referência: www.hidricos.mg.gov.br/ufparana/volume_j/apendice.htm
11 hrs
  -> Obrigado, Marcelo