KudoZ home » English to Portuguese » Other

Goodwill and thrift stores

Portuguese translation: lojas Goodwill e de frugalidades


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Goodwill and thrift stores
Portuguese translation:lojas Goodwill e de frugalidades
Entered by: Claudia da Matta

13:02 Dec 25, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: Goodwill and thrift stores
Tipo de lojas de caridade.
Ana Moura
lojas Goodwill e de frugalidades
Explanation:
Goodwill stores = é uma rede de lojas americana que vende roupas, móveis, brinquedos, roupas de cama e mesa, artigos em geral usados, obtidos através de doação, e o dinheiro arrecadado possui o intuito de benevolência. O nome Goodwill não se traduz por ser o nome da rede de lojas. (Veja o site dessa rede em http://www.goodwill.org)

thrift stores = lojas de frugalidades. Os condados americanos geralmente possuem uma cadeia de lojas de frugalidade, formando empresas sem fins lucrativos. Por não haver um nome antes de 'thift stores' (ex. Orange County Thrift Store Inc.) pode ser traduzido (Goodwill AND thrift stores).
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3brechos
airmailrpl
5 +2lojas Goodwill e de frugalidades
Claudia da Matta
5 +1bazaresrhandler
5lojas de roupas usadas e de caridade
Sormane Fitzgerald Gomes
5lojas de frugalidades
Maria Luisa Duarte
4lojas de beneficênciaAntónio Ribeiro


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
goodwill and thrift stores
lojas de frugalidades


Explanation:
+

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bazares


Explanation:
Se são lojas de caridade, o nome é "bazar", como explica o Houaiss:

8 local de venda, para fins de beneficência, de objetos doados, roupas, peças de artesanato etc.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Sormane Fitzgerald Gomes: I thought of that too, rhandler, but I think 'bazares' are set up in different places such as churches, clubs, schools etc as opposed to an on-going business/store.
15 mins
  -> Se são lojas com o fim de caridade, é isto mesmo, spgomes. Há bazares que são lojas permanentes, outros que se montam em ocasiões especiais. Os "brechós" não têm fins caritativos, são puro comércio.

agree  Ricardo Fonseca: bazares de caridade
35 mins
  -> Obrigado, Ricardo

55 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
lojas de roupas usadas e de caridade


Explanation:
Since I'm sure 'brechó' is not used in PT-PT, here is my suggestion:


thrift stores: lojas de roupas usadas

goodwill stores: lojas de caridade

They both sell used items such as clothes, shoes, accessories, some even furniture, especially the latter.

Thrift stores are for profit and goodwill stores are non-profit, charity store.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-25 14:53:54 (GMT)
--------------------------------------------------

.. pelas direcções regionais do ambiente, o ar de Lisboa e Porto ... em lojas de segunda mão (normalmente, lojas de caridade ). ... www.rdp.pt/informacao/vemarede/2002-04-abril.html  -  22k

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 798

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
goodwill and thrift stores
brechos


Explanation:
goodwill and thrift stores

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2003-12-25 13:08:08 GMT)
--------------------------------------------------

thrift.shop
n brechó: loja de artigos de segunda mão

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 53 mins (2003-12-25 14:56:11 GMT)
--------------------------------------------------

correction: brechós

Note: in the USA \'goodwill and thrift stores\' sell the donated merchandise to generate funds for charity efforts


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lincoln Carvalho: brechó
26 mins
  -> thanks

agree  Claudio Mazotti
33 mins
  -> thanks

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: brechós e lojas de caridade, I would say.
56 mins
  -> thanks

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lojas de beneficência


Explanation:
Outra sugestão, para não lhes chamar lojas de caridade.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
lojas Goodwill e de frugalidades


Explanation:
Goodwill stores = é uma rede de lojas americana que vende roupas, móveis, brinquedos, roupas de cama e mesa, artigos em geral usados, obtidos através de doação, e o dinheiro arrecadado possui o intuito de benevolência. O nome Goodwill não se traduz por ser o nome da rede de lojas. (Veja o site dessa rede em http://www.goodwill.org)

thrift stores = lojas de frugalidades. Os condados americanos geralmente possuem uma cadeia de lojas de frugalidade, formando empresas sem fins lucrativos. Por não haver um nome antes de 'thift stores' (ex. Orange County Thrift Store Inc.) pode ser traduzido (Goodwill AND thrift stores).

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Esta resposta só é possível para quem vive aí. Excelente!
5 hrs
  -> Obrigada, rhandler. Há textos em inglês com certas nuances que realmente quem mora no lugar sabe o que é. Feliz Natal!

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: This is 100% correct. I just would add that it started with those stores, but then it also became generic terms to describe second-hand item/charitable stores (brechós, bazares, etc). I’m saying this for future glossary searches. Context, folks!...
7 hrs
  -> Obrigada, spgomes.