KudoZ home » English to Portuguese » Other

Kwaanza

Portuguese translation: Kwaanza


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Kwaanza
Portuguese translation:Kwaanza
Entered by: airmailrpl

13:12 Dec 25, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: Kwaanza
Penso que seja um dia de celebração.
Ana Moura
Kwaanza
Explanation:
Kwaanza
Kiswahili and Kwaanza. 1. Origin of Kwaanza. ... 3. Kwaanza and Christmas. Kwaanza
is celebrated in many African-American communities in December. ...
oncampus.richmond.edu/~kkasongo/Kwaanza.htm

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2003-12-25 13:20:36 GMT)
--------------------------------------------------

Kwanzaa Ideas for kids
The Kwanzaa celebration occurs right after Christmas. Although the
two share some similarities, like exchanging gifts and spending ...
Description: Includes craft activities and other celebration ideas for kids and families. Category: Kids and Teens > People and Society > ... > Kwanzaa
www.amazingmoms.com/htm/holiday_kwanzaa_home.htm
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Obrigada
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4Kwaanza
airmailrpl
5 +1Quanza/Kuanza
Sormane Fitzgerald Gomes
5 +1KwanzaaAntónio Ribeiro
5kwanza
Lincoln Carvalho


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
kwaanza
Kwaanza


Explanation:
Kwaanza
Kiswahili and Kwaanza. 1. Origin of Kwaanza. ... 3. Kwaanza and Christmas. Kwaanza
is celebrated in many African-American communities in December. ...
oncampus.richmond.edu/~kkasongo/Kwaanza.htm

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2003-12-25 13:20:36 GMT)
--------------------------------------------------

Kwanzaa Ideas for kids
The Kwanzaa celebration occurs right after Christmas. Although the
two share some similarities, like exchanging gifts and spending ...
Description: Includes craft activities and other celebration ideas for kids and families. Category: Kids and Teens > People and Society > ... > Kwanzaa
www.amazingmoms.com/htm/holiday_kwanzaa_home.htm

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Luisa Duarte
7 mins
  -> thank you

agree  Toze
17 mins
  -> thank you

agree  Claudio Mazotti
21 mins
  -> thank you

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
48 mins
  -> thank you

neutral  rhandler: Não sei pronunciar o "W" em português: como "u", à moda inglesa, ou como "v" à moda alemã? Porque não grafar com as regras fonéticas do português?
50 mins
  -> thank you

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
kwanza


Explanation:
Esta opção de escrita parece mais comum:

Google:
kwanza - 475 PT-BR resultados - considereados outros significados africana
kwaanza - 0 PT-BR
kwaanzaa - 0 PT-BR

Pode ser uma festa, uma moeda, um rio, ect.

30 12 *Dia em que algumas partes da África celebram o Kwanza: festival dos primeiros frutos

Lincoln Carvalho
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 107

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Quanza/Kuanza


Explanation:
Quanza/Kuanza
Interesting discussion...

Quanza ou Kuanza ?... Cibernota - O jornalista e escritor angolano escreve regularmente
no jornal "Público", de Lisboa , onde assina aos domingos uma ...
ciberduvidas.sapo.pt/correio/9809.html  -  37k

You were right, rhandler : )



--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-25 15:37:18 (GMT)
--------------------------------------------------

I meant to give this as a suggestion/discussion if one wants to \"aportuguesar\" the word.


Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 802

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: Quando se fala de Angola e de Quanza, estamo-nos a referir ao Rio Quanza, que é o maior rio do país. Depois da independência, os angolanos começaram a escrever Rio Kwanza. Kwanza é também o nome oficial da moeda angolana.
49 mins
  -> Like I said, interesting discussion...as you can see above, I agree that it should be kept in English.

agree  rhandler: Parece que os angolanos quiseram reagir ao domínio português repudiando o idioma, ao grafar com K e W. Devemos fazer o mesmo? Acho que não: Quanza ou Cuanza.
5 hrs
  -> thanks for your input, rhandler.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Kwanzaa


Explanation:
Kwanzaa - Creio ser a ortografia correcta em inglês.

Como não existe esta festividade em Portugal, penso que o melhor será deixar o nome com a ortografia original.

As três referências que indico, todas elas de sítios portugueses, escrevem Kwanzaa.

1) O mês de Dezembro é tempo de celebração por excelência em todo o mundo. As culturas celebram-no de forma muito diferente: Hanukah, Natal, Kwanzaa, Ano Novo, são apenas algumas das festas que reúnem muitas famílias das diferentes religiões e culturas. Embora com princípios e objectivos muito diferentes, todas estas celebrações têm um ponto em comum - as pessoas reúnem-se para comer. Para o mundo cristão, o ponto alto da celebração do Natal consiste na reunião familiar em torno da ceia especialmente preparada para o efeito, que normalmente tem lugar depois da missa de Natal.

comezainas.clix.pt/temas/natal2003/

2) O Kwanzaa começa a 26 de Dezembro e termina a 1 de Janeiro e vai buscar deliberadamente muitas das suas tradições ao Natal e à festa judaica de Hanukkah.

http://primeirasedicoes.expresso.pt/ed1417/i204.asp?i

3) O natal é uma festividade que se celebra no mundo inteiro. Mas em Israel celebra-se o Hannuka; por outro lado em África comemora-se o Kwanzaa. Venha conhecer esta festividades tradicionais.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-25 15:30:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Pelo que posso perceber do sítio a seguir indicado, Kwanzaa é o nome oficial da festividade.

http://www.officialkwanzaawebsite.org

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes: ...and you are right...that is the correct spelling in English.
21 mins

agree  Claudia da Matta
2 hrs

disagree  rhandler: Porque grafar em inglês, se não é palavra inglêsa? É palavra de algum idioma africano que não se escreve. Assim, há que usar as regras do vernáculo para grafá-la corre(c)tamente.
4 hrs
  -> Por favor, não falemos de grafias nem de "reagir ao domínio português repudiando o idioma"!!!!!!!