KudoZ home » English to Portuguese » Other

grease ice

Portuguese translation: gelo oleoso

15:23 Dec 28, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: grease ice
Sea ice forms as frazil, grease ice and pancake ice and pack ice drifting together to form pressure ridges and rubble, pulling apart to form leads and polynyas.
Humberto Ribas
Brazil
Portuguese translation:gelo oleoso
Explanation:
:) detudoblogue.blogspot.com/2009/12/terra-nova.html
2 de dez de 2009 - Os correntes brancas paralelas são compostas de gelo marinho recém ... chamado 'grease ice' (gelo oleoso) por lembrar uma mancha de óleo ...
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2gelo oleoso
Clauwolf
4 +1gelo oleoso
Salvador Scofano and Gry Midttun
4gelo gorduroso
Matheus Chaud


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
gelo oleoso


Explanation:
:) detudoblogue.blogspot.com/2009/12/terra-nova.html
2 de dez de 2009 - Os correntes brancas paralelas são compostas de gelo marinho recém ... chamado 'grease ice' (gelo oleoso) por lembrar uma mancha de óleo ...

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 823
Grading comment
obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: Sei arrivato prima di me.
1 min
  -> ma que!:)

agree  Leonor Machado
1 hr
  -> obrigado

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
gelo oleoso


Explanation:
PDF]Glossário da língua portuguesa da neve, do gelo e termos ... - CNPq
dns2.cnpq.br/pub/doc/proantar/pab-12.pdf
Oversett denne siden
av JC SIMÕES - ‎2004 - ‎Sitert av 34 - ‎Beslektede artikler
Uma passagem navegável entre a banquisa e o gelo fixo (cf. rachadura). ..... seqüência de formação é a seguinte: gelo frazil, gelo oleoso, nilas, gelo panqueca.

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1756

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonor Machado
1 hr
  -> Obrigado!

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gelo gorduroso


Explanation:

grease ice = gelo gorduroso,
segundo glossário no site da Unesco:

http://webworld.unesco.org/water/ihp/db/glossary/glu/PT/GF05...
Gelo gorduroso
= Fina película de gelo que flutua na superfície da água no início do processo de formação do gelo e que tem a aparência de gordura congelada.


http://webworld.unesco.org/water/ihp/db/glossary/glu/EN/GR05...
grease ice
Thin film of ice, floating on the surface at the start of ice formation and having the appearance of congealed fat.

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2016-12-28 16:02:44 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.esa.int/SPECIALS/Eduspace_Global_PT/SEMNV6TP82G_...

Tipos de gelo marítimo

Gelo gorduroso:
camada leitosa de gelo em fase de formação, suaviza a superfície da água e torna-a mais escura na imagem de radar, como se fosse uma película de petróleo (na verdade, pode ter o aspecto de uma mancha de poluição por petróleo, mas não é).


Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese