KudoZ home » English to Portuguese » Other

stranded oil

Portuguese translation: óleo na praia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stranded oil
Portuguese translation:óleo na praia
Entered by: rhandler

08:36 Jan 31, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: stranded oil
oil spill
xxxnpu
Angola
óleo na praia
Explanation:
Literalmente, seria "óleo encalhado". É o óleo que se acumula remansos do litoral, após um derrame, into ter às praias.

Alguns exemplos:

Folha Online
... ea Secretaria do Meio Ambiente informaram que vão aproveitar a ocasião para cobrar explicações sobre o reaparecimento de resíduos de óleo na praia. ...
www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/petrobras.html

Óleo do Prestige pode chegar à França e Inglaterra - Terra ...
... pode chegar à França e Inglaterra, AP. Voluntários limpam óleo
na praia de Namina, próximo à Muxia, no noroeste da Espanha. ...
noticias.terra.com.br/mundo/interna/ 0,5502,OI74124-EI294,00.html

Natal - Vazamento de óleo: resultado sai hoje
... Vamos ficar pressionando a Petrobras.". Uma das exigências é o pagamento dos pescadores que trabalharam recolhendo o óleo na praia. ...
www.tribunadonorte.com.br/anteriores/ 030411/natal/natal3.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-31 13:13:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Typo: ... acumula EM remansos ...

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-31 13:15:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o Webster\'s define \"strand\":

strand1 (strand)
n.
land at the edge of a body of water; shore, esp. ocean shore
vt., vi.
1 to run or drive aground [a ship stranded by the storm]
2 to leave in, or be put into, a difficult, helpless position [stranded penniless in a strange city]
SYN. shore1

Etymology
[ME < OE, akin to ON strond, Ger strand, prob. < IE base *ster-, to extend, stretch out > strew]

(C)1995 Zane Publishing, Inc. (C)1994, 1991, 1988 Simon & Schuster, Inc.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2óleo na praia
rhandler
5óleo imobilizado (encalhado)
António Ribeiro
5petróleo à deriva
Maria Luisa Duarte


  

Answers


43 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
petróleo à deriva


Explanation:
petróleo derramado à deriva

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
óleo na praia


Explanation:
Literalmente, seria "óleo encalhado". É o óleo que se acumula remansos do litoral, após um derrame, into ter às praias.

Alguns exemplos:

Folha Online
... ea Secretaria do Meio Ambiente informaram que vão aproveitar a ocasião para cobrar explicações sobre o reaparecimento de resíduos de óleo na praia. ...
www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/petrobras.html

Óleo do Prestige pode chegar à França e Inglaterra - Terra ...
... pode chegar à França e Inglaterra, AP. Voluntários limpam óleo
na praia de Namina, próximo à Muxia, no noroeste da Espanha. ...
noticias.terra.com.br/mundo/interna/ 0,5502,OI74124-EI294,00.html

Natal - Vazamento de óleo: resultado sai hoje
... Vamos ficar pressionando a Petrobras.". Uma das exigências é o pagamento dos pescadores que trabalharam recolhendo o óleo na praia. ...
www.tribunadonorte.com.br/anteriores/ 030411/natal/natal3.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-31 13:13:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Typo: ... acumula EM remansos ...

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-31 13:15:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o Webster\'s define \"strand\":

strand1 (strand)
n.
land at the edge of a body of water; shore, esp. ocean shore
vt., vi.
1 to run or drive aground [a ship stranded by the storm]
2 to leave in, or be put into, a difficult, helpless position [stranded penniless in a strange city]
SYN. shore1

Etymology
[ME < OE, akin to ON strond, Ger strand, prob. < IE base *ster-, to extend, stretch out > strew]

(C)1995 Zane Publishing, Inc. (C)1994, 1991, 1988 Simon & Schuster, Inc.


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nica Paix�o
50 mins
  -> Obrigado, Nica

agree  Claudio Mazotti
3 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
óleo imobilizado (encalhado)


Explanation:
óleo imobilizado, o qual se encontra geralmente em costas rochosas e donde se torna difícil a sua remoção.

M/V KUROSHIMA OIL SPILL
... 1997, Fig. 18: Distribution of floating and stranded oil. .... Fig. 25: Stranded
Oil among Cobble at Humpy Cove: September 2000, Fig. 26: Oil ...
www.darcnw.noaa.gov/kuro-pix.htm

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218