KudoZ home » English to Portuguese » Other

"inovative 80 Billion Euro annual business"

Portuguese translation: um negócio dinâmico, inovador, de 80 mil milhões de Euros anuais


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:inovative 80 Billion Euro annual business
Portuguese translation:um negócio dinâmico, inovador, de 80 mil milhões de Euros anuais
Entered by: rhandler

18:01 Dec 3, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: "inovative 80 Billion Euro annual business"
"This industry is capable of becoming a dynamic, innovative 80 Billion Euro annual business..."

Preciso de uma sugestão de como melhor esta frase (PT-PT).

Agradeço desde já!
Tania Martins
Portugal
um negócio dinâmico, inovador, de 80 mil milhões de Euros anuais
Explanation:
O Carlos Angelo perguntou bem, pois se o original for dos EUA, tem que traduzir-se assim. Difícil imaginar 80 bilhões de Euros (em Pt-Pt), ou seja 80.000.000.000.000 de giro anual de qualquer negócio.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada, e um bom fim de semana a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4um negócio dinâmico, inovador, de 80 mil milhões de Euros anuaisrhandler
5How much is a billion
airmailrpl
4 +1um negócio inovador na ordem de 80 mil milhões de Euros anuais
Ana Almeida


Discussion entries: 1





  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
(a dynamic), inovative 80 Billion Euro annual business
um negócio dinâmico, inovador, de 80 mil milhões de Euros anuais


Explanation:
O Carlos Angelo perguntou bem, pois se o original for dos EUA, tem que traduzir-se assim. Difícil imaginar 80 bilhões de Euros (em Pt-Pt), ou seja 80.000.000.000.000 de giro anual de qualquer negócio.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 87
Grading comment
Obrigada, e um bom fim de semana a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: Tenho de concordar consigo. Perdi tempo a procurar a referência que me parece importante. Em PT-PT seria BILIÕES e não bilhões...Bom fim de semana!
3 mins
  -> Obrigado, Ana. Sim, seria "biliões", mas eu não sugeri "bilhões", muito pelo contrário. Na explicação, pode-se usar a lingua local.

agree  Clauwolf: como esta pergunta sempre volta, vou aguardar para fazer uns pontinhos
20 mins
  -> Obrigado, Claudio

agree  Carmen Campos
36 mins
  -> Obrigado, CarmenC

agree  airmailrpl: um negócio inovador, de 80 bilhões de Euros anuais..80.000.000.000 =>80 x 10^9
8 hrs
  -> Obrigado, airmailrpl, mas ela especificou Pt-Pt, onde 80 bilhões (aliás, biliões, como grafam por lá) são 80 x 10^12

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
inovative 80 Billion Euro annual business
um negócio inovador na ordem de 80 mil milhões de Euros anuais


Explanation:
Não sei se a sua principal dúvida reside na tradução de "billion".

Veja esta referência:

"Um bilião, na Europa é igual a 10^12 (1 milhão de milhões). No entanto, em Portugal onde pela norma um bilião é igual a 10^12, um bilião é frequentemente utilizado para designar "mil milhões". O termo bilião deve ser evitado por não existir um consenso sobre o seu significado, ou em alternativa, o significado deve ser explicitado.

No Brasil e nos EUA é igual a 10^9 (mil milhões)"

http://www.explicacoes.com/phpwiki/index.php?billion

Temos de ter cuidado com estes zeros!
Bom fim de semana.



Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 46

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
3 hrs

23 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
How much is a billion


Explanation:
How much is a billion?

Historically, there are two different kinds of billions. There is an American billion which is

1,000,000,000 = 10^9

and a British billion which is

1,000,000,000,000 = 10^3 x 10^9 = 10^12

or one thousand times the size of an American billion. Everytime you see the word 'billion' on these pages, we mean an American billion.

Almost always these days when you hear the word `billion' used on the TV or the radio, or read it in a newspaper, it will refer to an American billion.
http://www.sunblock99.org.uk/sb99/people/JIreland/ji_bill.ht...

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 633