KudoZ home » English to Portuguese » Petroleum Eng/Sci

Marine Engineer

Portuguese translation: Engenheiro marítimo (Maquinista Marítimo) - Engenheiro técnico de máquina marítimas - maquinista da marinha -


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Marine Engineer
Portuguese translation:Engenheiro marítimo (Maquinista Marítimo) - Engenheiro técnico de máquina marítimas - maquinista da marinha -
Entered by: Osil Tissot

21:28 Jul 6, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci / offshore drilling
English term or phrase: Marine Engineer
Este termo aparece junto com "Chief Engineer" (cuja tradução é "Chefe de Máquinas"), como sendo quase a mesma função. Trata-se de uma embarcação, então não sei se a tradução correta seria "Engenheiro Naval", pois esta profissão dá a idéia de alguém que trabalha em um escritório. Alguém saberia a tradução correta ou talvez a explicação? Obrigado
Osil Tissot
Brazil
Engenheiro marítimo - Engenheiro técnico de máquina marítimas - maquinista da marinha -
Explanation:
Encontrei estas definições. espero que ajude.


- Engenheiro Marítimo. Anúncio colocado por: 04/Jun/08 ... We require a Civil/Marine Engineer for the development of Plans for various projects in the Lagos ...
www.go4engineeringjobs.com/pt/job-7485.html - 22k

- Licenciado em Engenharia de Máquinas Marítimas - Especialidade Engenharia ... Membro nº47342 na classe de Associate Member do Institute of Marine Engineers ...
ppdpsd.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=36&Itemid=34 - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes

Engenharia NavalXI Jornadas Técnicas de Engenharia Naval - Transporte Marítimo e Fluvial de Passageiros .... SNAME - The Society of Naval Architects & Marine Engineers ...
www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=197 - 176k

- Funções: oficial maquinista da marinha mercante (marine engineer officer), área da engenharia de manutenção. Empregadores: sector dos transportes marítimos, ...
clix.guiadoestudante.pt/ge-curso2.asp?tipo=3&design=Ensino+Superior+P%FAblico+Polit

- Certificado de Associate Member do Institute Of Marine Engineers de 1983;. - Cédula Profissional de Engenheiro Técnico de Máquinas Marítimas de 2000. ...
ppdpsd.am-lisboa.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=36
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
Fazendo justiça, sua resposta foi anterior à resposta do rhandler. Obrigado a todos. Como expliquei no contexto acima, não se trata de um cargo de nível superior, mas um cargo técnico de alguém que trabalha no navio, ou seja, Maquinista Marítimo (podendo também ser Engenheiro Marítimo, como sugerido pelo Marco Antonio e pelo Rhandler). Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2engenheiro naval
Leniel Macaferi
4 +1Engenheiro marítimo - Engenheiro técnico de máquina marítimas - maquinista da marinha -
Marcos Antonio
3 +1engenheiro marítimorhandler
4engenheiro naval
Fernanda Rocha


Discussion entries: 3





  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
marine engineer
engenheiro naval


Explanation:
engenheiro naval

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2008-07-06 21:48:39 GMT)
--------------------------------------------------

Paulo Roberto da Costa - Glossário de Mecânica
Marine engineer
Engenheiro naval

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2008-07-06 21:49:10 GMT)
--------------------------------------------------

marine engineer
Noun
1. a naval officer responsible for the operation and maintenance of the ship's engines

Leniel Macaferi
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Fernanda Rocha: me passou por 2 minutos. :))
2 mins

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
20 mins

agree  Adriana Portas
49 mins

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
marine engineer
engenheiro naval


Explanation:
Acho que é isso. Literal, mas muito usado - e se aplica no contexto. :))

Chief Engineer = chefe de máquinas


    Reference: http://www.babylon.com/definition/marine/Portuguese
    Reference: http://www.babylon.com/definition/chief%20engineer/Portugues...
Fernanda Rocha
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: deveria por uma questão de camaradagem retirar a sua proposta??
19 mins
  -> Até retiraria, mas acredito que as referências que coloquei são válidas - e não constam na resposta do Leniel. Bom restinho de domingo! :))

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
marine engineer
Engenheiro marítimo - Engenheiro técnico de máquina marítimas - maquinista da marinha -


Explanation:
Encontrei estas definições. espero que ajude.


- Engenheiro Marítimo. Anúncio colocado por: 04/Jun/08 ... We require a Civil/Marine Engineer for the development of Plans for various projects in the Lagos ...
www.go4engineeringjobs.com/pt/job-7485.html - 22k

- Licenciado em Engenharia de Máquinas Marítimas - Especialidade Engenharia ... Membro nº47342 na classe de Associate Member do Institute of Marine Engineers ...
ppdpsd.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=36&Itemid=34 - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes

Engenharia NavalXI Jornadas Técnicas de Engenharia Naval - Transporte Marítimo e Fluvial de Passageiros .... SNAME - The Society of Naval Architects & Marine Engineers ...
www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=197 - 176k

- Funções: oficial maquinista da marinha mercante (marine engineer officer), área da engenharia de manutenção. Empregadores: sector dos transportes marítimos, ...
clix.guiadoestudante.pt/ge-curso2.asp?tipo=3&design=Ensino+Superior+P%FAblico+Polit

- Certificado de Associate Member do Institute Of Marine Engineers de 1983;. - Cédula Profissional de Engenheiro Técnico de Máquinas Marítimas de 2000. ...
ppdpsd.am-lisboa.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=36

Marcos Antonio
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 366
Grading comment
Fazendo justiça, sua resposta foi anterior à resposta do rhandler. Obrigado a todos. Como expliquei no contexto acima, não se trata de um cargo de nível superior, mas um cargo técnico de alguém que trabalha no navio, ou seja, Maquinista Marítimo (podendo também ser Engenheiro Marítimo, como sugerido pelo Marco Antonio e pelo Rhandler). Obrigado a todos.
Notes to answerer
Asker: Parece ser maquinista, acredito que seja isto. Vou só aguardar mais um pouco pelas outras opiniões, conforme as recomendações do Kudoz, obrigado.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  JoaoMoreira
6 days

26 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
marine engineer
engenheiro marítimo


Explanation:
O engenheiro naval é quem projeta e supervisiona a construção de navios e estruturas (plataformas, etc.). O engenheiro marítimo está mais ligado a obras e manutenção de estruturas marítimas, inclusive a construção de piers e outras estruturas. Podem ser engenheiros civis ou mecânicos, dependendo da obra ou manutenção envolvida.

Cuidado, porque pode também ser um maquinista marítimo. Veja este site (em que engenheiro não é, necessariamente, um profissional de nível superior, está mais para um maquinista):

Carreiras
O Engenheiro Marítimo deve ser capaz de realizar serviços de reparo que envolvam soldagem, perfuração, esmerilhamento e utilização de torno mecânico, ...
www.seed.slb.com/pt/scictr/career/geoscience/maritime.htm


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-07-06 22:47:09 GMT)
--------------------------------------------------

Veja nestes exemplos a descrição das atividades de um MAQUINISTA MARÍTIMO:

| Ministério do Trabalho e Emprego - MTE |3413-10 -, Condutor maquinista marítimo. 3413-15 -, Eletricista de bordo. Descrição sumária. Conduzem motores de embarcações; operam equipamentos da seção ...
www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=3413

[DOC] Despacho Normativo Nº 60/1989 de 13 de Junho
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
b) Maquinista marítimo - conduzir, conservar e reparar os motores marítimos principais e auxiliares e toda a aparelhagem diversas existente nas embarcações, ...
www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/B555C3D7-F85C-4D43-B1FA-8AEA...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 271
Notes to answerer
Asker: Sim, no caso do meu texto, acredito que o mais correto seria maquinista marítimo, pois se trata de uma embarcação. Obrigado.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernanda Rocha
1 hr
  -> Obrigado, Fernanda, bom domingo!