KudoZ home » English to Portuguese » Petroleum Eng/Sci

Flashback Arrestors

Portuguese translation: corta-chamas ou tapa-chama(s)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Flashback Arrestors
Portuguese translation:corta-chamas ou tapa-chama(s)
Entered by: Salvador Scofano and Gry Midttun

21:52 Nov 17, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci / Welding
English term or phrase: Flashback Arrestors
Olá a todos,
o termo aparece em um documento de soldagem. Gostaria de saber como se fala em português. Toda a descrição eu tenho, seja na Wiki ou em outros links.
Bom, agradeço já a ajuda.
Abraço.
"A flash back arrestor is a safety device that shuts off gas flow in event of flash back. Flashback is the combustion of a flame mixture that can occur within your gas management system. This can travel back through the line of your gas management system to you gas source if a flash back arrestors is not in line. A flash back arrestor shuts off gas flow and extinguishes the flame before it can reach your gas source. Several factors can cause flash back, including failing to purge line properly, using improper pressure, leaks in your gas management system and improper system operation. We recommend using a flash back arrestor on your fuel line as well as the oxygen line. "
Renata Costa
Brazil
corta-chamas ou tapa-chama(s)
Explanation:
Simplesmente corta-chamas ou tapa-chama(s).

Ref:
Dic. Termos de Petróleo

e
Websters:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&q="tapa ...
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Obrigada aos colegas que se interessaram e ajudaram.
Abraços.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1corta-chamas ou tapa-chama(s)
Salvador Scofano and Gry Midttun
4 +1dispositivo corta chamarhandler
4anti-retorno pára chamas
Marcos Antonio
4dispositivos anti-retorno de chamasMarlene Curtis


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
flashback arrestors
anti-retorno pára chamas


Explanation:
Sug.

Creio ser isto

- F. Compact D6/Compact D6 flashback arrestor, F./Anti-retorno pára chama de combustível (ARPC). Compact D6/TK VD Gas Compact Ø 6 . ...
www.saf-fro.fr/fr/prod_mater/ISEE/flamme/pyrosaf400 varial4...

- and FBA’s (flashback arrestors). • Mount a welding tip on the welding blowpipe ..... ARPF (anti-retorno pára-chamas). incorporados. SPEEDFIRE ...
www.saf-fro.fr/fr/prod_mater/ISEE/flamme/speedfire S.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2008-11-17 22:02:12 GMT)
--------------------------------------------------

Outras fontes falam somente em "pára chamas"

- tilbageslagssikring (flame arrestor, flashback arrestor), gnistfanger (bulk head ... flame trap, spark arrester), pára-chamas (flame arrestor, flame guard). ...
www.websters-online-dictionary.org/definition/flame arreste... - 12k -

Marcos Antonio
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 366

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
flashback arrestors
dispositivo corta chama


Explanation:
Sempre conheci com esse nome. Veja se estes exemplos ilustram bem a situação que você tem:

brasil Brasil - Astal Automação, Intercâmbio de Venda de Sensores ...
... servo motores, bombas de pistao radial, servo valvulas, atuadores eletricos lineares, válvulas de quebra vácuo, dispositivo corta chama de segurança.
http://brasil.acambiode.com/empresa_604980900812495055564853...


EUR-Lex - - PT
b) Os depósitos que contenham gasolina devem estar equipados com um dispositivo corta-chama eficaz que se adapte ao orifício de enchimento ou com um ...
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2...


[PDF] Diário da República, 1.ª série — N.º 139 — 21 de Julho de 2008 b
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
equipados com um dispositivo corta -chama eficaz que se. adapte ao orifício de enchimento ou com um dispositivo. que permita manter hermeticamente fechado o ...
http://dre.pt/pdf1s/2008/07/13900/0452304525.pdf


[PDF] Tapa 115 5
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Dispositivo corta-chama na tubulação de descarte de gás. Sistema de coleta de amostra de gás. Padronização de pintura e cores institucionais a pedido do ...
www.asprognc.com/all/productos/folletos/compresor-iodm-115-...

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 271

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
9 hrs
  -> Obrigado, Teresa!

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
flashback arrestors
dispositivos anti-retorno de chamas


Explanation:
PDF] Indústria - [ Translate this page ]File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
dispositivos anti-retorno de chama instalados nas saídas. das mangueiras dos tubos dos sistemas de segurança. (por exemplo interceptores hidráulicos) ...
empresas.allianz.pt/riscos/brochuras/Pdf_seguranca.pdf -

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-11-18 01:30:05 GMT)
--------------------------------------------------

METALLICA - Representação ComercialComponentes especiais para lanças de oxigênio, tais como válvulas especiais, dispositivos anti-retorno de chamas ou escória, mangueiras resistentes ao calor ...
www.metallica.com.br/fr_repc.htm - 2k

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 384

10 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
flashback arrestors
corta-chamas ou tapa-chama(s)


Explanation:
Simplesmente corta-chamas ou tapa-chama(s).

Ref:
Dic. Termos de Petróleo

e
Websters:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&q="tapa ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Specializes in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1137
Grading comment
Obrigada aos colegas que se interessaram e ajudaram.
Abraços.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
1 hr
  -> Obrigado