KudoZ home » English to Portuguese » Petroleum Eng/Sci

utility and process systems

Portuguese translation: sistemas de utilidades e de processo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:utility and process systems
Portuguese translation:sistemas de utilidades e de processo
Entered by: Fernando Domeniconi

15:35 Feb 11, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci
English term or phrase: utility and process systems
"Within this section a description is given of the utility and process systems."
Tratam-se de especificações para um projecto de canalizações/tubagens a executar numa refinaria.
Desde já os meus agradecimentos a todos os que possam ajudar.
Claudia Ingles
sistemas de utilidades e de processo
Explanation:
O termo "utilidades", em uma unidade industrial se refere aos sistemas de água, vapor, condensado, ar comprimido, etc.

Desta forma a REPLAN precisa instalar as seguintes Unidades de Processo e modernizar os Sistemas de Utilidades e Auxiliares, além de normalizar cargas das ...
www.comitepcj.sp.gov.br/download/Replan-EIA_Item-1.pdf

Fev 2005 ... Medições freqüentes para obter o estado da refinaria; ... Integração entre unidades de processo, parques de tancagem e utilidades: ... Há uma tendência de se expandir o processo para incluir sistemas maiores e também ...
www.petroleo.ufsc.br/palestras/2005-02-18_a.ppt

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2009-02-11 16:09:56 GMT)
--------------------------------------------------

Auditoria e projeto do Sistema de Tratamentos de Efluentes Industriais e estudo .... Áreas de processo, utilidades e instalações contra incêndio - 1986 ... Unidades de Tratamento de Efluentes Primário e Secundário, da Refinaria - 1990 ...
www.engebio.net/trabalhos 01.htm

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2009-02-11 16:13:04 GMT)
--------------------------------------------------

Refinarias de Sines e do Porto - Instalação de Precipitadores Electrostáticos na Central de Utilidades. Sines and Porto Petroleum Refineries - installation ...
www.technoedif.pt/img/news07.pdf

FÁBRICA DE UTILIDADES. É indispensável, para o funcionamento de todas as unidades ... a uma distância de 20 Km da Refinaria, uma instalação de Captação, ... A rede de distribuição de combustíveis líquidos, dispõe de sistemas de bombagem ...
www.galp.pt/Galp Energia/Portugues/a Galp Energia/a refinac...
Selected response from:

Fernando Domeniconi
United States
Grading comment
Obrigada, Fernando pela sua ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3sistemas de utilidades e de processoFernando Domeniconi
4sistemas utilitários e processuais
Artur Jorge Martins
3serviços públicos e de processos internosAdriana Baldino


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
serviços públicos e de processos internos


Explanation:
Utility refers to serviços públicos, such as water, gas, sewer, electricity.
Process systems in this case I think refers to the processes/functions performed within the refinery.
Esta seção descreve os sistemas de serviços públicos e de processos internos .


Adriana Baldino
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
Notes to answerer
Asker: Neves, muito obrigada pela sua ajuda.


32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
sistemas de utilidades e de processo


Explanation:
O termo "utilidades", em uma unidade industrial se refere aos sistemas de água, vapor, condensado, ar comprimido, etc.

Desta forma a REPLAN precisa instalar as seguintes Unidades de Processo e modernizar os Sistemas de Utilidades e Auxiliares, além de normalizar cargas das ...
www.comitepcj.sp.gov.br/download/Replan-EIA_Item-1.pdf

Fev 2005 ... Medições freqüentes para obter o estado da refinaria; ... Integração entre unidades de processo, parques de tancagem e utilidades: ... Há uma tendência de se expandir o processo para incluir sistemas maiores e também ...
www.petroleo.ufsc.br/palestras/2005-02-18_a.ppt

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2009-02-11 16:09:56 GMT)
--------------------------------------------------

Auditoria e projeto do Sistema de Tratamentos de Efluentes Industriais e estudo .... Áreas de processo, utilidades e instalações contra incêndio - 1986 ... Unidades de Tratamento de Efluentes Primário e Secundário, da Refinaria - 1990 ...
www.engebio.net/trabalhos 01.htm

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2009-02-11 16:13:04 GMT)
--------------------------------------------------

Refinarias de Sines e do Porto - Instalação de Precipitadores Electrostáticos na Central de Utilidades. Sines and Porto Petroleum Refineries - installation ...
www.technoedif.pt/img/news07.pdf

FÁBRICA DE UTILIDADES. É indispensável, para o funcionamento de todas as unidades ... a uma distância de 20 Km da Refinaria, uma instalação de Captação, ... A rede de distribuição de combustíveis líquidos, dispõe de sistemas de bombagem ...
www.galp.pt/Galp Energia/Portugues/a Galp Energia/a refinac...

Fernando Domeniconi
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 163
Grading comment
Obrigada, Fernando pela sua ajuda.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sara Sousa Soares
1 hr
  -> Obrigado, Sara!

agree  Marcos Antonio
1 hr
  -> Obrigado, Marcos!

agree  rhandler
3 hrs
  -> Obrigado, rhandler!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5