KudoZ home » English to Portuguese » Photography/Imaging (& Graphic Arts)

input dial

Portuguese translation: mostrador rotativo, disco regulador (ou de selecção, indicador, etc.)


06:16 May 25, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Photography/Imaging (& Graphic Arts) / photography
English term or phrase: input dial
é aquela rodinha que em certas cameras de 35mm antigas se usava para ajustar as variáveis de diafragma e velocidade, e às vezes sensibilidade do filme.
Mauro Lando
Brazil
Portuguese translation:mostrador rotativo, disco regulador (ou de selecção, indicador, etc.)
Explanation:
acho que são mais algumas sugestões.


Rita
Selected response from:

rir
United States
Grading comment
Agradeço a todos pelas contribuições. Na verdade não se tratava nem dos anéis de diafragma ou de velocidade. Esse dial já não exite mais nas SLR modernas. A palavra "dial" continua sendo um dos grandes desafios em nossa profissão...
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5AnelAntónio Ribeiro
4 +2=== definição confusa ===yyg
5anel regulador de velocidade
Paulo Celestino Guimaraes
4selecionador de regulagemSilvia Borges
4dispositivo de regulação
Jorge Freire
4seletor
Roberto Cavalcanti
2 +1mostrador rotativo, disco regulador (ou de selecção, indicador, etc.)
rir


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
Anel


Explanation:
Anel do diafrágma
Anel da velocidade

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 06:26:43 (GMT)
--------------------------------------------------

Referência:

Curso de Fotografia: COMO USAR SUA CÂMARA - [ Translate this page ]
... velocidades e aberturas do diafragma que podem ser usadas ... ajustável é a focalização
do assunto através da ... objetiva. Girando o anel de focalização, você ...
www.kodak.com.br/BR/pt/fotografia/ curso/tecomousar3.shtml - 16k - 24 May 2002 - Cached - Similar pages



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 06:36:23 (GMT)
--------------------------------------------------

Parabéns, ganhou um acento extra no diafragma!!!!!!

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  grasa
28 mins

agree  Maria Luisa Duarte
2 hrs

agree  Antonio Costa
6 hrs

agree  Maria-da-Fé Albuquerque
1 day1 hr

agree  SLavor
1 day10 hrs

48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
=== definição confusa ===


Explanation:
Diafragma se ajusta do Anel do Diafragma.

Velocidade se ajusta no Obturador

Foco no Anel de Foco

Ajustar a Sensibilidade do filme só existe em Câmera Manuais ou Semi/Manuais que vêm equipadas com um fotômetro de luz refletida (mas pelo o que eu vi na sua próxima pergunta vc se refere a uma câmera automática). Mas enfim, não conheço um nome específico para essa peça -- "um dispositivo para ajuste da câmara de acordo com a sensibilidade do filme que está sendo usado" (visite link)



    Reference: http://www.cic.unb.br/docentes/ladeira/fotografia/reflex4.ht...
yyg

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: Dispositivo de ajuste seria adequado neste caso
12 mins

agree  José Antonio Azevedo
4 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dispositivo de regulação


Explanation:
Lembrei-me que em alternativa a dispositivo de ajuste, talvez fique melhor dispositivo de regulação, pois costuma dizer-se regular a máquina (ou câmara) para tirar a fotografia

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

3 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +1
mostrador rotativo, disco regulador (ou de selecção, indicador, etc.)


Explanation:
acho que são mais algumas sugestões.


Rita

rir
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2
Grading comment
Agradeço a todos pelas contribuições. Na verdade não se tratava nem dos anéis de diafragma ou de velocidade. Esse dial já não exite mais nas SLR modernas. A palavra "dial" continua sendo um dos grandes desafios em nossa profissão...

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
3 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
anel regulador de velocidade


Explanation:
Para regular o tempo de exposição do filme à luz (sensibilidade) temos o obturador que é controlado pelo Anel Regulador de Velocidades.


--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 13:25:47 (GMT)
--------------------------------------------------

http://216.239.39.100/search?q=cache:9fYpT8yusDEC:www.cic.un...

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
1 corroborated select project
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
selecionador de regulagem


Explanation:
ou então apenas regulador de variáveis.

Quem sabe o glossário anexo possa ajudá-lo para outros termos também.



    Reference: http://www.mnemocine.com.br/fotografia/camarafoto.htm
Silvia Borges
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
seletor


Explanation:
seletor de...

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 15