KudoZ home » English to Portuguese » Photography/Imaging (& Graphic Arts)

"point and shoot camera"

Portuguese translation: cameras compactas automáticas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:"point and shoot cameras
Portuguese translation:cameras compactas automáticas
Entered by: Mauro Lando

06:18 May 25, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Photography/Imaging (& Graphic Arts) / photography
English term or phrase: "point and shoot camera"
São aquelas cameras compactas totalmente automáticas. Alguém sabe se há uma expressão já de uso corrente, consagrada , em portugues BR?
Mauro Lando
Brazil
câmara compacta automática
Explanation:
acho que não há uma expressão equivalente em português...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-04 00:23:56 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigado Mauro
Selected response from:

Sylvio Kauffmann
Brazil
Grading comment
Agradeço a todos pela veriedade de respostas. Caro Zeilic - depois de entrevistar alguns fotografos profissionais, a maioria confirma sua solução: compactas automáticas. Agradeço ao Theodore Fink pela longa e rica explicação - mas atualmente a expressão "point and shoot" Não se refere mais às Instamatics.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4câmaras automáticasAntónio Ribeiro
5 +1máquina fotográfica automática
ana_brum
5 +1Câmera Fotográficayyg
5Camera de foco fixo / [NÃO É AUTOMÁTICA!!]
Theodore Fink
5câmaras de bolso
Paulo Celestino Guimaraes
5câmeras de foco fixo (ou automáticas) ou câmeras de foco automáticoLaerte da Silva
4máquina fotográfica simples com lente fixa de focagem
dcaamot
4câmara compacta automática
Sylvio Kauffmann


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
câmaras automáticas


Explanation:
Ou "máquinas fotográficas automáticas"

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 06:32:47 (GMT)
--------------------------------------------------

Ver:

Curso de Fotografia: COMO USAR SUA CÂMARA - [ Translate this page ]
... b) Câmaras Automáticas - Elas têm este nome porque dispõem de fotocélulas para
regulagem automática da abertura do diafragma, da velocidade do obturador ...
www.kodak.com.br/BR/pt/fotografia/ curso/tecomousar.shtml - 13k - 24 May 2002 - Cached - Similar pages
[ More results from www.kodak.com.br ]



António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
5 hrs

agree  Antonio Costa
6 hrs

agree  Maria-da-Fé Albuquerque
1 day1 hr

agree  Luisa Almeida
1 day6 hrs

24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Câmera Fotográfica


Explanation:
Geralmente só se fala isso no Brasil, para confirmar visitei uma das maiores lojas virtuais no Brasil.

Na descrição do produto aparece os detalhes:

Câmera 35mm totalmente automática com zoom incorporado e objetiva 35/60mm.


    Reference: http://www.submarino.com.br/electronic.asp?Query=NextLevelPa...
yyg

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  grasa
4 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
câmeras de foco fixo (ou automáticas) ou câmeras de foco automático


Explanation:
O que entende por câmera simples? Pode ser as que não fazem qualquer ajuste de foco, ou as que têm ajuste de foco, abertura e velocidade automáticos...

Laerte da Silva
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
máquina fotográfica automática


Explanation:
em Portugal

ana_brum
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
2 hrs
  -> Obrigada Eliane!

neutral  Luisa Almeida: Os especialistas afirmam que nunca se diz máquina. Isso é uma forma de denominação corrente, mas não a certa. É sempre câmara.
1 day1 hr

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
câmaras de bolso


Explanation:
Complementando: são as câmaras compactas automáticas que podem ser levadas consigo no bolso.

Paulo Celestino Guimaraes
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
1 corroborated select project
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
câmara compacta automática


Explanation:
acho que não há uma expressão equivalente em português...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-04 00:23:56 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigado Mauro

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 7
Grading comment
Agradeço a todos pela veriedade de respostas. Caro Zeilic - depois de entrevistar alguns fotografos profissionais, a maioria confirma sua solução: compactas automáticas. Agradeço ao Theodore Fink pela longa e rica explicação - mas atualmente a expressão "point and shoot" Não se refere mais às Instamatics.

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
máquina fotográfica simples com lente fixa de focagem


Explanation:
Antigamente chamávamos estas máquinas de "instamatics".

Veja o site abaixo e a descrição da FujiFilm FinePix 2300.


    Reference: http://www.xl.pt/pcg/0102/hardware/a01-00-00.shtml
dcaamot
United States

1 day8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Camera de foco fixo / [NÃO É AUTOMÁTICA!!]


Explanation:
Oi pessoal:
Bom domingo!

Como ex-funcionário da Kodak, quero enfatizar um ponto fundamental que nenhum dos ilustres colegas parece ter observado:

Este tipo de câmara NÃO É AUTOMÁTICA!!

Uma câmara automática tem foco e obturador automáticos. O "point and shoot" não tem. O foco é fixo de, digamos, 5 pés ate a infinidade e portanto, qualquer coisa a mais de 5 pés em diante vai ficar igualmente focalizada (ou, melhor, igualmente desfocalizada) e, por isso, é "point and shoot".

Pois nota-se:
Se for tirar uma fotografia (muito comum) de 2 pessoas, com uma câmara de foco automático, a câmara tipicamente vai focalizar no meio deles - o seja na distancia - e as duas pessoas serão FORA DE FOCO.

No entanto, com um câmara de foto fixo não é necessário preocupar-se com isso.

Similarmente, com uma câmara automática, se tiver um fundo muito claro (back light), o céu, por exemplo, a pessoa cuja foto estamos querendo tirar, vai sair em silhueta (a menos que um "fill flash" é usado), pois a câmara vai superestimar a quantidade de luz disponível. Com câmara "point and shoot", nenhum cálculo é feito...

O colega que mencionou os antigos "Instamatics" estava na pista certa. Eram câmaras que a Kodak vendia super barato, antes da época de câmaras automáticas baratas, para incentivar o uso do filme Kodak. Antes disso, ainda, tinha os “Brownies”.

Lembram-se portanto, colegas, que quando forem comprar uma câmara “point and shoot” essa não é automática e deve ser baratérrima!

:)

Theodore Fink
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4