KudoZ home » English to Portuguese » Physics

artefact noise

Portuguese translation: ruído por distorções ou aberrações


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:artefact noise
Portuguese translation:ruído por distorções ou aberrações
Entered by: Maria Meneses

22:31 Feb 23, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Physics / Interferómetro
English term or phrase: artefact noise
Na frase: the use of partially coherent illumination improves the quality of the holographic recording by decreasing the coherent artefact noise
Maria Meneses
ruído por distorções ou aberrações
Explanation:
Nesse caso eu tentaria ser mais específico, já que os dois termos (artefact noise) podem dar margem a dúvidas.

artifact - technical definition

Unintended and unwanted distortions or other aberrations in reproduced audio or video due to transmission errors or signal processing operations. Artifacts often result from the use of lossy compression algorithms at high compression ratios. Artifacts in video images can manifest as jagged blockings or a tiling effect known as aliasing, banding of colors, white spots, and even dropped frames. See also aliasing, compression, distortion, lossy compression, and signal.

http://computer.yourdictionary.com/artifact
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Obrigada Salvador e a todos que deram contributos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2ruído causado por artefacto/perturbaçãoxxxsflor
4 +1ruído por distorções ou aberrações
Salvador Scofano and Gry Midttun
4 -2Ruído artefatotiagocs37


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
Ruído artefato


Explanation:
Ruído artefato:
http://lara.unb.br/~gaborges/arquivos/pf.augusto.cesar.henri...
O termo está no primeiro parágrafo no capítulo sobre "placa de aquisição" (3.3)
Espero ter ajudado.

tiagocs37
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada Tiago. Ajudou


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  coolbrowne: Não pode ser isto porque "artifact" é o elemento principal e "noise" é seu atributo (de uma forma geral,em inglês a ordem substantivo/adjetivo é ao contrário).
2 hrs
  -> Beautiful song-> Música bonita (troca de ordem); O mesmo acontece com "artefact noise", que muda para "ruído artefato". Ao que me parece, "artefato" pode ser um adjetivo no campo da física. Em outras palavras, um termo técnico. Há mais sites que usam ele.

disagree  Daniel Tavares: Agree com coolbrowne
2 hrs

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
ruído causado por artefacto/perturbação


Explanation:
Para mim é isso.

artefacto
s. m.
Objecto produzido por trabalho mecânico.

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=artefacto

"Nota-se que em ambas as imagens da Figura 1, existe a
interferências causada por ruídos e outros artefatos, como
pêlos, bolhas e interferências da iluminação. Além disso,
as lesões de pele possuem formas, dimensões e cores
variadas."

https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:SGLp7kHFOXUJ:www....

"A aquisição do sinal é feita com eléctrodos bipolares cujos sinais irão entrar num amplificador diferencial. Isto reduz significativamente o ruído provocado por artefactos mecânicos do corpo (por exemplo o batimento cardíaco) e outros tipos de ruído."

http://www.ltodi.est.ips.pt/aabreu/ergometro/Relatorio_Ergom...

--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2012-02-23 23:03:28 GMT)
--------------------------------------------------

http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do

xxxsflor
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Daniel Tavares
2 hrs
  -> Obrigada Daniel

agree  Andre Ramos: só não gosto da "perturbação"
11 hrs
  -> Obrigada André. "perturbação" foi 2ª sugestão só ;) também prefiro o 1º termo.

neutral  coolbrowne: A tentativa de tradução não é totalmente incorreta porque se trata de perturbação. Portanto a tentativa de explicação é incorreta. No contexto, a definição de "artefact/artifact" é outra, nada tendo a ver com artefacto mecânico (ver abaixo)
16 hrs
  -> Desculpe, ver abaixo o quê? Deu alguma sugestão ou explicação melhor? Já entendi, muito obrigada pelo esclarecimento técnico. É muito bom ter gente aqui bem credenciada.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ruído por distorções ou aberrações


Explanation:
Nesse caso eu tentaria ser mais específico, já que os dois termos (artefact noise) podem dar margem a dúvidas.

artifact - technical definition

Unintended and unwanted distortions or other aberrations in reproduced audio or video due to transmission errors or signal processing operations. Artifacts often result from the use of lossy compression algorithms at high compression ratios. Artifacts in video images can manifest as jagged blockings or a tiling effect known as aliasing, banding of colors, white spots, and even dropped frames. See also aliasing, compression, distortion, lossy compression, and signal.

http://computer.yourdictionary.com/artifact

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43
Grading comment
Obrigada Salvador e a todos que deram contributos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  coolbrowne: Correto. Neste contexto (óptica) trata-se de ruído devido a (ou causado por) distorções ou aberrações e não do sentido mais comum de artefacto físico/mecânico.
7 hrs
  -> Obrigado. Tenha um bom dia.