KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

Mother Baby Friendly

Portuguese translation: local de trabalho apropriado/propício a mães e lactantes

15:35 Nov 18, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / Português Europeu
English term or phrase: Mother Baby Friendly
What Is a “Mother-Baby–Friendly Workplace?”
- A Mother-Baby–Friendly Workplace provides support for employees (or their partners) who wish to provide breast milk for their babies.
- The US Breastfeeding Committee has created criteria for workplace support programs. Workplaces selected for the Mother-Baby Friendly Workplace” recognition meet the “adequate” criteria listed in the committee’s publication titled “Workplace Breastfeeding Support.”

O termo "amigável" não é uma opção. Procuro algo mais sonante, mais expressivo!
Agradeço a ajuda!
Sónia Tavares
Germany
Portuguese translation:local de trabalho apropriado/propício a mães e lactantes
Explanation:
Uma vez que se trata de amamentação, seria adequado traduzir 'baby' por 'lactante'.

"pesquisas realizadas sobre a interação mãe-bebê nos indicam que o lactante apresenta uma necessidade absoluta da mãe"

Vide URL abaixo


Bom Trabalho!
Selected response from:

Rildo Oliveira
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2local de trabalho apropriado/propício a mães e lactantes
Rildo Oliveira
5 +1conveniência materno-infantil
Rildo Oliveira
5que respeita o relacionamento entre a mãe e o bebê / acolhedor para mães com bebês
Carlos Angelo
4Pró mãe-bebê
rhandler
4local de trabalho adaptado a mães e seus filhos
claudia estanislau
4inofensivo a mãe e bebé
Susy Ordaz
3com suporte à amamentação
Cristine Martin


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mother baby friendly
local de trabalho adaptado a mães e seus filhos


Explanation:
uma sugestão

claudia estanislau
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Agradeço a sugestão mas tem de ser algo mais curto pois Mother Baby Friendly é também o nome de uma Coligação. Têm de ser no máximo 3 ou 4 palavras que designem essa Coligação na perfeição. Obrigada!


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
mother baby friendly
que respeita o relacionamento entre a mãe e o bebê / acolhedor para mães com bebês


Explanation:
No Brasil.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 52
Notes to answerer
Asker: Agradeço a sugestão mas tem de ser algo mais curto pois Mother Baby Friendly é também o nome de um Movimento. Têm de ser no máximo 3 ou 4 palavras.


39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mother baby friendly
inofensivo a mãe e bebé


Explanation:
inofensivo a mãe e bebé

Susy Ordaz
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
mother baby friendly
local de trabalho apropriado/propício a mães e lactantes


Explanation:
Uma vez que se trata de amamentação, seria adequado traduzir 'baby' por 'lactante'.

"pesquisas realizadas sobre a interação mãe-bebê nos indicam que o lactante apresenta uma necessidade absoluta da mãe"

Vide URL abaixo


Bom Trabalho!


    Reference: http://www.jornalonorte.com.br/vidaplena/forum/?17945
Rildo Oliveira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fiona Robson
6 mins
  -> Obrigado, Fiona

agree  Sara Santos
11 hrs
  -> Obrigado, Sara. Refiz resposta considerando nota posterior da consulente. Entretanto, ainda não estou convencido de que a minha segunda sugestão seria válida para todas as ocorrências do segmento de saída.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
mother baby friendly
conveniência materno-infantil


Explanation:
N O T A I M P O R T A N T E:

Tendo já enviado uma sugestão para a pergunta de Sónia Tavares, observo que a consulente apresenta em nota posterior uma informação/solicitação significativamente restritiva quanto às possibilidades de resposta, tanto assim que a minha sugestão anterior - bem como as sugestões dos colegas - me parecem impróprias à resolução do problema de tradução apresentado pela mesma consulente.

N O V A S U G E S T Ã O:

Me informei da existência de uma organização que confere o "Mother-Baby-Friendly Workplace Awards"

Penso que o segmento pode ser traduzido da forma seguinte:

"Prêmio Espaço de Conveniência Materno-Infantil"

O segmento pode ser fracionado sem prejuízo para o conceito de "Conveniência Materno-Infantil", que pode vir a figurar em outras construções frasais, inclusive como equivalente de nome próprio de instituição.

Observe:

"A Mother-Baby–Friendly Workplace provides support for employees (or their partners) who wish to provide breast milk for their babies".

Traduzo (em esboço):

"um Espaço de Conveniência-Materno-Infantil provê amparo a funcionárias (ou a seus parceiros) que [ali] desejem [amamentar os / prover a amamentação de] seus bebês".

Considere-se que o segmento "Materno-Infantil" já está consagrado em âmbitos de escritura como o da saúde e o da assistência social.

Há 1.540.000 resultados para o segmento no GOOGLE.

Um exemplo relevante:
a Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (ISSN 1519-3829)

URL: http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_1519-3...

Bom Trabalho!
N O T A D I R I G I D A A O S
C O L E G A S E M O D E R A D O R E S:

Espero que esta minha segunda sugestão, bem como sugestões posteriores apresentadas por outros colegas, não seja considerada como uma infração às normas KUDOZ.

Atenciosamente,
Rildo Polycarpo Oliveira.


Rildo Oliveira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susy Ordaz
3 days 55 mins
  -> Obrigado, Susy.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mother baby friendly
Pró mãe-bebê


Explanation:
Pensando no nome do movimento e na necessidade de que seja curta a expressão, com 3 ou 4 palavras, aí vai uma de 3, com o total de 10 letras (onze caracteres). Espero que ajude!

Alguns exemplos de "mãe-bebê":

[PDF] Manifestações iniciais de trocas interativas mãe-bebê e suas ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
A díade mãe-bebê foi visitada quatro vezes em sua residência ... professora e Coordenadora do Pro-. grama de Pós-Graduação em Psi- ...
www.scielo.br/pdf/epsic/v4n2/a05v4n2.pdf

Amigas do Parto
O vínculo mãe bebê começa desde a relação intra-uterina, ... Para uma boa qualidade do vínculo mãe-bebê é preciso que o primeiro sujeito desse vínculo – a ...
www.amigasdoparto.org.br/ce_maternidade_02.asp

[PDF] O AUTISMO NO ENFOQUE PSICANÁLITICO
File Format: PDF/Adobe Acrobat
outro aspecto da relação mãe-bebê para que não tenha efeitos nefastos. ... permite a triangulação na relação mãe-bebê. A função paterna é aquela que ...
www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0311.pdf




rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 182

7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mother baby friendly
com suporte à amamentação


Explanation:
Não sei se existe um termo específico para esta expressão. Talvez uma expressão descritiva seja mais apropriada, apesar de ser mais longa.

Mother-Baby Friendly Workplace > local de trabalho com suporte à amamentação.

Outras sugestões, um pouco mais longas:
- local de trabalho adaptado à amamentação
- local de trabalho adaptado a lactantes (apesar de ser parecida com a sugestão dada por Policarpo)

Espero ter ajudado!

Cristine Martin
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4