KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

...cairns of tumbled stone and bramble-covered tors.

Portuguese translation: ...mamoas de lajes tombadas e outeiros cobertos de espinheiros.


20:20 Feb 3, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / LITERATURA
English term or phrase: ...cairns of tumbled stone and bramble-covered tors.
So far they had met no one as they made their way past high...
Beth Guimaraes
Brazil
Portuguese translation:...mamoas de lajes tombadas e outeiros cobertos de espinheiros.
Explanation:
Cairn = mamoas ou tumulus.
Tor = outeiro (altar).

São monumentos do "povo antigo": os "cairns" eram túmulos coletivos bem construídos e cobertos de pedras, e os "tors" eram afloramentos rochosos naturais usados como altares.

A wikipedia ilustra bem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_Megalitico_de_Outeiro_...

--------------------------------------------------
Note added at 13 horas (2009-02-04 09:57:23 GMT)
--------------------------------------------------

Eu deixaria no original e faria uma nota explicativa de rodapé.
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6..montes/pilhas de pedras tombadas e outeiros/elevações cobertos por arbustos espinhosos
Marcos Antonio
4...mamoas de lajes tombadas e outeiros cobertos de espinheiros.
Marcelo Lino
4...pilhas de pedras tombadas e portões cobertos de espinhosMarlene Curtis


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
...pilhas de pedras tombadas e portões cobertos de espinhos


Explanation:
Minha sugestão. "Tor" tem muitos significados e portão pode ser um deles. Vai depender de seu contexto. Como eles estão caminhando por uma área desolada, creio ser um velho portão coberto de espinhos.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1973

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
..montes/pilhas de pedras tombadas e outeiros/elevações cobertos por arbustos espinhosos


Explanation:
Sug.



Do Michaelis:
- cairns: monte de pedras erigido sobre um túmulo ou como marco
-bramble: arbusto espinhoso -tors : rochedo pontudo, outeiro

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Amorim: Concordo. the relatively treeless peak of a rocky hill or mountain.
17 mins
  -> Obrigado, Maria Amorim

agree  Artur Jorge Martins
52 mins
  -> Obrigado, Artur.

agree  Floriana Leary
2 hrs
  -> Obrigado, Floriana Leary.

agree  Paula S. Cardoso
4 hrs
  -> Obrigado, Paula

agree  Zornitsa Antonova
9 hrs
  -> Obrigado, Zornitsa

agree  Isabel Maria Almeida
12 hrs
  -> Obrigado, Isabel

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
...mamoas de lajes tombadas e outeiros cobertos de espinheiros.


Explanation:
Cairn = mamoas ou tumulus.
Tor = outeiro (altar).

São monumentos do "povo antigo": os "cairns" eram túmulos coletivos bem construídos e cobertos de pedras, e os "tors" eram afloramentos rochosos naturais usados como altares.

A wikipedia ilustra bem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_Megalitico_de_Outeiro_...

--------------------------------------------------
Note added at 13 horas (2009-02-04 09:57:23 GMT)
--------------------------------------------------

Eu deixaria no original e faria uma nota explicativa de rodapé.

Marcelo Lino
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Notes to answerer
Asker: 4.